gato espirrando sempre é uma situação incomum e que já liga o alerta no tutor. Se for um espirro isolado, provavelmente o animal apenas teve uma reação ao entrar em contato com algo que incomodou o focinho. No entanto, quando o espirro de gato se torna frequente, pode significar algum problema mais complexo. Você sabe o que fazer quando gato espirra? O sintoma pode estar relacionado a diversos fatores. Por isso, é importante que os tutores estejam atentos aos gatos espirrando. Para tirar todas as dúvidas sobre como saber se o gato espirrando precisa de atenção, conversamos com a veterinária Francine Kirsch. Veja abaixo o que ela nos contou!

Gato espirrando: o que pode ser?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O espirro de gato pode se o sintoma de várias coisas, desde uma simples reação a um cheiro forte até uma doença mais grave. As doenças no trato respiratório precisam de atenção, pois podem ser bem agressivas. Por isso, assim que perceber o primeiro espirro já é melhor observar o gato para identificar a frequência. Ao ver o gato espirrando muito, é normal que o tutor fique aflito para saber o motivo disso. . A médica veterinária Francine Kirsch listou as causas mais comuns para o gato espirrando:

  • alergias respiratórias
  • herpesvírus felino
  • esporotricose
  • criptococose
  • pólipo nasal
  • corpo estranho
  • neoplasia

Gato espirrando muito: observe sempre se existem outros sintomas associados
Gato espirrando muito: observe sempre se existem outros sintomas associados

Gato espirrando muito: quando o sintoma indica uma complicação grave?

Quando o tutor deve começar a se preocupar com o gato espirrando? Normalmente, ver o felino apresentando o sintoma aleatoriamente não será algo que merece tanta atenção Mas, segundo a profissional Francine, quando o gato está espirrando frequentemente a situação muda: “Espirros frequentes não são normais, sempre devem ser investigados.” Por isso, o mais indicado a se fazer com gatos espirrando recorrentemente é levá-los para uma consulta no veterinário. O profissional saberá a maneira certa de investigar e proceder com o tratamento adequado.

Gato espirrando: fique atento a outros sintomas associados!

Outa razão para se preocupar com os espirros de gato é quando surgem outros sintomas associados. Febre, falta de apetite, vômitos e diarreia são um caso de urgência, ou seja, precisa de atendimento o quanto antes. “A causa mais provável para o gato espirrando e lacrimejando, por exemplo, é de que se trate da manifestação do herpesvírus felino. Porém, é necessário o exame clínico para a correta avaliação”, indica a especialista. E o gato espirrando sangue? Quanto a essa característica, a veterinária explica que ela pode estar associada a todas as causas possíveis: “Todas elas podem lesionar o epitélio nasal e causar sangramento.”

Além disso, o tutor deve prestar atenção em outros sintomas associados ao gato espirrando muito, que podem indicar um problema mais grave. Sendo eles:

  • prostração
  • febre
  • aumento de volume do plano nasal
  • secreção nasal purulenta

O que fazer quando o gato está espirrando?

Mas afinal de contas, o que fazer quando o gato espirra? Como dito acima, espirros frequentes não são normais e devem ser investigados. Para isso, o tutor deve levar o felino ao médico veterinário para uma consulta. É importante que caso o tutor observe o surgimento de outros sintomas e conte todas as mudanças de rotina ao especialista para que ele consiga chegar a um diagnóstico mais preciso. “Após avaliar o paciente e realizar exames complementares se achar necessário, o médico veterinário vai indicar o tratamento adequado para a condição clínica diagnosticada”, finaliza Francine.

Redação: Hyago Bandeira