Gato

Gato com raiva: entenda como funciona a vacina antirrábica felina

Publicado - 08 Abril 2022 - 13h49

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O gato com raiva é bem menos comum do que os casos em cães.Ainda assim, a vacina da raiva faz parte do calendário obrigatório de vacinação felina. Assim como a versão canina da doença é muito grave e fatal para os cachorros, os gatos também podem ser infectados e contrair a enfermidade, que é igualmente perigosa para eles. A infecção é causada por um vírus “mortal”, que causa uma infecção aguda, afetando todo o sistema nervoso do animal até chegar ao cérebro.

Embora o gato com raiva seja um caso raro, os tutores de bichanos precisam ter em mente que a doença é altamente contagiosa e letal, por isso, é preciso tomar todas as precauções possíveis. As vacinas para gato são muito importantes e a antirrábica é a única forma de prevenção contra a doença. Por isso, deve estar sempre em dia na carteira de vacinação dos pets. Reunimos tudo o que você precisa saber sobre o imunizante para proteger o seu miau da raiva felina!

O que é a raiva felina e como ela é transmitida?

A raiva é uma doença viral causada por um vírus agressivo do gênero Lyssavirus, que atinge o todo o sistema nervoso central do animal, provocando assim uma inflamação grave e fatal que se espalha até o cérebro. A enfermidade pode ser contraída por qualquer mamífero, incluindo gatos, cachorros e até seres humanos, o que a classifica como uma zoonose. Apesar dos animais silvestres, como morcegos e gambás, serem os principais hospedeiros e transmissores da doença, ela também pode ser transmitida por animais domésticos, como gatos e cachorros.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

A principal forma de transmissão da raiva é pela saliva de um animal infectado, onde o vírus se replica. Por isso, a mordedura é a forma mais comum de contaminação. Por isso, os gatos que têm acesso à rua têm mais chance de serem infectados pela doença, principalmente se não estiverem devidamente vacinados. Não dá para saber quem o gatinho pode encontrar em seus passeios na rua e, por isso, o risco de contato com animais infectados é muito maior. Como a agressividade é um dos principais sinais apresentados pela doença, as brigas de gatos por território, que acontecem na rua, acabam sendo um risco para o contágio da doença.

Entenda como a vacina da raiva funciona

Assim como a maioria dos imunizantes, a vacina contra a raiva em gatos foi desenvolvida para provocar a produção de células de defesa para combater o vírus causador da doença. Dessa forma, o sistema imunológico do animal será capaz de reconhecer imediatamente o invasor e combatê-lo. Sua fórmula consiste em pequenas partículas do vírus inativo, que foram alteradas para não causar doença ativa, mas ainda contém o antígeno, que permanece intacto para estimular a imunidade. Uma vez que o bichinho recebe a primeira dose da vacina, seu corpo dá início à produção de uma resposta imune contra o vírus com a criação dos anticorpos.

Esse processo só começa a fazer efeito duas semanas após a aplicação e tem eficácia limitada. Por isso, é importante manter o seu gatinho em casa até completar tempo para que haja efeito do imunizante. A tabela de de vacinas para gatos deve ser obedecida e o tutor precisa ficar atento para não esquecer dos reforços da vacina de raiva, que garantem que a imunização continue fazendo efeito e protegendo o pet.

 

gato tomando vacina de raiva felina

Quais os sintomas da raiva felina?

 

Entre as doenças de gato mais graves está a raiva felina Os sintomas do gato com raiva costumam ser muito parecidos com os apresentados por cachorros, mas podem variar de caso para caso. Como a doença atinge gravemente o sistema nervoso central do animal, os sinais começam a se manifestar pelo comportamento do gato. Felinos mais carinhosos e dóceis, por exemplo, podem apresentar comportamentos agressivos e furtivos de uma hora para outra. Mas essa não é a única forma de identificar o problema, já que a mudança de comportamento isolada pode ser causada por outros motivos. Outros sintomas da raiva felina são bastante evidentes e acabam deixando o gato bem debilitado:

  • Apatia
  • Falta de apetite
  • Desorientação
  • Perda do controle dos movimentos
  • Salivação excessiva
  • Paralisia das patas
  • Convulsões

Entenda a importância de vacinar o gato contra a raiva felina

Por ser uma doença fatal, tanto para gatos quanto para humanos ou qualquer outro mamífero, a raiva precisa ser erradicada e a única forma de proteção é a vacinação de animais domésticos. Por isso, a vacinação contra a doença é tão estimulada com campanhas de vacinação gratuita, que ocorrem todo ano no país. O animal vacinado não transmite a enfermidade para pessoas e outros animais. 

Apesar do gato não ser o vetor principal da doença e ser muito menos afetado do que os cachorros, é importante eliminar qualquer chance de contaminação. Quando um animal é diagnosticado com raiva, o tratamento indicado é a eutanásia. Até mesmo quando há a suspeita de contágio, em alguns lugares, como nos Estados Unidos, o veterinário é orientado a seguir o procedimento de eutanásia ou, em casos raros, colocar o animal em uma longa quarentena. Por isso, vacinar seu gatinho contra é tão importante.

Quando vacinar o gato contra a raiva?

Assim como a maior parte das vacinas para gatos, é recomendado que a primeira dose da antirrábica seja aplicada enquanto o gatinho ainda for filhote, por volta dos quatro meses de idade. Antes disso, o sistema imunológico do gato pode não estar maduro o suficiente para receber o imunizante e criar uma resposta imune à altura. Além disso, filhotinhos recebem os anticorpos da mãe pelo leite materno, caso ela esteja com a vacinação em dia, e ficam imunizados até os três meses de idade. Gatos adultos também podem e devem ser imunizados pela primeira vez em qualquer idade. 

Se o seu gatinho for adotado já mais velho e não se sabe o histórico de vacinação dele, o mais indicado é que ele seja examinado por um veterinário para saber se já foi ou não contaminado pelo vírus da raiva. Em caso negativo, a vacina antirrábica para felinos deve ser feita normalmente, já que não é possível saber se ele já foi imunizado. Após receber a primeira dose, o gatinho deve receber o reforço anual da vacina. É importante destacar que, antes de levar seu pet para ser vacinado, certifique-se que ele está saudável, sem febre ou diarreia, com peso adequado e com o vermífugo em dia para que seu organismo responda à vacinação com o efeito esperado. 

 

gato tomando vacina de raiva de gato

Vacina da raiva provoca algum efeito colateral?

 

Assim como qualquer imunizante, a vacina da raiva pode provocar alguns efeitos colaterais nos animais, mas é algo comum e já é esperado. Esses sintomas são sinais de que o corpo está produzindo anticorpos para lutar contra o agente estranho inativo presente na vacina. Normalmente, os sintomas são leves e duram apenas algumas horas ou até dois dias, os mais comuns são: apatia,inchaço e dor no local de aplicação da vacina antirrábica, o gato com febre, queda de pelos no local da aplicação, dores no corpo e sonolência. 

Outros efeitos adversos mais graves também podem ser apresentados, mas são raros e, geralmente, estão relacionados a alergia a algum componente da fórmula. Se o seu gatinho apresentar algum desses sintomas, é preciso consultar um veterinário: vômito, dificuldade de respirar, diarreia, salivação excessiva, convulsões e edemas. Uma forma de prevenir esse tipo de reação alérgica é realizando um exame de sangue antes de levar seu bichinho para vacinar.

Cuide do seu gato após a vacinação contra raiva felina

  • Após ser vacinado, seu gatinho deve receber alguns cuidados especiais para aliviar o incômodo causado pelos sintomas causados pela vacina:

  • Evite manipular o gato e tocar no local da aplicação, que pode estar dolorido. O manuseio pode fazer ele sentir dor;

  • Evite pegar o gatinho no colo, deixe-o descansar sozinho; 

  • Caso o veterinário permita, dê analgésicos e antitérmicos no caso de dor e febre;

  • Deixe água fresca e comida à disposição;

  • Observe seu pet e fique atento aos sintomas. Em caso de dúvidas, entre em contato com o veterinário que fez a aplicação.

Quanto custa a vacina de raiva para gatos?

A vacina da raiva para gatos não é cara e pode até sair de graça se for administrada em campanhas públicas de vacinação. Em clínicas veterinárias particulares, o valor pode variar entre R$50 e R$100. As iniciativas de imunização gratuitas acontecem todos os anos e oferecem vacina antirrábica para gatos e cachorros. Caso você queira levar seu pet para vacinar sem gastar nada, procure o calendário vacinal da sua cidade para saber quando e onde acontecerá a próxima campanha perto de onde mora.

Redação: Fernanda Orrico

Edição: Luana Lopes

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cachorro

Parada cardiorrespiratória em cachorro: tudo que pode causar

Nos últimos dias, não se fala em outra coisa que não seja a história de um Golden Retriever chamado Joca, cachorro que morreu em via...

Gato

Qual o maior gato selvagem do mundo? Descubra quais são os grandes felinos mais impressionantes

Gatos selvagens sempre chamam atenção e despertam curiosidade, principalmente os de grande porte. A verdade é que “gato selvagem” nã...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Ver todas