Como perceber os sinais de um gato com dor na coluna? De maneira geral, pode ser muito difícil identificar uma condição dolorosa nos felinos; afinal, eles têm uma tendência natural de esconder a dor, dificultando o diagnóstico e o cuidado adequado quando mais precisam. Por isso, é crucial observar qualquer mudança física e de comportamento do gato para determinar se ele está precisando de ajuda para tratar uma enfermidade.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Apesar de não ser um problema muito comum, os gatos podem, sim, ter dores na coluna, decorrente de algumas doenças, ferimentos, movimentos bruscos e outras condições. Para falar um pouco sobre o assunto, nós batemos um papo com a médica veterinária Raquel Rezende, do Rio de Janeiro. Veja o que ela nos contou!

Quais são os sintomas de um gato com dor na coluna?

Identificar um sintoma de dor em gatos nem sempre é fácil. As mudanças de comportamento e apetite podem dar alguma indicação e, por isso, observar o animal no dia a dia é importante. “O dono do gato pode perceber que algum problema está causando a dor nas costas por meio de alguns sinais, como dificuldades para se levantar, andar e pular, além de condutas fora do habitual, como falta de apetite e prostração”, explica a veterinária. Aqui estão os principais indícios para ficar de olho:

• Mudanças de apetite (o gato deixa de comer, por exemplo);

• Fraqueza nos membros;

• Letargia;

• Mudanças de postura;

• Coluna arqueada;

• Pescoço rígido;

• Incapacidade ou relutância em virar a cabeça;

Miado de gato fora do comum (miar alto quando são tocados, por exemplo);

• Diminuição da atividade física;

• Incapacidade de subir, descer ou pular em lugares rotineiros.

Os sintomas de gato com dor na coluna variam em intensidade de animal para animal e, às vezes é difícil discernir de outras dores. Um gato com dor no quadril, por exemplo, pode ter quase os mesmos sinais de um desconforto nas costas e vice-versa.

 

A raça de gato Munchkin, que têm as pernas curtinhas, é mais propensa a desenvolver problemas na coluna

A raça de gato Munchkin, que têm as pernas curtinhas, é mais propensa a desenvolver problemas na coluna

 

 

Quais são as causas mais comuns do gato com dor na coluna?

 

Os fatores ou doenças que causam dor na coluna em gatos são diversos, incluindo traumas, infecções, distúrbios do disco vertebral, inflamações, luxações, câncer e doenças dos músculos ao redor da coluna vertebral.

Algumas raças são mais propensas a ter problemas na coluna, assim como o aumento de peso dos felinos pode agravar a dor. “Não é muito comum os gatinhos apresentarem distúrbios de coluna, mas pode acontecer. Os principais fatores podem estar relacionados ao peso e a raça. Animais obesos tendem a ter mais problemas que animais mais magros. E raças com as patas mais curtas e a coluna mais alongada, como os Munchkins, também podem sofrer com desconfortos nas costas. 

Quais são os métodos de prevenção da dor de coluna em gatos?

Assim como outros problemas de saúde, as doenças que causam dores nas costas dos gatos também podem ser evitadas com cuidados simples, porém constantes dos tutores. “Você pode evitar a dor na coluna do gato mantendo o animal dentro do peso ideal, com alimentação de boa qualidade e praticando exercícios físicos regulares”, orienta a veterinária.

Dor na coluna em gatos: como é o diagnóstico?

Os tutores devem agir rapidamente ao identificar que o gato está sofrendo com algum desconforto na coluna. No consultório, o veterinário vai analisar o histórico detalhado da saúde do animal e realizar os primeiros exames físicos. Se a causa não for óbvia, o profissional fará exames complementares e testará outros recursos de diagnóstico, como  raios-x, ultrassonografia, hemograma completo, tomografia computadorizada e ressonância magnética. 

Quais são as opções de tratamento para a dor na coluna de gatos?

Caso o seu gatinho seja diagnosticado com alguma doença que esteja acarretando a dor na coluna, o plano de tratamento vai depender da natureza e complexidade do problema de saúde encontrado. Em alguns casos, o veterinário poderá prescrever um remédio para gato com dor (como uma medicação anti-inflamatória) para ajudar a gerenciar e tratar o desconforto. Se a origem dor for uma infecção, antibióticos poderão ser indicados pelo profissional. 

Outras vezes, no entanto, o tratamento pode ser difícil e levar algum tempo para poder mostrar resultados. Algumas condições, como lesão medular, paralisia, câncer na medula espinhal e infecções nas vértebras e discos podem exigir intervenções mais invasivas, como cirurgias. 

Redação: Guilherme Segal