Assim como os humanos, os animais também experimentam uma série de emoções no dia a dia. De vez em quando elas são temporárias: quando você adota um novo bichinho, por exemplo, basta um pequeno período de adaptação para que tudo volte ao normal. Ainda assim, existem casos em que a administração de sentimentos deve acontecer por um intervalo de tempo mais longo. Caso você tenha um gato ciumento, por exemplo, você talvez precise estimular a boa convivência com um novo animal em casa no longo prazo. Quer saber como lidar com esse problema? O Patas da Casa vai te ajudar com isso: vem ver! 

Gato com ciúmes de outro gato: como perceber que o animal está passando por isso? 

Identificar que o seu gato está com ciúmes é fácil: o comportamento dele muda quando você está mais próximo do outro animal. Adotar um gato depois que o seu primeiro amigo já ficou em casa sozinho por um tempo é algo que certamente vai causar algum desconforto no mais velho. O animal enciumado geralmente pode:

  • ficar mais agressivo tanto com você, quanto com o outro gato;

  • tentar se colocar no meio ou olhar fixamente sempre que você estiver interagindo com o outro animal;

  • fazer xixi e cocô fora da caixa de areia para tentar chamar mais a sua atenção; 

  • apresentar um comportamento “de caça” perto do outro gato, como se estivesse prestes a atacar o companheiro a qualquer momento — lembre-se: ele é um mini leão. 

Geralmente, a junção desses sinais significa que o seu amigo está mordido de ciúmes, sim, mas se você ainda tiver dúvidas, o ideal é procurar a ajuda de um profissional comportamentalista. Além de confirmar o estado do seu amigo, ele ainda pode te ajudar no processo de educação do felino.


Com um as táticas certas e paciência, seus gatos vão virar melhores amigos
Com um as táticas certas e paciência, seus gatos vão virar melhores amigos

O processo de entrosamento entre os dois gatos deve acontecer devagar

Mesmo que eles já morem juntos há um tempo, não adianta simplesmente colocar os dois animais num cômodo até que comecem a se dar bem. Pelo contrário! Num primeiro momento, a separação temporária pode ser muito boa: você precisa mostrar para o gato que está na sua casa há mais tempo que ainda enxerga as necessidades dele. Nesse momento, dê carinho e atenção aos dois animais separadamente e, depois que eles se acostumarem com essa rotina, parta para a sessão de carinho compartilhado. 

Associe a presença do outro gato a estímulos positivos

Assim como acontece com os cachorros durante o processo de adestramento, as associações positivas podem ajudar bastante o gato enciumado a entender que ele não tem nada a perder com a presença do amigo. Além dos carinhos simultâneos citados aí em cima, você também pode estimular brincadeiras para gatos com os dois ao mesmo tempo (um pouco de catnip é capaz de fazer milagres nesse momento), dar petiscos, um pouco de ração úmida ou, até mesmo, objetos que chamem a atenção dos dois e não precisem da sua interação para que eles brinquem juntos. Aos poucos o gatinho cheio de ciúmes vai entender que pode relaxar e ficar tranquilo quando o outro inquilino da casa estiver por perto.

Peça ajuda a um profissional para descobrir se esse ciúme não tem uma causa mais séria

Em alguns casos, no entanto, é possível que suas estratégias para resolver esse problema comportamental não surtam o efeito desejado, o que indica que a situação pode ter uma causa mais profunda. Animais com traumas psicológicos e medos específicos podem apresentar um quadro de ciúmes, possessividade e agressividade que precisam de um pouco mais de esforço para ser tratado. Em alguns casos, o uso de calmantes ou feromônios pode ser necessário e isso só pode ser feito com o acompanhamento e prescrição de um veterinário comportamentalista. Pedir ajuda profissional pode ser exatamente o que você precisa para que seus amigos de quatro patas vivam em paz!

Redação: Ariel Cristina Borges

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.