Gato

Gato com cara de bravo? Gato sorrindo? Descubra se você é capaz de decifrar as expressões faciais felinas

Publicado - 01 Setembro 2021 - 16h55

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Como saber se o gato está feliz ou triste? Essa é uma pergunta que permeia a cabeça de muitos tutores, e que parece ser impossível de ser respondida em um primeiro momento, mas - pasmem! - não é. Os felinos de fato têm um ar misterioso e reservado que é muito mais difícil de ser interpretado do que um cachorro, por exemplo. No entanto, é possível, sim, compreender as expressões faciais dos bichanos - especialmente se você já conhece muito bem o comportamento do gato.

Para chegar a essa conclusão, a ciência foi além e realizou várias pesquisas para tentar entender o que se passa na cabeça dos nossos bigodudos e, principalmente, como identificar as diferentes fisionomias desses animais. Ficou curioso para saber mais sobre os diferentes sinais de gato e suas expressões? Então vem com a gente mergulhar nesse fascinante universo!

Gato feliz, triste ou com medo: por que é importante saber interpretar os sinais de gato?

O comportamento dos gatos desperta muita curiosidade por vários motivos. Quem nunca flagrou seu bichinho de estimação fazendo algo inusitado ou inesperado, como sair correndo pela casa do nada? Mas junto ao comportamento animal, também existe o que nós chamamos de linguagem felina, que nada mais é do que a forma que os bichanos têm de se expressarem e se comunicarem com o mundo ao seu redor. Para isso, os felinos utilizam as mais diferentes artimanhas para demonstrar o que sentem e o que querem. O movimento dos rabos, da orelha, postura corporal, vocalização… tudo isso influencia na mensagem que o seu amigo de quatro patas quer transmitir.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

E a expressão facial, onde entra no meio disso tudo? É simples: assim como o movimento do corpo pode indicar uma série de situações, o semblante felino também é muito significativo para uma melhor compreensão dos nossos pets. Algumas pessoas sentem certa dificuldade para conseguir interpretar esses sinais do gato, mas a verdade é que isso ajuda - e muito! - a melhorar a comunicação com seu felino. A partir do momento em que você consegue identificar se seu gato está sorrindo, feliz, triste ou entediado, fica muito mais fácil de saber como lidar com ele e com a situação no geral.

Sinais dos gatos: veja o que a ciência descobriu sobre as expressões faciais felinas

A ciência sempre tenta desvendar vários mistérios, e com o comportamento dos gatos não foi diferente. De acordo com uma pesquisa conduzida pela Universidade de Guelph, no Canadá, os felinos têm expressões faciais que mudam de maneira bem sutil, mas algumas pessoas conseguem, sim, decifrá-las. O estudo foi feito com mais de 6.300 voluntários de 85 países, e a metodologia utilizada foi bem simples: cada um dos voluntários deveria assistir 20 vídeos curtos e mudos que focavam em closes do rosto de gatos. A partir dessa observação, as pessoas deveriam identificar se o humor felino nos vídeos era positivo (bem humorado) ou negativo (mal humorado). Como resultado, 13% dos entrevistados tiveram um bom desempenho e conseguiram acertar 15 ou mais respostas do total.

Para se ter uma ideia mais exata de como foi a experiência, os vídeos assistidos mostravam gatos em estados emocionais positivos ou negativos. No caso de positivos, eram situações em que os gatos se sentiam felizes, como após serem acariciados ou ganharem um petisco. Já as situações negativas mostravam animais com problemas de saúde ou acuados com alguma coisa. Como a ideia era mostrar o comportamento dos gatos fora de contexto, cada vídeo foi cortado e focava principalmente na fisionomia do bichano - olhos, focinho e boca.

Curiosamente, nesse mesmo estudo foi possível observar que as mulheres tiveram um desempenho melhor do que os homens em decifrar os sinais de gatos. Os profissionais com experiência veterinária também se destacaram positivamente. Outro ponto que também foi analisado é que os jovens tiveram mais facilidade do que pessoas mais velhas em interpretar as expressões faciais felinas. No geral, ficou constatado que é possível, sim, aprender como saber se o gato está feliz, triste ou estressado - basta ter uma observação mais atenta.

Veja a seguir 8 expressões faciais que dizem muito sobre o comportamento dos gatos

 

gato sorrindo para a câmera

1) Gato feliz: como identificar?

 

Não pense que você vai encontrar um gato sorrindo quando ele estiver feliz porque isso é bem difícil de acontecer, embora não impossível. Então nossa dica para saber decifrar se seu bichano está contente ou não é ficar atento aos seguintes sinais de gato: se os olhos dele estiverem semicerrados quando você estiver por perto, é porque ele se sente muito bem na sua companhia. Se você fizer carinho e ele fechar os olhos, aí sim é a prova de que seu gato está super feliz e realmente te ama! Também existem outros sinais que indicam isso no dia a dia, como quando o gato cheira o nariz do dono, amassa pãozinho no seu colo ou ronrona sempre que você faz carinho nele.

2) O gato bravo é fácil de reconhecer

Esse talvez seja um dos sinais de gato mais bem interpretados pelos humanos. O gato com cara de bravo tem características bem específicas: tanto as orelhas quanto os bigodes ficam voltados totalmente para trás, que é uma forma de proteger essas regiões caso aconteça alguma briga. Os olhos do gato também tendem a ficar mais estreitos, olhando fixamente para aquele que seria o seu “alvo”. Além disso, o gato bravo também costuma mostrar suas presas para intimidar o inimigo, sendo um dos sinais mais típicos de quando o felino está prestes a atacar. 

3) Gato com medo: os olhos dizem tudo

Cuidar de um gato assustado ou com medo é algo que precisa de muita paciência. Para identificar um bichano assim, basta prestar atenção na sua face: os olhos do gato ficam bem abertos e com as pupilas completamente dilatadas, enquanto as orelhas ficam voltadas para trás ou abaixadas. A cabeça do gato também pode ficar mais abaixada, em posição de submissão, e os bigodes ficam para trás ou eriçados. O gato com medo também pode adotar uma postura diferente e partir para o ataque, mesmo estando assustado. Nesse caso, o semblante felino é mais parecido com o de um gato bravo, e a posição de ataque que eles assumem é basicamente como se fosse uma autodefesa.

4) O gato ansioso pode emitir vários sinais

Muitas situações podem deixar um gato ansioso, então é importante saber identificar quando isso acontece para tentar contornar o problema e deixá-lo mais tranquilo. Uma das principais formas de descobrir se um gato está ansioso é observando a sua expressão facial:  os olhos do animal costumam ficar abertos tempo todo, sem piscar. As pupilas também assumem uma forma mais oval, parcialmente dilatada. Já as orelhas do gato se movem de forma independente: enquanto uma pode estar virada para frente, a outra pode estar virada para o lado. Isso quer dizer que o gatinho está tão ansioso que mal consegue controlar as informações que deseja receber. Os bigodes também ficam recuados ou ficam mexendo para frente, como se o animal estivesse em alerta.

5) Gato curioso fica em estado de alerta

Os felinos são animais com uma curiosidade insaciável, então encontrar um gato curioso não é muito difícil. Geralmente quando o animal está muito interessado em alguma coisa, sua expressão facial diz tudo: os olhos ficam abertos e as pupilas contraídas, enquanto as orelhas e os bigodes ficam projetados totalmente para frente. Como o gato quer captar o som de tudo que está ao redor, ele fica em puro estado de alerta e observa tudo que acontece atentamente. Se algo específico estiver chamado a sua atenção, ele também pode olhar fixamente para o objeto em questão.

gato bravo com raiva

6) Gato estressado é um sinal para se afastar

 

Muita gente pode confundir um gato bravo com um gato estressado, mas existe uma pequena diferença entre essas duas situações. No primeiro caso, o animal costuma adotar uma postura de ataque, enquanto no segundo cenário, o gato apenas se mostra impaciente e irritado com alguma coisa - mas não necessariamente vai atacar alguém por isso. 

Mudanças na rotina normalmente são as principais responsáveis por isso, mas também pode ser que ele esteja estressado porque não conseguiu algo que queria. Para saber se o gato está estressado, observe se ele anda pela casa com a pupila dilatada, orelhas para frente e bigodes retos também para frente. A cabeça também pode ficar cabisbaixa, e alguns sons costumam ser emitidos, como se ele estivesse resmungando. Se isso acontecer é porque tem algo incomodando o pet.

7) O gato relaxado não está nem aí para nada

Essa é a postura típica dos felinos no dia a dia. Um dos sinais de gato que mostra que ele está em estado de relaxamento é quando os seus olhos piscam suavemente ou ficam parcialmente fechados, como se ele estivesse descansando. As orelhas também ficam relaxadas e voltadas para o lado ou para frente, sempre na posição vertical. Elas podem se mover, caso o bichano ouça algum barulho pela casa, mas se o gatinho realmente estiver relaxado, nem vai dar bola para isso e vai continuar aproveitando seu momento de paz. Os bigodes de gato também ficam relaxados e levemente afastados das bochechas, o que pode simular um pequeno “sorriso” no seu amigo de quatro patas.

8) O gato entediado tem a típica expressão "blasé"

Gato relaxado ou entediado? É até difícil entender. Essas expressões se confundem muito porque quando o felino está profundamente relaxado, também pode parecer um pouco entediado. No entanto, os mais atentos podem perceber que o gato entediado tem uma expressão facial de indiferença, como se nada lhe despertasse muito interesse ou chamasse a sua atenção. Dessa forma, as orelhas se mantém sempre posicionadas na mesma direção (geralmente para frente, independentemente de algum barulho), os bigodes relaxados e os olhos semicerrados o tempo todo.

DICA: Para captar os sinais de gato, observe a postura corporal felina em conjunto com a expressão facial

Nem sempre é possível determinar como um animal se sente apenas analisando a expressão facial dele. É o que acontece com um gato ansioso ou o estressado, por exemplo. Quando a ansiedade e o estresse dominam o bichano, o comportamento do gato fala muito mais alto do que a sua fisionomia. As atitudes compulsivas se tornam cada vez mais frequentes e o animal pode apresentar vários outros “sintomas” como falta de apetite, sonolência excessiva, marcação de território ou até agressividade. 

Além disso, também é importante analisar a postura corporal do gato, independentemente da situação. Claro que a expressão facial ajuda bastante a entender os sinais dos gatos, mas não esqueça de observar também outros comportamentos do seu amiguinho para tentar entendê-lo melhor.

Redação: Juliana Melo

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Gato

Gato idoso: veja neste infográfico como cuidar do felino na terceira idade

Cuidar de gato idoso é uma tarefa desafiadora para muitos tutores. Realmente esses pets precisam de muita atenção e cuidados, mas is...

Gato

Na estrada com gatos! Tutor compartilha como é a vida nômade com dois gatinhos

Imagine que sonho viajar pelo Brasil acompanhado do seu melhor amigo de quatro patas? Pois o influenciador Alfredo Wagmacker Neto de...

Cuidados

Caso Joca: o que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Ver todas