Muita gente pode achar engraçado ver um gato assustado “do nada”, mas essa é uma situação que não tem graça nenhuma. Quando os gatos se assustam repentinamente, eles podem pular e sair correndo como se tivessem visto uma assombração. Esse tipo de comportamento é visto como preocupante, pois o medo e o estresse podem desencadear problemas que afetam a saúde do gato. Para tentar evitar essa situação, o Patas da Casa vai te contar o que pode deixar o gato assustado do nada e o que fazer para acalmá-lo quando isso acontecer.
Como identificar um gato assustado “do nada”?
Identificar um gato com medo no dia a dia não é algo tão simples quanto identificar um cachorro. Afinal, os bichanos tendem a ser mais sutis e menos expressivos do que os cães. Mas quando avistamos um gato assustado “do nada”, fica bem claro para qualquer um que ele tomou um baita susto. Isso porque o bichano expressa um comportamento bem mais expressivo.
Quando se assusta do nada, você pode se deparar com um gato arrepiado, com a postura arqueada, olhos arregalados e se tremendo. Eles podem começar a correr, como se estivessem fugindo de algo perigoso. O miado de gato alto e rápido também indica medo. Além disso, os gatos sentindo medo do "nada" podem pular os objetos da casa e sair derrubando tudo no trajeto. A grande maioria corre direto para um cantinho que considera seguro com o intuito de se esconder daquilo que o assustou.
Situações que podem deixar o gato assustado ‘do nada’
Muitos tutores não entendem os motivos por trás de um gato assustado do nada, mas a verdade é que existem várias situações que podem ativar esse comportamento no felino. Esses comportamentos são reflexos naturais de defesa e servem como um alerta de que o gato se sente ameaçado ou desconfortável.
Veja quais são as situações que podem desencadear esse susto repentino:
- Mudanças no ambiente: gatos são animais que gostam de rotina e de seguir hábitos. Quando precisam lidar com mudanças no dia a dia, como uma nova residência ou até pequenas alterações nos objetos da casa, isso já é mais do que suficiente para deixar o gato assustado do nada.
- Barulhos repentinos: a audição do gato é um dos sentidos mais potentes, então barulhos repentinos, som alto e movimentação dentro de casa podem deixar o bichano confuso e com medo. Por isso não é tão incomum se deparar com o gato assustado do nada quando a casa está cheia de gente.
- Novo membro da família: a chegada de uma nova pessoa na família também é uma situação que pode deixar o gato assustado, especialmente se ele não for muito sociável. Gatos tímidos se sentem menos à vontade na presença de pessoas desconhecidas. Além disso, gatos são territorialistas, então a presença de uma pessoa nova pode representar uma ameaça ao felino.
- Traumas: os traumas que o animal vivenciou, como o abandono ou agressão, são situações que podem acompanhar o gato pelo resto da vida. Nesses casos, várias situações podem deixar o gato assustado do nada, pois tudo vai depender das experiências que o bichano já viveu. Um gato que já foi agredido com algum objeto, por exemplo, pode se assustar do nada só de ver uma vassoura ou qualquer outra coisa que remeta ao item
Vale dizer que os gatos são animais observadores, cautelosos e estão sempre atentos ao que está acontecendo ao redor, uma característica herdada de seus ancestrais selvagens. Na natureza, o gato selvagem precisava estar sempre alerta a possíveis predadores e situações de risco, então qualquer estímulo inesperado já é capaz de deixar o gato assustado. Já tiveram casos, por exemplo, de gatinhos se assustando com um simples pepino por acreditar que o vegetal era uma cobra. Confira um vídeo que mostra esse momento:
@dirtmanager #catsoftiktok#cats#jack#cucumberchallenge #catlover#scared#fyp#animals#scottishfold ♬ original sound - Bird man
Veja como acalmar um gato assustado
Tão importante quanto saber o que deixa um gato assustado é saber como acalmá-lo. Existem algumas atitudes que o tutor pode tomar para acalmar o gato, mas a mais importante é criar um espaço em que o gatinho se sinta seguro em casa. Escolha um cantinho para ser o refúgio do bichano, bem longe de barulhos e presença de pessoas e animais. Lá, você pode criar um espaço confortável para ele com itens que tragam a sensação de segurança, como uma cama para gato fechada ou uma simples caixa de papelão.
Dê um espaço para o pet e espere o gato assustado se acalmar. Quando ele aparentar estar mais calmo, você pode falar com ele de maneira calma, usando um tom de voz suave e carinhoso, para que ele se sinta acolhido no local e se sinta mais confortável. Você também pode oferecer petiscos para gatos para que ele entenda que não há nada a temer e assim fique mais relaxado.