Os gatos de raça Angorá são famosos por sua linda pelagem e olhos destacados. Com aparência sofisticada, o gato Angorá Turco - como também pode ser chamado - possui uma característica muito marcante que vai além da estética: inteligência. O Angorá Turco é considerado um dos gatos mais inteligentes que existem, por conta de sua personalidade que está sempre em busca de aprender mais e mais. Se você quer saber mais sobre como funciona a habilidade cognitiva excepcional dos gatos de raça Angorá, confira a matéria a seguir!

Os gatos são inteligentes? Entenda como funciona a inteligência dos felinos

A inteligência é uma das características mais marcantes de um gato Angorá. Mas é normal surgir a dúvida: o quão inteligente é um gato? Uma pesquisa publicada pelo periódico Frontiers In Neuroanatomy realizou a contagem dos neurônios presentes no cérebro dos felinos. Foi constatado que os bichanos têm 250 milhões de neurônios. O estudo comparou ainda esse número com o dos cachorros: 500 milhões. Partindo desse ponto de vista, os cachorros seriam, teoricamente, mais inteligentes que os gatos. Porém, analisar pela contagem de neurônios é apenas uma maneira de “medir a inteligência” dos animais. Faltam muitos estudos sobre a capacidade cognitiva dos felinos, mas está comprovado que no córtex cerebral o número de neurônios dos gatos é o dobro dos cães. Essa região é responsável pela tomada de decisões, memória, planejamento e resolução de problemas. Isso mostra, então, como os gatos são bem espertos e ágeis - e mais inteligentes do que podemos imaginar.

Gatos de raça Angorá amam desafios que estimulam sua inteligência

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A busca por aprender coisas novas é fundamental para estimular a inteligência de um animal - e isso o gato Angorá tem de sobra! Uma das principais características da raça de gatos Angorá é amar um bom desafio. Se ele vir um objeto de seu interesse em cima de um móvel, por exemplo, não importar a distância ou a altura: o Angorá Turco simplesmente vai fazer de tudo para superar os obstáculos para chegar no seu objetivo. Ele não apenas é curioso como ama ser estimulado pelos humanos. Os gatos de raça Angorá estarão sempre querendo aprender cada vez mais. As brincadeiras para gatos mais interativas são ótimas para instigar a inteligência do bichano. 


O gato Angorá cinza é outra variação de cor dessa raça comunicativa e muito inteligente
O gato Angorá cinza é outra variação de cor dessa raça comunicativa e muito inteligente

O Angorá Turco é muito comunicativo e sociável, traços que contribuem para sua cognição avançada

Outro traço marcante na personalidade do gato Angorá é sua habilidade comunicativa. Assim como outros animais que figuram a lista das raças de gato mais inteligentes do mundo, como Siamês e Abissínio, o Angorá Turco é extremamente sociável. Ele se dá bem com outros animais, principalmente se socializado enquanto ainda é um gato Angorá filhote. Com os humanos, a relação é ótima. O gato Angorá se dá muito bem com crianças. Ele consegue utilizar dessas boas habilidades de socialização para manter uma boa comunicação com o tutor e, consequentemente, se beneficiar, garantindo seus interesses. Seu jeitinho comunicativo e carismático são características que o tornam ainda mais inteligente. 

O gato Angorá Turco ama brincadeiras que atiçam a curiosidade e promovem desafios

A inteligência é uma virtude que muitas vezes vem acompanhada de um problema: teimosia. O gato Angorá é muito esperto e, com tamanha inteligência, é muito independente. Isso pode trazer probleminhas ao tutor caso queira adestrar o felino. O gato Angorá Turco pode resistir um pouco. Mas lembra que o gato Angorá ama um desafio? A dica é transformar o adestramento em uma situação divertida e estimulante. Ao ter a curiosidade atiçada, o adestramento será bem mais fácil. Afinal, desafios são o que eles mais amam! Além disso, os gatos de raça Angorá gostam de ser o centro das atenções - não é à toa que frequentemente se tornam o “dono” da casa. Por isso, brincadeiras em que ele seja o foco o estimulam ainda mais a se envolver. 

Gato Angorá: a raça é considerada uma das mais antigas do mundo

O Gato Angorá ou Angorá Turco tem sua origem na Turquia por volta do século XV, sendo assim, uma das raças mais antigas que existem. Ele era uma das raças preferidas da nobreza, por sua aparência elegante e esbelta. O gato Angorá Turco é conhecido por sua pelagem branca, mas o Gato Angorá cinza, preto, chocolate, azul e vermelho também são algumas das colorações possíveis.

Além da grande quantidade de pelos, seus olhos chamam atenção. O Angorá Turco branco geralmente possui olhos azuis ou verdes, enquanto as outras cores, como o gato Angorá cinza, costumam ter olhos amarelados. No geral, é comum ver um gato Angorá Turco com heterocromia - um olho de cada cor. O gato Angorá possui uma personalidade muito ativa e gosta de passear ao ar livre. Ele também ama atenção e carinho, ou seja, é perfeito para viver em família. Com personalidade forte, é comum que o gato Angorá acabe se achando o dono da casa!

Redação: Maria Luísa Pimenta