O gato Angorá é inteligente e tem várias habilidades que comprovam isso. Além de ser comunicativo e bem sociável, o pet é curioso por natureza e adora ser estimulado de diferentes maneiras. Brincadeiras interativas e até mesmo o ensinamento de truques podem ser incluídos na rotina da raça, deixando o gato Angorá bem entretido e satisfeito. Portanto, se você procura um bichinho de estimação bem esperto, saiba que a inteligência do Angorá é um dos pontos fortes da raça! Saiba as principais curiosidades sobre o assunto a seguir.

1) O Angorá é capaz de aprender vários truques

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Nem todo mundo sabe, mas o adestramento não é exclusivo do universo canino. Na realidade, existem várias espécies aptas para o treinamento - e os felinos estão incluídos nessa lista. Adestrar gato é uma opção para gastar a energia do animal, e dependendo da raça o resultado é bem satisfatório.

Esse é o caso do Angorá: dono de uma inteligência fora do comum, o gatinho aprende tudo com uma facilidade impressionante e essa sede de aprendizado que ele tem abre porta para várias possibilidades. Assim, todo o processo de adestrar e treinar o animal acaba sendo muito tranquilo e positivo. Dica: você pode ensinar o gato a dar a pata e sentar.

2) Apesar da alta inteligência, o gato Angorá pode ser um pouco teimoso

Mesmo sendo uma das raças de gato mais inteligentes do mundo, o Angorá pode ter um pequeno probleminha: a teimosia. Então apesar de aprender tudo muito rápido, ele pode simplesmente não querer atender aos seus pedidos por vontade própria. O segredo é ter paciência que, aos poucos, o gato Angorá acaba cedendo porque no fundo ele adora aprender coisas novas. Reforços positivos com petiscos são uma boa forma de incentivar ainda mais isso!

3) Raça de gato Angorá é super comunicativa

Pensa em um gatinho que adora interagir com os humanos: esse é o Angorá! Ele tem um dom natural para se comunicar, e não precisa miar excessivamente para conseguir o que quer. É verdade que os miados de gato podem acontecer uma vez ou outra, mas não é só dessa forma que o Angorá expressa suas vontades e sentimentos: a raça utiliza movimentos e posturas que facilitam esse entendimento, então é importante saber o mínimo sobre a linguagem dos gatos.

4) O Angorá ama brincadeiras que estimulam suas habilidades cognitivas

Desafios são mais do que bem-vindos no dia a dia da raça de gato Angorá. Esse é um animal que adora tudo que sirva como um estímulo físico ou mental - e se juntar o melhor dos dois mundos, melhor ainda! A escolha de brinquedos interativos para gatos é uma ótima pedida, bem como o adestramento feito de forma divertida e instigante.


Para estimular o gato Angorá, uma dica é usar técnicas de adestramento e atividades lúdicas
Para estimular o gato Angorá, uma dica é usar técnicas de adestramento e atividades lúdicas

5) Angorá: gato da raça se adapta facilmente a qualquer situação

Uma das maiores curiosidades sobre o Angorá é que o gato tem uma boa capacidade de se adaptar em qualquer mudança na rotina. Claro que tudo aquilo que foge da rotina normalmente é encarado com certa estranheza por parte dos bichanos, mas no caso do Angorá esse processo de adaptação acontece de forma mais tranquila. Ainda assim, vale tomar algumas precauções caso você pretenda se mudar de casa com o gato ou tenha um novo membro da família à caminho (seja animal ou humano).

6) Gato Angorá também é sociável e receptivo com estranhos

A raça de gato Angorá definitivamente adora o contato humano. Uma evidência disso é que esses animais são muito sociáveis e abertos para novas amizades. Por isso, se você resolver dar uma confraternização em casa, não espere que o gato se isole e se esconda. Ele gosta mesmo é de ser o centro das atenções, e vai amar conhecer gente nova. Outro aspecto curioso é que ele é muito carinhoso, por isso, aprenda onde os gatos gostam de ganhar carinho e faça as honras sempre que ele pedir!

7) Desde filhote o Angorá já se mostra bem esperto e ativo

A inteligência do gato Angorá pode ser percebida desde os primeiros meses de vida. Com uma curiosidade bem aguçada, os filhotinhos adoram explorar tudo que encontram de novidade e já demonstram o quanto gostam de desafios nessa fase inicial! Por isso, atividades lúdicas e brincadeiras que atiçam esse lado do animal são as mais recomendadas.

Redação: Juliana Melo