Gato amassando pãozinho é uma das coisas mais fofas que existem e se você nunca viu, tem vários vídeos na internet que podem provar. Você sabe de onde vem esse hábito e por que os gatos amassam pãozinho? O ato de afofar superfícies não é exclusivo apenas de um ou dois gatos, grande parte dos bichanos também têm esse comportamento, que é bem característico da espécie.

Seu gato gosta mais de comida, sonecas ou de você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mas, não se preocupe, gato amassar pãozinho é um bom sinal. Existem diversas explicações para esse comportamento felino e vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Continue lendo e descubra o motivo por que os gatinhos amassam pãozinho!

O que é amassar pãozinho?

Se você nunca viu um gato amassando pãozinho, deve estar tentando imaginar sobre o que estamos falando. Não, não é sobre um gato amassar um pão em si, mas sim da mania de gato de ficar afofando superfícies macias. Esse comportamento é chamado de “fazer pãozinho”, devido à maneira semelhante que os padeiros amassam ritmicamente a massa que, no caso dos bichanos, pode ser uma coberta, uma caminha, uma almofada ou até o colo do dono.

Por que os gatos ficam amassando o cobertor?

Geralmente, o motivo por que os gatos ficam amassando com as patas tem a ver com deixar o lugar em que ele vai se deitar mais confortável. Por isso os bichanos costumam amassar o cobertor, almofada e a caminha. Em alguns casos, o gato amassando pãozinho também tem a ver com um comportamento "calmante" em situações de estresse.

Então gato amassando pãozinho é normal?

Esse comportamento pode ser comum em gatos bem filhotinhos, adultos e até felinos idosos. Se você observar um gato enquanto ele faz pãozinho, pode notar que ele sempre parece relaxado, calmo e satisfeito. Muitos gatos ronronam, adormecem ou simplesmente relaxam, fecham os olhinhos e aproveitam o momento. Por isso, esse hábito é tido como uma expressão positiva, que significa que eles estão se sentindo seguros e confortáveis. Ou seja, gato amassando pãozinho é um comportamento totalmente normal e benéfico. 

gato amassando pãozinho: gato fazendo carinho na mão de pessoa

O que significa quando o gato amassa pãozinho?

Ainda não se chegou a uma única explicação sobre qual o significado de porque os gatos amassam pãozinho . Existem algumas teorias mais aceitas, mas no geral pode ser um sinal de gato feliz, satisfeito e se sentindo acolhido. Alguns dos motivos que explicam o porquê o gato fica amassando com as patas no dia a dia são:

  • Reflexo do comportamento de filhote

Amassar pãozinho pode ser um comportamento remanescente da infância quando os gatinhos afofavam a mãe durante a amamentação felina, e essa sensação reconfortante continua na idade adulta. Ou seja, os gatos que costumam fazer pãozinho, fazem isso independentemente de como ou quando foram desmamados. Alguns gatinhos ainda podem tentar mamar o cobertor enquanto o afofam.


  • Demonstrar contentamento 

Gatos felizes parecem amassar pãozinho para mostrar que estão contentes. Os gatos costumam fazer esse movimento enquanto recebem um carinho, por exemplo. Seu gato também pode amassar pãozinho no seu colo para mostrar amor e contentamento, e depois se acomodar para uma soneca e até ronronar. Já alguns gatinhos amassam pãozinho no chão enquanto comem, mostrando que estão satisfeitos por estarem se alimentando.


  • Para tornar o local mais apropriado para descanso

Semelhante ao comportamento dos cachorros girando em círculos antes de se deitar, o gato amassar pãozinho pode ajudar a deixar um local mais confortável para dormir. Ancestrais felinos amassavam grama alta para preparar o local antes de dormir, e esse comportamento do gato pode ainda estar presente em nossos gatinhos domésticos.  


  • Para marcar território

Os gatos são fortemente motivados pela comunicação relacionada ao cheiro, que é um marcador para reivindicar territórios, deixar uma mensagem para outros gatos e até para atrair fêmeas. O gato marcando território manifesta isso se esfregando na sua perna ou em um objeto, deixando o próprio cheiro nesses locais. Os gatos também têm glândulas odoríferas nas patinhas, o que sugere que também colocam seu próprio cheiro na área onde afofam com as patas. Isso faz com que o local fique com o cheirinho deles e, consequentemente, se torne mais reconfortante e familiar.


  • Para demonstrar carinho 

Um dos motivos por que gatos amassam pãozinho tem a ver com carinho. Alguns bichanos fazem esse movimento nos donos enquanto são acariciados. Quando eles fazem isso, pode ser um sinal de demonstração de afeto, para mostrar que eles amam seus donos e que estão se sentindo felizes e amados. O amor de gato se manifesta nos detalhes.


  • Amassar pãozinho pode ser um sinal de cio 

Os gatos no cio também podem amassar pãozinho. Quando fazem isso, as fêmeas demonstram aos gatos machos que estão prontas para o acasalamento. As gatinhas podem exibir outros comportamentos junto a isso, como vocalizar bastante, ser mais carinhosa do que o habitual e implorar para ir na rua. Esse tipo de comportamento pode ser controlado com a castração do gato..


  • Para se alongar

Assim como os humanos precisam de um bom alongamento de vez em quando, os gatos também costumam se alongar, e amassar pãozinho é ótimo para isso. Quando vemos um gato amassando pãozinho, ele estende os braços alternadamente durante o movimento, o que pode ser uma versão felina de ”esticar as pernas” para ativar os músculos e estimular a circulação.

Por que meu gato não amassa pãozinho?

Alguns gatinhos não costumam amassar pãozinho, mas  isso não significa que tem algum problema com eles. Se o seu gatinho nunca teve esse hábito, pode ser que ele demonstre contentamento e relaxamento de outra forma. Alguns felinos têm esse comportamento mais do que outros, o que é completamente normal.

Mas, se o seu pet sempre afofou as patas e de repente parou, essa mudança de comportamento pode ter alguma causa, como o gato estressado ou desconfortável com alguma situação. Troca de ração, mudança de casa ou a chegada de um novo pet são alguns possíveis motivos para uma mudança comportamental. Caso isso esteja acompanhado de outros sinais, você pode levar o gatinho ao veterinário para investigar mais a fundo. 

Devo fazer meu gato parar de amassar pãozinho?

Não é necessário. Amassar pãozinho é um hábito completamente normal e saudável para os felinos. No entanto, mesmo que seja um costume fofo e carinhoso, eles podem não ter noção do quão afiadas são suas unhas. Por isso, às vezes, o ato de afofar as patas no colo do tutor pode não ser algo muito confortável. A melhor maneira de evitar que o seu gatinho acabe te furando e arranhando enquanto amassa pãozinho é manter a unha dele sempre aparada. Assim, é muito mais fácil prevenir um machucado e você poderá curtir esse momento de carinho. 

Se você tiver experiência, é possível cortar as unhas de gato em casa, com cortadores especiais. Além disso, você pode incentivar seu gato a fazer isso em outro lugar mais apropriado. Usar brinquedos e petiscos são uma ótima forma de direcionar a atenção do seu gato para um cobertor macio ou bicho de pelúcia. Outra opção é reservar um cobertor felpudo especialmente para ele poder afofar com as patas.

Por que meu gato amassa tanto pãozinho?

Alguns gatos podem amassar mais do que outros. A explicação é que alguns bichanos são mais carentes do que outros e usam isso como mecanismo de conforto. É essencial ser paciente e entender o seu gato. Mas, se você notar que o gatinho está amassando pãozinho compulsivamente, pode ser um sinal de distúrbio comportamental, que ocorre em gatos ansiosos. Essas ações compulsivas podem liberar substâncias químicas no cérebro, que aliviam a ansiedade. 

Este tipo de comportamento é mais comum em gatos que ficam estressados por ter pouco espaço ou falta de brincadeiras e atividades. Seu gatinho precisa de um ambiente onde possa brincar. Invista na gatificação da casa, brinquedos e arranhadores - e sempre reserve um momento para brincar com ele. Caso você note que o comportamento dele está muito alterado, é importante levá-lo ao veterinário para um check-up.

Como saber se o seu gato gosta de você?

Alguns comportamentos ajudam a como saber se o gato te ama, como:

  • Gato amassando pãozinho na barriga ou no colo do dono;
  • Gato ronronando ao receber carinho;
  • Gato te seguindo pela casa;
  • Gato lambendo o dono;
  • Gato levando "presentes" para você;
  • Gato dormindo de barriga para cima.

Publicado originalmente em: 02/05/2022

Atualizado em: 23/10/2023