O Galgo Inglês é conhecido por ser um cachorro esbelto, atlético e muito elegante. O título de ”o cachorro mais rápido do mundo” não é à toa, já que suas pernas longas e velozes são uma de suas marcas registradas. O Greyhound - como também é chamado - é um cachorro grande e dócil. O Galgo é o companheiro perfeito para todas as famílias e possui uma origem bem antiga. Para saber mais sobre o cachorro Galgo, desde suas características físicas até como cuidar do Galgo Inglês filhote, confira a matéria a seguir!

O Galgo Inglês surgiu no Egito, mas fez sucesso entre a nobreza inglesa

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O Galgo Inglês possui uma história muito antiga. Apesar de não saber exatamente quando surgiu, acredita-se que o primeiro tenha aparecido no Egito por conta de inúmeras pinturas em que aparece, presentes em tumbas egípcias de, aproximadamente, 4000 a.C. O cachorro Galgo, porém, se estabeleceu de vez na Grã-Bretanha. Lá, se tornou um cão da nobreza por conta do seu porte esbelto e sua alta velocidade, participando de corridas e caça esportiva, principalmente caçando lebres. Além das corridas, o cão Galgo Inglês também é muito apreciado em exposições. A origem do nome Greyhound tem algumas possibilidades. A primeira é que seja uma referência à pelagem cinza (gray, em inglês), a mais comum antigamente. A segunda é que vem do inglês arcaico em que “grei” significa cachorro e “hundr”, caçador. Uma terceira possibilidade é que greyhound venha de “gradus”, palavra do latim que significa “grau elevado”.

Galgo Inglês é um dos vários tipos de cães da raça de cachorro Galgo

O Galgo Inglês não é o único cachorro Galgo que existe. Na verdade, existem algumas outras raças que fazem parte desse grupo. Num geral, todo cachorro Galgo possui semelhanças físicas, principalmente o corpo atlético e pernas longas. Porém, as cores da pelagem e o porte - que costuma ficar entre médio e grande - variam entre si. Além do Greyhound dog, outros cães da raça de cachorro Galgo são Saluki, Galgo Espanhol, Whippet, Sloughi, Borzoi e o Galgo Afegão.

As longas pernas e o corpo musculoso do cachorro Galgo marcam sua aparência

A principal característica física do Galgo Inglês é, sem dúvidas, seu corpo aerodinâmico. Possui pernas longas e cabeça alongada, além de um tronco forte e bem marcado com cintura fina. As orelhas do Greyhound Dog são bem longas e costumam ficar erguidas. Além disso, seu focinho é longo, seus ombros são bem definidos e possui uma cauda grande. A pelagem do Galgo Inglês é bem curta, o que ajuda na hora da corrida pois não o atrapalha. As cores da pelagem da raça Galgo são variadas: cinza, branco, fulvo, avermelhado e rajado são as mais comuns.

O Galgo Inglês é o cachorro mais rápido do mundo

O Galgo Inglês possui uma estrutura corporal que o permite ser extremamente ágil e veloz. As pernas finas e longas fazem com que consiga percorrer longas distâncias. Além disso, seu corpo esguio que é, ao mesmo tempo, magro e musculoso, garante extrema agilidade. Por isso, se você pesquisar “qual é o cachorro mais rápido do mundo" a resposta será, facilmente, o Greyhound. O Galgo pode atingir uma velocidade de até 68 Km/h! Não é à toa que ganhou popularidade em corridas e se dá tão bem com atividades físicas. Afinal, é o cachorro mais rápido do mundo!


O Galgo é considerado o cachorro mais rápido do mundo e pode correr por até 68 Km/h
O Galgo é considerado o cachorro mais rápido do mundo e pode correr por até 68 Km/h

Galgo Inglês: personalidade calma e dócil são características do pet

Um resumo para o temperamento do Galgo Inglês: personalidade dócil, tranquila e cheia de independência. O Greyhound é reservado, calmo e muito fácil de lidar. É muito amoroso e apegado à família, mas também é discreto e consegue se virar bem sozinho. Agressividade não faz parte da personalidade do Galgo. Cachorros da raça são conhecidos pela enorme paciência - ou seja, com ele não existe confusão. Pelo contrário! Se dá bem com humanos e outros pets. Impossível não se apaixonar pelo Greyhound e seu jeitinho dócil! Mesmo sendo exímios corredores, o cachorro Galgo ama tirar uns cochilos ao longo do dia e ficar deitadinho de vez em quando. Por isso, apesar do Galgo Inglês ter um tamanho grande, também se dá bem morando em apartamentos, desde que tenha uma rotina de exercícios adequada com passeios e corridas ao ar livre. Além disso, é um pouco sensível, então evite deixá-lo sozinho.

Convivência com a família: Por conta da personalidade tranquila e amorosa do Galgo Inglês, a convivência dentro de casa costuma ser muito tranquila. O cachorro Galgo não late muito e geralmente é mais reservado, sem fazer muita bagunça ou confusão. Não são um tipo de cachorro agressivo ou que fica muito irritado. Quando o cão Galgo Inglês não gosta de algo, simplesmente sai de perto.

Convivência com estranhos: Como o Greyhound dog é um pouco tímido, podem ficar mais reservados na presença de outras pessoas. Não tem o costume de atacar ou ficarem agressivos. Podem apenas ficar mais distantes. Mas, no geral, a raça Galgo não tem problemas com estranhos.

Convivência com crianças: O Galgo é uma ótima opção de cachorro para crianças pois se dá muito bem com elas e costumam ter uma convivência muito harmoniosa. O Greyhound é bastante cuidadoso e tem paciência para lidar com os pequenos. Por não ser um tipo agressivo de cachorro, Galgo não machucará crianças caso se incomode e vai apenas se afastar.  

Convivência com animais: O cachorro Galgo também não costuma ter muitos problemas com outros animais de estimação dentro de casa, se dando muito bem. Porém, o processo de socialização é importante para que a relação seja ainda melhor. Além disso, o Galgo pode ver pets pequenos, como coelhos, como possíveis presas. Nesses casos, não é muito recomendado a convivência entre os dois. 

Adestramento e socialização: O adestramento e a socialização do cachorro Galgo são importantes assim como em qualquer outra raça de cachorro. Galgo costuma responder bem aos treinamentos por conta de sua inteligência, mas pode ser necessário um pouco de paciência, já que são bem independentes. Além disso, o cão Galgo Inglês é sensível, então é importante ser gentil o tempo inteiro. Truques e recompensas costumam facilitar o processo. Quanto à socialização, o cachorro Galgo não tem muita dificuldade pois lida bem com pessoas e animais, apesar da timidez. O ideal é que sejam realizados quando ainda é um Galgo Inglês filhote.  

Galgo Inglês filhote já é muito tranquilo e fácil de lidar

O Galgo Inglês filhote possui uma personalidade tranquila e amável desde cedo. Não costumam trazer problemas e são ótimos com crianças. É importante estimular o Galgo Inglês filhote com exercícios físicos, pois isso ajuda no seu desenvolvimento. Porém, é importante conversar com o veterinário para saber qual o nível de atividade que seu pet pode realizar em cada fase da vida. Além disso, é importante que o Galgo Inglês filhote tenha seu calendário de vacinação em dia, além de uma alimentação específica para filhotes. 

Como cuidar do Galgo Inglês: conheça os principais cuidados que se deve ter com a raça

Escovação dos pelos: Cuidar de um cachorro Galgo não é uma tarefa muito difícil. Seus pelos curtos não costumam ficar caindo pela casa, mas mesmo assim é necessário escovar uma vez por semana. Além disso, como o Greyhound tem a pelagem curtinha e corpo mais magro, é um cachorro que costuma sentir mais frio no inverno. Por isso, prepare um lugar bem quentinho e o mantenha agasalhado. 

Exercícios físicos: O Galgo Inglês precisa ainda se exercitar, então separe sempre um tempinho do dia para que seu pet possa correr. Mas atenção: o Galgo pode querer correr atrás de qualquer coisa que achar interessante, o que pode colocá-lo em perigo. Por isso, fique sempre por perto para evitar que se machuque. Além disso, não é necessário ficar muitas horas fazendo exercícios. Apesar de ágil e veloz, o cachorro Galgo não precisa de exercícios muito longos.

Dentes: Escovar os dentes do cachorro Galgo diariamente ou pelo menos três vezes por semana é o indicado. Esse cuidado é essencial para que o Greyhound não acumule sujeiras, evitando o aparecimento de tártaro e mau hálito.

Unhas: Como o Galgo corre muito, usa muito suas patinhas, o que pode desgastar suas unhas. Por isso, as unhas do cachorro Galgo precisam estar sempre aparadas, para evitar que atrapalhem durante a corrida ou outras atividades. Aparar as unhas do Galgo também evita que ele acabe se arranhando ou arranhando os outros sem querer durante as brincadeiras. 

Banho: Dar banho com frequência é um cuidado essencial na raça de cachorro Galgo ou em qualquer outra. Esse cuidado é fundamental para manter a higiene do pet em dia e pode ser feito uma vez por mês. Lembre-se de sempre utilizar produtos específicos para seu tipo de pelo.


O Greyhound possui uma personalidade tranquila e independente, mas também pode ser bem apegado ao tutor
O Greyhound possui uma personalidade tranquila e independente, mas também pode ser bem apegado ao tutor

O Galgo Inglês geralmente é saudável, mas pode ter problemas gástricos 

A raça de cachorro Galgo Inglês não costuma apresentar problemas de saúde com frequência. Dificilmente você verá o cachorro Galgo doente se manter as visitas frequentes ao veterinário e uma alimentação saudável, além de atividades físicas. Porém, fique de olho em casos de torção gástrica que podem aparecer por conta de seu tronco mais profundo e seu porte grande. Algumas raças de Galgo Inglês também podem ter hemofilia, que os deixam sensíveis a esteroides - muito usados para corridas. Também fique atento para evitar lesões de corrida ou displasia do quadril. Tomando os cuidados, seu cão Galgo Inglês vai ficar bastante saudável.

A alimentação do Greyhound precisa ser de qualidade para mantê-lo saudável

O Galgo Inglês costuma ser bem saudável, mas para manter isso é importante, além de atividades físicas frequentes, uma alimentação balanceada. Uma dieta de qualidade ajuda a manter a saúde do animal sempre em dia, com imunidade forte. É importante oferecer rações de acordo com seu porte e faixa etária. Lembre-se que um Galgo Inglês filhote precisa de nutrientes diferentes de um Galgo idoso. Para saber a quantidade e o tipo de comida para dar a seu Galgo, vale uma conversa com o veterinário.

Curiosidades sobre o Galgo: cachorro possui muitas surpresas que você não imagina

  • Para correr, o cachorro Galgo utiliza uma espécie de marcha de suspensão dupla. Isso significa que, em cada passo, todas as patas saem do chão, com o corpo se contraindo e descontraindo como se fosse uma mola

  • O Galgo é o cachorro símbolo do brasão da família York, importante dinastia de reis ingleses, pois era uma raça querida do Rei Henrique VIII

  • O Galgo Inglês era realmente um cão da nobreza. Existia uma lei inglesa que vigorou entre os séculos XI e XIV proibindo qualquer um que não fosse nobre de ter um cachorro Galgo.

Galgo Inglês: valor pode mudar de acordo com a linhagem

Na hora de comprar um Galgo Inglês, valor pode variar. No geral, um Galgo Inglês filhote costuma ser encontrado entre R$1400 e R$5000. Na venda do Galgo Inglês, valor tem essa diferença de acordo, principalmente, com a linhagem que veio. Mas antes de comprar um Greyhound, lembre-se de procurar um canil de confiança, para garantir que é um local que oferece uma boa qualidade de vida aos animais. 

Raio-X do Galgo Inglês: confira as principais características da raça

  • Porte: Grande
  • Média de altura: 72 cm
  • Peso: 33 Kg
  • Cores: Cinza, branco, fulvo, avermelhado e rajado
  • Pelagem: Curta
  • Expectativa de vida: 12 anos

Redação: Maria Luísa Pimenta