Diferente de grandes felinos, que são naturalmente maiores e fáceis de serem identificados, os gatos selvagens podem ser facilmente confundidos com animais domésticos — e vice-versa. Inclusive, existem algumas raças de gatos que, por terem uma origem diferenciada, acabam tendo características físicas muito semelhantes às de animais selvagens. Conheça abaixo 7 raças de gatos que são assim!
1) Gato Bengal
Não dá para começar essa lista sem falar do gato Bengal (ou gato-de-Bengala). Para se ter uma ideia, algum tempo atrás viralizou uma história de gato Bengal confundido com onça em Belo Horizonte que causou um alvoroço enorme em um condomínio da cidade. Isso tudo porque o Bengal deriva do cruzamento de um gato doméstico com um leopardo selvagem.
Como resultado, os filhotes da ninhada nasceram com as manchinhas típicas dos animais selvagens — e foi assim que surgiu esse gato híbrido. Hoje, o gato Bengal é classificado em quatro gerações que determinam o grau de parentesco do animal com seus ancestrais selvagens.
2) Savannah
O Savannah é outro exemplo de gato híbrido. Ele vem do cruzamento de um felino doméstico com um serval africano, e é por isso que compartilha algumas características com os animais selvagens, como a pelagem manchada e grande tamanho. São felinos que podem medir de 50 a 60 centímetros de comprimento, e pesar até 25 kg.
Assim como o Bengal, o Savannah também é dividido em diferentes linhagens (F1 a F5) que se distinguem pelo nível de proximidade com o serval africano na árvore genealógica. Uma das habilidades da raça, inclusive, é imitar o som de pássaros e outras presas.
3) Ashera
Conhecido por ser o gato mais caro do mundo, o Ashera é mais uma das raças de gatos que parecem muito com um animal selvagem. E existe explicação para isso: esses felinos são uma mistura de leopardo asiático, serval africano e várias outras raças de gatos domésticos. É por esse motivo que a raça Ashera carrega tantos traços que podem se confundir facilmente com um gato selvagem.
Uma curiosidade é que o gato Ashera não é reproduzido de forma natural. Na verdade, a raça foi criada em laboratório, onde vários testes manipulados geneticamente foram feitos até chegar ao resultado final.
4) Toyger
O Toyger é uma raça de gato que parece tigre — e até por isso que ele leva esse nome, que faz uma brincadeira com a palavra “tiger” em inglês. Para chegar a esses felinos, uma criadora decidiu cruzar o gato Bengal com gatos malhados, simulando a pelagem de um tigre. Essa é uma das raças mais recentes que existem, e que só foi reconhecida em 2007 pela Associação Internacional de Gatos (TICA).
5) Sokoke
O Sokoke é um gato de origem africana que também chama a atenção por lembrar bastante animais selvagens. Não é por menos: o Sokoke, de fato, é um gato selvagem no Quênia, seu país de origem. No entanto, em 1978, uma criadora inglesa decidiu capturar o felino e foi aí que começou o processo de domesticação do pet, que pouco tempo depois foi reconhecida por órgãos especializados em raças de gatos.
6) Lykoi
O gato que parece lobo se chama Lykoi. Com uma aparência exótica e bem peculiar, muita gente pode pensar que esse gatinho é, na verdade, um felino selvagem. A pelagem falhada, típica da raça, o corpo esguio e os olhos grandes e arredondados contribuem ainda mais para esse pensamento. No entanto, o Lykoi é resultado de uma mutação genética natural dos gatos de Pelo Curto Americano.
7) Maine Coon
Embora não seja um gato híbrido, o tamanho do Maine Coon impressiona muita gente e, por isso, muitas pessoas que não conhecem a raça pensam se tratar de um animal selvagem. Afinal, esse é o maior gato doméstico do mundo. Para se ter uma ideia, o Maine Coon pode ultrapassar 1 metro de comprimento e pesar até 10 kg, o que é muito mais do que qualquer outras raças de gatos de tamanho “padrão” é capaz de alcançar.