O floral para gatos é um medicamento que tem se tornado bem comum quando falamos de melhorar o comportamento desses animais. Esse produto, que não há nenhum componente químico, é recomendado por veterinários e adestradores, já que não causa problemas à saúde e pode ser um grande aliado para corrigir comportamentos indesejados. É possível encontrar floral para ansiedade e nervosismo, agressividade, gravidez psicológica e tantos outros tipos. Para entender mais sobre essa espécie de calmante para gatos, conversamos com a Ana Regina Torro, que é coordenadora do curso de pós-graduação em Homeopatia Veterinária da FAMESP (Faculdade Método de São Paulo).

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Floral para gatos: como é produzido?

Segundo Ana Regina, os florais são medicamentos energéticos e não químicos. Basicamente, são flores imersas em água e expostas ao sol ou fervidas. Elas liberam o princípio medicamentoso para a água, que é conservado em brandy, que é um tipo de álcool. É diferente da homeopatia, onde uma substância é diluída e agitada para liberar a força medicamentosa.

Floral para gatos: como o medicamento funciona no organismo do bichano?

“A energia impressa no medicamento manda informações sutis ao animal equilibrando a personalidade, fazendo com que reaja mais tranquilamente aos agentes estressores”, explica a veterinária. Os florais são diferentes dos medicamentos homeopáticos por possuírem uma ação mais tênue. Esses calmantes são mais usados em problemas de comportamento, como na situação de um gato medroso. Já os medicamentos recomendados por homeopatas são usados para processos mais severos, que geralmente podem incluir algum sintoma físico, como feridas na pele.

O tempo de tratamento com uso de florais depende do problema que o gato apresenta. A veterinária explica que, em casos onde o animal tem medo de fogos de artifício, por exemplo, o uso do floral é pontual e começando no dia anterior até passar o evento. Se for um problema crônico, o tratamento pode durar meses.

 

Floral para ansiedade: converse com o veterinário antes de oferecer ao seu gatinho!

Floral para ansiedade: converse com o veterinário antes de oferecer ao seu gatinho!

 

 

Floral para ansiedade e nervosismo: quais felinos devem usar esse medicamento? 

 

“Os florais são indicados para transtornos de comportamento. Os gatos são muito sensíveis ao meio ambiente e aos sentimentos das pessoas. Assim, qualquer mudança na rotina da casa pode desencadear medo, agressividade, demarcação inadequada de território, miados estranhos, agitação”, explica a veterinária. 

Os comportamentos de um gato nervoso, quando não são tratados corretamente, podem levar o gato a se automutilar ou ter um problema de cistite, que é uma inflamação na bexiga do gato. A veterinária diz que, em casos de feridas em gatos ou problemas mais graves, é melhor seguir um tratamento com medicamentos homeopáticos, já que esses tratam os sintomas físicos e mentais.

Ela acrescenta que outros fatores podem levar o animal a ter problemas de comportamento. Entre eles a chegada de outro animal ou criança, tutor doente ou com problemas emocionais, visitas na casa, reformas ou animais novos na vizinhança, viagem ou ausência de uma pessoa querida. Esses fatores estão entre as principais causas de transtornos de comportamentos nos gatos.

Calmante para gatos: procure um especialista para obter a fórmula correta para o seu animal! 

Embora seja mais fácil comprar aqueles florais que já são vendidos prontos em petshops, nem sempre eles podem funcionar. Isso ocorre porque os florais são feitos a partir de essências e fórmulas e criadas de acordo com a necessidade de cada paciente. Segundo Ana Regina, tudo vai depender se aquela fórmula tem o componente que aquele gato, em particular, necessita. O ideal é procurar um veterinário que conheça as essências que combinam com a personalidade do paciente e com o problema que ele está apresentando.

Floral para gatos: o paladar dos felinos é mais exigente

Usar floral para ansiedade em cães pode ser mais fácil do que em gatos. Os cães são acostumados a comer as coisas sem muito filtro, mas os gatinhos possuem um paladar mais aguçado e o gosto dos conservantes dos florais - que podem ser conhaque ou vinagre - pode não agradar muito esses peludos. “A língua do gato é repleta de pequenas espículas, que a deixam bem áspera e tornam o paladar muito apurado. Esses conservantes podem ser bem desconfortáveis e provocar vômito ou uma grande babeira. O ideal é não dar o floral puro. Sempre colocar umas duas gotinhas na água ou apenas uma gota em um alimento úmido. Se mesmo assim o gato não aceitar, o melhor é usar os homeopáticos, que podem ser manipulados em glóbulos doces e o felino aceita muito bem”, finaliza a veterinária.

Redação: Júlia Cruz