O floral para cachorro e gato é um medicamento homeopático cada vez mais recomendado por veterinários. A homeopatia é um tipo de tratamento que conta com produtos de origem natural e tem o objetivo de cuidar não só dos sintomas do animal, mas de proporcionar um maior bem estar a todo o organismo do pet. Os florais atuam no campo emocional, ajudando o bichinho a passar por momentos complicados. Utilizando o tipo certo de floral para gatos ou floral para cachorro, ansiedade, estresse e até mesmo medos podem ser amenizados.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mas você sabe do que é feito um floral, quando ele deve ser utilizado e como administrá-lo? O Patas da Casa conversou com Marcella Vianna, que é médica veterinária e terapeuta holística. Ela contou tudo sobre o tratamento com floral para cachorro e gato e tira todas as dúvidas sobre esse método que vem se popularizando. Confira!

Floral para cachorro e gato: entenda como o tratamento funciona

Os florais - para cachorro, gato ou humano - são medicamentos naturais que têm propriedade energética: "Os florais, sejam eles de quais sistemas forem, são derivados de flores em sua maioria, ou plantas e até mesmo minerais. São essências energéticas que atuam em nosso campo vibracional - ou seja, são medicações energéticas, para tratar nosso físico, mental e emocional", explica Marcella. O floral é feito com uma mistura de flores e água, conservada em um tipo específico de álcool. Apesar de estar se popularizando recentemente, os florais já são reconhecidos como terapia complementar pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1956.

Com o floral para gatos ou floral para cachorro, ansiedade, estresse e outros problemas emocionais são amenizados

Ninguém está imune a sensações ruins no dia a dia - nem mesmo os animais. O floral para gatos e cachorros traz os mesmo benefícios que o produto traz para os humanos. "Cada remédio floral está relacionado a uma emoção humana. Sabemos que os animais têm suas emoções muito parecidas com as nossas e, sendo assim, podemos utilizar para eles também ao entendermos seu comportamento", esclarece Marcella. Dessa forma, com o floral para cachorro, ansiedade, medo e até mesmo tristeza podem ser aliviados. O mesmo acontece com os gatos. "Um cão ou gato ansioso ou triste usará a mesma medicação para essas emoções que a gente, levando-o a ultrapassar o medo ou buscar a coragem necessária para enfrentar a situação - assim como nós, mas da forma deles", explica a especialista.

O floral para gatos e cães é indicado para qualquer pet que não esteja em um bom momento emocionalmente

Como explicamos, o floral para cachorro e gato atua principalmente nas emoções dos animais. Por isso, seu uso é indicado em situações em que o emocional não está passando por um bom momento. "Todos os seres já vivenciaram momentos ruins, traumas e medos em sua vida e pode acontecer de alguns indivíduos não lidarem muito bem com determinadas situações. Os florais funcionam bem para equilibrar e trazer bem estar, cada essência de acordo com suas funções", explica Marcella.

Quando o animalzinho não está feliz, é normal que o tutor também fique meio para baixo - afinal, o nosso animal de estimação é como um filho e se ele não está bem, nós também não estamos. Por isso, a especialista dá uma dica: "É muito importante também que o tutor esteja confortável em fazer o tratamento junto com o seu animalzinho. Normalmente, eu trato toda a família, pois há o compartilhamento de emoções entre todos", orienta.


Com o uso do floral para cachorro, ansiedade, medo e tristeza podem ser amenizados
Com o uso do floral para cachorro, ansiedade, medo e tristeza podem ser amenizados

Floral para cachorro que late muito, floral para gatos estressados… conheça os tipos de floral mais comuns

Dentre os tipos de problemas emocionais que podem ser amenizados com floral para cachorro, ansiedade é um dos mais comuns. Porém, existem outros inúmeros tipos de florais que você pode usar no seu animal, seja ele um cão ou um felino. A veterinária Marcella enumerou algumas situações em que é mais recomendado o uso de floral para acalmar cachorro e gato:

  • Irritabilidade
  • Depressão
  • Medo de causas desconhecidas
  • Comportamento retraído por traumas vividos

O cão ou gato que está passando por esses sentimentos costuma apresentar certos comportamentos que podem ser amenizados com o uso dos florais. Por isso, é comum indicar floral para gatos estressados, floral para cachorro que late muito, floral para gato aceitar outro gato novo na casa (ou cão aceitar outro cão), floral para cachorro hiperativo, floral para gatos no cio (alivia a ansiedade comum no período), entre outros. Eles são formulados especialmente com substâncias naturais que vão ajudar a amenizar essa atitude ou sentimento específico.

Você pode oferecer o floral para cachorro e gato de diferentes maneiras

O floral para acalmar cachorro ou gato vem um frasquinho com um bico dosador de gotinhas. Para administrar, você pode dar as gotinhas direto na boca do animal. Porém, a mistura de qualquer tipo de floral para cachorro - ansiedade, estresse, medo, ou outro motivo - pode não ser tão agradável ao paladar. O gosto pode ser pior ainda para gatos, que tem um paladar ainda mais exigente. Para melhorar o sabor do floral para gatos ou cachorros, Marcella diz que a dica é misturar o produto em água. "Normalmente, peço para manipular em água ou glicerina para que não tenha sabor desagradável. Dependendo do tratamento, são 4 a 5 gotinhas de 2 a 3 vezes por dia, onde for mais conveniente: diretamente na boca ou na água para animais de manejo mais difícil". 

Uma outra ideia é misturar o floral para cachorro ou gato com a ração úmida, pois o sabor se mistura ao do sachê. Além disso, a veterinária explica que a hora de administrar o floral também pode ser um momento de conforto para o pet. "Como é uma medicação energética, gosto de passar também um pouco nas patas ou no focinho como um carinho", aconselha.

A duração do tratamento com floral para gatos e cães depende da causa do problema

É muito importante entender que, seja um floral para cio de gato, floral para cachorro hiperativo ou qualquer outro tipo, o objetivo do produto é cuidar do paciente e de suas emoções a um nível energético. Isso significa que seu poder de ação não é imediato como acontece com um fármaco que traz uma melhora em poucos dias ou até mesmo algumas horas depois de ser ingerido. É preciso ter dedicação ao aplicar um floral para gatos ou floral para cachorro. Ansiedade não vai sumir rapidamente, uma vez que tem muitas causas envolvidas. 

O tutor precisa buscar a real origem do problema e fazer as mudanças necessárias para que ele seja, de fato, resolvido. Se o bichano está estressado com a chegada de um pet novo não adianta dar apenas o floral para gato aceitar outro gato sem trabalhar sua socialização também. Por isso, é muito difícil definir por quanto tempo o animal precisará usar o floral. "Isso depende muito da causa primária, da resposta do paciente e da dedicação do tutor, mas o tratamento é longo", explica Marcella.


Existe floral para gatos estressados, ansiosos, que não aceitam a chegada de alguém novo e até mesmo floral para gatos no cio
Existe floral para gatos estressados, ansiosos, que não aceitam a chegada de alguém novo e até mesmo floral para gatos no cio

O floral para acalmar cachorro e gato não traz efeitos colaterais ao pet 

Por se tratar de um método diferente de tratamento tradicional, muitas pessoas têm dúvidas se o floral para cachorro ou gato pode trazer problemas de saúde. Mas pode ficar tranquilo: Marcella explica que não é comum que os florais causem efeitos colaterais. Porém, como qualquer tratamento, não é indicado nenhum tipo de automedicação e é importante ter noção do que está sendo usado. "Não é uma terapia com efeitos colaterais, mas é muito importante saber o que se está fazendo, pois não adianta comprar fórmulas prontas que não servem para o que você ou seu animal precisam. Às vezes, a causa parece uma e, quando o terapeuta vai analisar, é outra bem mais profunda", orienta. Por isso, ela explica que, apesar de não ser obrigatório ter uma prescrição antes de comprar um floral para cachorro ou gato, as farmácias de manipulação normalmente solicitam uma receita. 

Quanto custa um floral para gatos e cães? 

Além de ter origem natural e não trazer efeitos colaterais para o animal, existe uma outra grande vantagem em qualquer produto homeopático, como os florais: o preço é bem mais em conta. Medicamentos tradicionais para cães e gatos podem ser bem caros dependendo da doença que o pet está passando. Mas, como o floral para cachorro e gato tem origem natural, seus valores costumam se manter sempre mais baratos. "Não é um tratamento caro. Cada frasco de fórmula manipulada deve custar em torno de R$25,00 a R$40,00 e dura um mês. É bastante acessível", esclarece Marcella. 

Vale a pena utilizar o floral para cachorro e gato?

Se seu pet está passando por um momento complicado, vale muito a pena considerar a ideia de um floral para gatos ou floral para cachorro. Ansiedade, depressão, estresse e diversos outros problemas emocionais podem ser extremamente complicados para o animal e a possibilidade de um tratamento que não traz muitos efeitos adversos é uma boa escolha. Mas lembre-se de sempre conversar com um especialista para compreender o que está acontecendo com seu animalzinho de estimação e entender qual é o melhor floral para cachorro ou gato no seu caso.

Redação: Maria Luísa Pimenta