close
Saúde

Floral para cachorro e gatos: especialista desvenda tudo sobre o método e quando utilizar

Atualizado · 01 de junho de 2022 · 11h10

Publicado · 31/05/2022 · 19h05

Floral para cachorro e gato são medicamentos homeopáticos que atuam no emocional do pet
Floral para cachorro e gato são medicamentos homeopáticos que atuam no emocional do pet

O floral para cachorro e gato é um medicamento homeopático cada vez mais recomendado por veterinários. A homeopatia é um tipo de tratamento que conta com produtos de origem natural e tem o objetivo de cuidar não só dos sintomas do animal, mas de proporcionar um maior bem estar a todo o organismo do pet. Os florais atuam no campo emocional, ajudando o bichinho a passar por momentos complicados. Utilizando o tipo certo de floral para gatos ou floral para cachorro, ansiedade, estresse e até mesmo medos podem ser amenizados.

Mas você sabe do que é feito um floral, quando ele deve ser utilizado e como administrá-lo? O Patas da Casa conversou com Marcella Vianna, que é médica veterinária e terapeuta holística. Ela contou tudo sobre o tratamento com floral para cachorro e gato e tira todas as dúvidas sobre esse método que vem se popularizando. Confira!

Floral para cachorro e gato: entenda como o tratamento funciona

Os florais - para cachorro, gato ou humano - são medicamentos naturais que têm propriedade energética: "Os florais, sejam eles de quais sistemas forem, são derivados de flores em sua maioria, ou plantas e até mesmo minerais. São essências energéticas que atuam em nosso campo vibracional - ou seja, são medicações energéticas, para tratar nosso físico, mental e emocional", explica Marcella. O floral é feito com uma mistura de flores e água, conservada em um tipo específico de álcool. Apesar de estar se popularizando recentemente, os florais já são reconhecidos como terapia complementar pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1956.

Com o floral para gatos ou floral para cachorro, ansiedade, estresse e outros problemas emocionais são amenizados

Ninguém está imune a sensações ruins no dia a dia - nem mesmo os animais. O floral para gatos e cachorros traz os mesmo benefícios que o produto traz para os humanos. "Cada remédio floral está relacionado a uma emoção humana. Sabemos que os animais têm suas emoções muito parecidas com as nossas e, sendo assim, podemos utilizar para eles também ao entendermos seu comportamento", esclarece Marcella. Dessa forma, com o floral para cachorro, ansiedade, medo e até mesmo tristeza podem ser aliviados. O mesmo acontece com os gatos. "Um cão ou gato ansioso ou triste usará a mesma medicação para essas emoções que a gente, levando-o a ultrapassar o medo ou buscar a coragem necessária para enfrentar a situação - assim como nós, mas da forma deles", explica a especialista.

O floral para gatos e cães é indicado para qualquer pet que não esteja em um bom momento emocionalmente

Como explicamos, o floral para cachorro e gato atua principalmente nas emoções dos animais. Por isso, seu uso é indicado em situações em que o emocional não está passando por um bom momento. "Todos os seres já vivenciaram momentos ruins, traumas e medos em sua vida e pode acontecer de alguns indivíduos não lidarem muito bem com determinadas situações. Os florais funcionam bem para equilibrar e trazer bem estar, cada essência de acordo com suas funções", explica Marcella.

Quando o animalzinho não está feliz, é normal que o tutor também fique meio para baixo - afinal, o nosso animal de estimação é como um filho e se ele não está bem, nós também não estamos. Por isso, a especialista dá uma dica: "É muito importante também que o tutor esteja confortável em fazer o tratamento junto com o seu animalzinho. Normalmente, eu trato toda a família, pois há o compartilhamento de emoções entre todos", orienta.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Com o uso do floral para cachorro, ansiedade, medo e tristeza podem ser amenizados
    Com o uso do floral para cachorro, ansiedade, medo e tristeza podem ser amenizados

    Mais Lidas

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele). 

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Saúde animal

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
    Saúde animal

    Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar

    Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães. 

    Floral para cachorro que late muito, floral para gatos estressados… conheça os tipos de floral mais comuns

    Dentre os tipos de problemas emocionais que podem ser amenizados com floral para cachorro, ansiedade é um dos mais comuns. Porém, existem outros inúmeros tipos de florais que você pode usar no seu animal, seja ele um cão ou um felino. A veterinária Marcella enumerou algumas situações em que é mais recomendado o uso de floral para acalmar cachorro e gato:

    • Irritabilidade
    • Depressão
    • Medo de causas desconhecidas
    • Comportamento retraído por traumas vividos

    O cão ou gato que está passando por esses sentimentos costuma apresentar certos comportamentos que podem ser amenizados com o uso dos florais. Por isso, é comum indicar floral para gatos estressados, floral para cachorro que late muito, floral para gato aceitar outro gato novo na casa (ou cão aceitar outro cão), floral para cachorro hiperativo, floral para gatos no cio (alivia a ansiedade comum no período), entre outros. Eles são formulados especialmente com substâncias naturais que vão ajudar a amenizar essa atitude ou sentimento específico.

    Você pode oferecer o floral para cachorro e gato de diferentes maneiras

    O floral para acalmar cachorro ou gato vem um frasquinho com um bico dosador de gotinhas. Para administrar, você pode dar as gotinhas direto na boca do animal. Porém, a mistura de qualquer tipo de floral para cachorro - ansiedade, estresse, medo, ou outro motivo - pode não ser tão agradável ao paladar. O gosto pode ser pior ainda para gatos, que tem um paladar ainda mais exigente. Para melhorar o sabor do floral para gatos ou cachorros, Marcella diz que a dica é misturar o produto em água. "Normalmente, peço para manipular em água ou glicerina para que não tenha sabor desagradável. Dependendo do tratamento, são 4 a 5 gotinhas de 2 a 3 vezes por dia, onde for mais conveniente: diretamente na boca ou na água para animais de manejo mais difícil". 

    Uma outra ideia é misturar o floral para cachorro ou gato com a ração úmida, pois o sabor se mistura ao do sachê. Além disso, a veterinária explica que a hora de administrar o floral também pode ser um momento de conforto para o pet. "Como é uma medicação energética, gosto de passar também um pouco nas patas ou no focinho como um carinho", aconselha.

    A duração do tratamento com floral para gatos e cães depende da causa do problema

    É muito importante entender que, seja um floral para cio de gato, floral para cachorro hiperativo ou qualquer outro tipo, o objetivo do produto é cuidar do paciente e de suas emoções a um nível energético. Isso significa que seu poder de ação não é imediato como acontece com um fármaco que traz uma melhora em poucos dias ou até mesmo algumas horas depois de ser ingerido. É preciso ter dedicação ao aplicar um floral para gatos ou floral para cachorro. Ansiedade não vai sumir rapidamente, uma vez que tem muitas causas envolvidas. 

    O tutor precisa buscar a real origem do problema e fazer as mudanças necessárias para que ele seja, de fato, resolvido. Se o bichano está estressado com a chegada de um pet novo não adianta dar apenas o floral para gato aceitar outro gato sem trabalhar sua socialização também. Por isso, é muito difícil definir por quanto tempo o animal precisará usar o floral. "Isso depende muito da causa primária, da resposta do paciente e da dedicação do tutor, mas o tratamento é longo", explica Marcella.

    Existe floral para gatos estressados, ansiosos, que não aceitam a chegada de alguém novo e até mesmo floral para gatos no cio
    Existe floral para gatos estressados, ansiosos, que não aceitam a chegada de alguém novo e até mesmo floral para gatos no cio

    O floral para acalmar cachorro e gato não traz efeitos colaterais ao pet 

    Por se tratar de um método diferente de tratamento tradicional, muitas pessoas têm dúvidas se o floral para cachorro ou gato pode trazer problemas de saúde. Mas pode ficar tranquilo: Marcella explica que não é comum que os florais causem efeitos colaterais. Porém, como qualquer tratamento, não é indicado nenhum tipo de automedicação e é importante ter noção do que está sendo usado. "Não é uma terapia com efeitos colaterais, mas é muito importante saber o que se está fazendo, pois não adianta comprar fórmulas prontas que não servem para o que você ou seu animal precisam. Às vezes, a causa parece uma e, quando o terapeuta vai analisar, é outra bem mais profunda", orienta. Por isso, ela explica que, apesar de não ser obrigatório ter uma prescrição antes de comprar um floral para cachorro ou gato, as farmácias de manipulação normalmente solicitam uma receita. 

    Quanto custa um floral para gatos e cães? 

    Além de ter origem natural e não trazer efeitos colaterais para o animal, existe uma outra grande vantagem em qualquer produto homeopático, como os florais: o preço é bem mais em conta. Medicamentos tradicionais para cães e gatos podem ser bem caros dependendo da doença que o pet está passando. Mas, como o floral para cachorro e gato tem origem natural, seus valores costumam se manter sempre mais baratos. "Não é um tratamento caro. Cada frasco de fórmula manipulada deve custar em torno de R$25,00 a R$40,00 e dura um mês. É bastante acessível", esclarece Marcella. 

    Vale a pena utilizar o floral para cachorro e gato?

    Se seu pet está passando por um momento complicado, vale muito a pena considerar a ideia de um floral para gatos ou floral para cachorro. Ansiedade, depressão, estresse e diversos outros problemas emocionais podem ser extremamente complicados para o animal e a possibilidade de um tratamento que não traz muitos efeitos adversos é uma boa escolha. Mas lembre-se de sempre conversar com um especialista para compreender o que está acontecendo com seu animalzinho de estimação e entender qual é o melhor floral para cachorro ou gato no seu caso.

    Redação: Maria Luísa Pimenta

    Anatomia felina: tudo sobre a respiração do gato, funcionamento do sistema respiratório, gripe em gatos e mais

    Próxima matéria

    Anatomia felina: tudo sobre a respiração do gato, funcionamento do sistema respiratório, gripe em gatos e mais

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Grandes

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? 

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana
    Grandes

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Um dos cãezinhos mais surpreendentes é o Cane Corso. Embora ele não seja tão popular quanto outras raças de cachorro grande, como o Labrador e o Golden Retriever, o Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente do doguinho, mas só quem convive com um Cane Corso sabe como estes cães são adoráveis e carinhosos.

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais
    Raças

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais

    O gato Himalaia é, sem dúvidas, uma das raças mais queridinhas e desejadas pelos amantes de felinos. Ele reúne em sua genética a mistura de outras duas raças que são muito populares: o gato Persa e o Siamês. Ou seja, é carisma e fofura em dose dupla! Além disso, esse gatinho tem uma personalidade super dócil e tranquila, sendo a companhia perfeita para quem sempre sonhou em ter um bichinho de estimação. Se esse é o seu caso, ou se você já tem um gato do Himalaia e quer conhecer tudo sobre ele, essa matéria vai te ajudar bastante. 

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)
    Pequenos

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)

    Dentre tantas raças de cachorro que existem pelo mundo, uma que certamente merece destaque é o Bichon Frisé. Esse pequeno cãozinho já é capaz de conquistar vários admiradores só por causa da sua aparência fofinha e felpuda, mas não é só isso que chama a atenção na raça: o cachorro Bichon Frisé também é super carismático e afetuoso. Por isso, é bem difícil não se apaixonar por ele. 

    Ver Todas >

    Cio de cachorro: 6 curiosidades comportamentais sobre a fêmea nesse período
    Saúde animal

    Cio de cachorro: 6 curiosidades comportamentais sobre a fêmea nesse período

    Durante o cio de cadela, a cachorra passa por algumas mudanças comportamentais. Isso acontece porque nesse período há um aumento nos níveis de hormônios, o que acaba influenciando diretamente o comportamento da cachorra. Assim, o momento do cio de cachorro fêmea acaba sendo um momento sensível tanto para ela quanto para o tutor. Entender o que se passa com a cadela no cio é o primeiro passo para aprender a lidar melhor com o pet nesse período.

    Gato com diarreia: o que fazer?
    Saúde animal

    Gato com diarreia: o que fazer?

    O gato com diarreia é motivo de preocupação, pois este é um forte indicativo de que algo não vai bem no sistema digestivo do seu felino. A diarreia em gatos pode atingir desde o filhote ao gato adulto e saber como prevenir ou agir neste momento, até a próxima visita ao veterinário, pode ajudar o seu pet a lidar com esse problema que pode ser muito desagradável aos felinos e tutores. O Patas da Casa reuniu algumas informações muito importantes para ajudar você, que busca evitar mais sofrimento ao felino, mas não sabe oque fazer ao ver seu gato com diarreia.

    Fezes de cachorro com gosma: o que pode ser?
    Saúde animal

    Fezes de cachorro com gosma: o que pode ser?

    Normalmente, o cocô de cachorro apresenta uma coloração amarronzada e consistência firme. Quando sua aparência se torna diferente, é importante ligar o sinal de alerta. Um dos problemas mais observados é a presença de sangue nas fezes do cachorro. Porém, existe outra condição comum que chama a atenção: as fezes de cachorro com gosma. Existem diversos motivos por trás dessa condição. Muitas vezes, as fezes de cachorro com muco são apenas consequência de mudanças alimentares. 

    Infecção no pênis de cachorro: o que é, quais as causas e o que fazer
    Saúde animal

    Infecção no pênis de cachorro: o que é, quais as causas e o que fazer

    Devido a sua sensibilidade e exposição, o pênis de cachorro, sem um cuidado e higiene adequados, pode desenvolver algumas infecções. Além de ocasionar graves ferimentos ao órgão do animal, esses males podem comprometer o pênis do cachorro e trazer muita dor, principalmente no momento de urinar. Para evitar este sofrimento ao seu pet, é importante inspecionar a saúde geral do animal.

    Ver Todas >