O Poodle — ou cachorro "Puldo", como alguns chamam — ganhou fama por ser uma das raças de cachorro mais queridas por celebridades e, por isso, tem se tornado cada vez mais popular. Muitas pessoas tem vontade de ter esse cãozinho inteligente e alegre em sua casa, e o que não faltam são motivos para isso. Então, se você também está pensando em adotar cachorro ou tem interesse em conhecer mais sobre essa raça tão charmosa, separamos 21 informações importantes sobre o filhote de Poodle (com dicas de como cuidar de um Poodle!).

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) A cor da pelagem do Poodle filhote não muda quando cresce

A cor do filhote de Poodle se mantém a mesma quando o cãozinho chega na fase adulta, ao contrário de algumas raças que sofrem mudanças nesse período. O que pode acontecer, às vezes, é a tonalidade clarear um pouco, mas não é nada muito significativo. Ou seja, um Poodle toy marrom continua sendo marrom quando fica adulto, assim como o Poodle filhote preto continua sendo preto.

2) Já a pelagem do filhote de Poodle pode sofrer alterações quando ele cresce

Já dentre os tipos de Poodle, pelo liso pode ser uma possibilidade quando o cachorro ainda é filhote. No entanto, o pelo sofre modificação quando ele cresce. Ou seja, no Poodle, pelo liso só acontece quando ele acabou de nascer, mas posteriormente o animal fica com os fios enroladinhos. Por isso, não se espante se encontrar um Poodle do pelo liso preto, pois é provável que ele ainda seja um filhotinho, mas logo vai virar encaracolado.

3) A melhor hora de adestrar o Poodle é enquanto são filhotes

O cachorro Poodle está em segundo lugar na lista de raças de cachorros mais inteligentes, ficando atrás apenas do Border Collie. Eles conseguem aprender muito rápido e por isso são excelentes candidatos ao adestramento. Mas quanto antes começar, melhor! Quando filhote, Poodle pega os comandos com ainda mais rapidez.

O Poodle filhote é capaz de assimilar comandos, truques e tudo o que você ensinar com muita facilidade, mesmo com a pouca idade. Por isso, o ideal é que o adestramento comece desde cedo para explorar os estímulos do animal e estabelecer limites.

4) O filhote de Poodle só pode ir para casa depois de 2 meses

O cachorro da raça Poodle precisa conviver com a mãe e os irmãos durante os dois primeiros meses de vida. Isso porque a alimentação dos filhotes deve ser baseada exclusivamente na amamentação durante esse período. Além do mais, esse contato com os irmãos e a mãe é o primeiro contato social do cãozinho, que também é importante para o desenvolvimento dele.

5) A alimentação do filhote de Poodle é diferente da fase adulta

Cada fase da vida do cachorro requer uma alimentação específica, e com o Poodle filhote isso não é diferente. O ideal é que sejam oferecidos alimentos que atendam às necessidades nutricionais do animal dessa faixa etária, sempre respeitando as quantidades indicas para a idade. Por isso, aposte em uma ração para cachorro filhote de Puldo!

6) O cachorro Poodle filhote é muito carente nos primeiros meses

O Poodle enquanto é filhote costuma ser muito apegado ao tutor. Eles odeiam ficar sozinhos e querem atenção o tempo todo. Durante essa fase, o melhor a se fazer é estar presente, mas sempre impondo limites. Para o Poodle, valor da família é muito importante. Uma dica também é, se possível, adotar dois filhotes de Poodle de uma vez para um fazer companhia ao outro.

7) Poodle é uma ótima opção para quem tem alergia

Os pelos do Poodle são encaracolados, então raramente caem e se espalham pela casa, fazendo sujeira. Por isso, o filhote de Poodle é uma ótima opção para quem quer adotar um doguinho, mas sofre com alergia, já que as quedas de pelo não vão ser tão intensas.

8) Por outro lado, o cachorro Poodle sofre muito com alergia

Por mais que o Poodle seja considerado hipoalergênico para humanos, essa é uma raça que costuma ter muita alergia. De uma maneira geral, esses cãezinhos sofrem com o problema até 20% a mais do que os outros cachorros, principalmente por alergias de contato, pulgas, bactérias e inalantes. 

9) O filhote de Poodle também tende a ter hipoglicemia

Filhotes de raças pequenas no geral costumam ser propensos a quadros de hipoglicemia - isto é, quando os níveis de açúcar no sangue caem de forma rápida e até mesmo perigosa. Com o Poodle não é diferente. Fique atento aos sinais de fraqueza, tontura, sonolência que surge do nada e tropeço ao andar. Caso haja qualquer suspeita, não hesite em levá-lo ao veterinário.

Fotos de cachorrinhos Poodle

Filhote de Poodle brancoQuatro filhotes de Poodle marronsFilhote de Poodle bege com bolinha laranja na bocaFilhote de Poodle preto pelo lisoFilhote de Poodle marrom ao ar livreFilhote de Poodle dormindo

10) O filhote de Poodle Toy não cresce muito quando vira adulto

Existem quatro tipos de Poodle: gigante, médio, anão e toy. Eles são chamados também, respectivamente, de Poodle 4, Poodle, 3, Poodle 2 e Poodle 1. Enquanto os três primeiros crescem normalmente, o filhote de Poodle toy e o Poodle toy adulto possuem praticamente o mesmo tamanho, em torno de 24 a 28 cm. Parecem cachorrinhos de brinquedo! 

11) Os cuidados com os pelos do Poodle devem começar desde cedo

O lindo pelo encaracolado, grosso e longo do Poodle vai precisar de cuidados a vida inteira para ter uma pelagem saudável. Portanto, é ideal que os filhotes já se acostumem com isso desde pequenos. Para facilitar o processo de adaptação, nossa dica é manusear e cuidar da pelagem com banho e tosa de Poodle regular. Mas lembre-se: os banhos não são indicados nos primeiros meses de vida do cachorro Puldo, então espere um tempo antes de incluí-los na rotina de cuidados com o pet. 

12) Prepare-se para brincar muito com o filhote de Poodle

Os filhotes de Poodle possuem bastante energia e são muito brincalhões. Eles gostam de estar sempre fazendo algum tipo de atividade e se divertindo. Portanto, se você quer adotar um cachorro Poodle, saiba que vai precisar ter muita energia para acompanhar seu ritmo.

13) Por que Poodle late tanto?

Os latidos de cachorro podem ser frequentes nas raças de Poodle, principalmente quando o animal não recebe todos os estímulos físicos e/ou mentais de que precisa. No entanto, vale lembrar também que os cães costumam latir como uma forma de comunicação com os humanos e com outros animais. Por isso, é importante tentar entender o que o animal quer dizer.

14) Como deixar um Poodle feliz?

Não é difícil deixar um cachorro feliz, seja ele um filhote de Poodle ou não. Os cães precisam de uma boa alimentação, atenção, carinho, passeios e outras atividades na rotina para garantir o bem-estar. Isso inclui brincadeiras dentro do apartamento e até esportes. No caso dos Poodles, a natação é muito indicada, pois a raça tem muita afinidade com ambientes aquáticos.

 

 

@toypoodlebear HIIIII it’s me ❤️ #iampoodlebear #poodle #トイプードル #poedel #teddybear #poodlelover #toypoodle #fyp #dogtok #toypoodles #toypoodlesoftiktok #dogsoftiktok #dogs #fyp #fypシ #fypage #fypシ゚viral #fypp ♬ Its me - Puff Puff

15) Onde o Poodle gosta de carinho?

Os principais locais onde cachorro gosta de carinho são na região do pescoço, peitoral, logo abaixo das orelhas e na barriga. Com o Poodle, isso não é muito diferente, até mesmo quando ele é filhote. Caso você não tenha muita familiaridade ainda com o animal, as regiões mais indicadas são o topo da cabeça e a parte de trás do pescoço. 

16) O que um filhote de Poodle pode comer?

Sobre a alimentação de filhotes, logo nas primeiras semanas de vida o Poodle recém-nascido precisa do leite materno ou fórmulas artificiais, que contêm todos os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável. Só mais tarde ele passa a comer alimentos sólidos e, nesse caso, as rações específicas para filhotes são as mais indicadas.

17) Quantas vezes por dia devo alimentar meu filhote de Poodle?

A frequência da alimentação dos filhotes de cachorro vai depender da idade dele. Um filhote de Poodle recém-nascido vai apenas mamar, mas a partir de 2 meses ele já pode iniciar a alimentação sólida com a ração, seguindo a lógica:

  • 2 meses: 5 vezes ao dia
  • 3 meses: 4 vezes ao dia
  • 4 a 6 meses: 3 vezes ao dia
  • 6 meses em diante: 2 vezes ao dia

18) Quantos meses o Poodle cresce?

Depende do porte do Poodle. Cachorro pequeno, como o toy ou anão, costumam crescer até os oito ou dez meses. Já o cão médio pode crescer até 12 meses. Por outro lado, um cachorro "Pudo" gigante costuma demorar até 24 meses para ter a estatura definida.

19) Quando um Poodle deixa de ser filhote?

O filhote de Poodle pode atingir a maturidade entre 10 e 24 meses de vida. O que vai determinar isso ao certo é o porte do Puldo: cachorro grande demora mais a desenvolver a maturidade sexual, enquanto cães pequenos entram nessa fase mais rapidamente. .

20) Poodle filhote deve ser vacinado e vermifugado logo nos primeiros meses

Assim como qualquer cachorro filhote, Poodle precisa tomar todas as vacinas obrigatórias a partir de 45 dias de vida e o vermífugo a partir de 15 dias. Inclusive, para quem não sabe se a vacina do cachorro é antes ou depois do vermífugo, a resposta é depois! É importante respeitar o intervalo entre as doses corretamente, e se houver qualquer atraso o ciclo vacinal precisa ser recomeçado.

21) Qual é o valor de um filhote de Poodle?

O preço de um filhote de Poodle varia entre R$ 1.000 e R$ 6.000, de acordo com os principais canis do país. O valor vai depender do tamanho da raça, sexo, cores e linhagem genética. Um filhote de Poodle preto pelo liso, por exemplo, costuma ter um valor diferente do de um Poodle branquinho. Já um Poodle preto e branco, que não é reconhecido oficialmente, pode ser mais barato.

Além disso, para adquirir um Poodle filhote, preço pode variar conforme o tamanho. Um Poodle toy filhote tende a ser mais caro do que um filhote de Poodle médio ou anão. Isso porque as "mini raças" costumam ser muito valorizadas nos grandes centros urbanos. Em todo caso, para ter um Poodle, preço não deve ser muito abaixo da média.

Antes de fechar a compra, lembre-se de procurar um canil de cachorro de confiança! Outra possibilidade é procurar filhotes de Poodle para adoção por meio de ongs, conhecidos e redes sociais.

Publicado originalmente em: 14/05/2021

Atualizado em: 22/12/2023