Filhotes

Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

O filhote de cachorro chorando à noite é muito comum, mas a explicação para o comportamento é compreensível
O filhote de cachorro chorando à noite é muito comum, mas a explicação para o comportamento é compreensível

A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

A explicação é bem compreensível e você precisa de paciência para lidar com a situação. Confira abaixo os motivos que desencadeiam o filhote de cachorro chorando e saiba o que fazer para amenizar isso.

Afinal, qual a explicação para o filhote de cachorro chorando?

O filhote de cachorro é como um bebê, muito dependente e frágil. Até se mudar para o novo lar, a única vida que ele conhece é aquela perto da mãe e irmãozinhos. A separação, principalmente quando é precoce, causa uma confusão na cabeça do animal: uma nova caminha, cheiros diferentes, pessoas que ele teve pouco ou nenhum contato, uma casa desconhecida. Nessa adaptação, o filhote pode ficar assustado, ansioso e se sentir desamparado. É aí que ocorre o trauma da separação, que se manifesta com longas horas de choro e gemidos. Outras possíveis causas para o cachorro filhote chorando à noite são frio, energia acumulada ou a necessidade inesgotável de receber carinho.

Não desista de primeira: o cachorro filhote precisa se adaptar ao novo mundo

É bom que a chegada do filhote na nova casa seja pela manhã para que ele tenha mais tempo para brincar e entender a dinâmica dessa novidade. O ideal é que a separação da ninhada ocorra depois dos 60 dias (cerca de dois meses) de vida, quando já ocorreu o desmame e o animal está mais independente, mas não é sempre que isso acontece.

Acredite: existem pessoas que desistem logo na primeira noite e devolvem o animal. O princípio básico para ter um pet é paciência, ainda mais se estamos falando de um filhote de cachorro. Eles podem dar muito trabalho e precisam ser educados e socializados da maneira correta. A dica primordial é não desistir de primeira. Separamos algumas atitudes podem ajudá-lo nesse processo de adaptação:

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Cachorro filhote chorando à noite: você pode usar algumas táticas para deixá-lo mais confortável no novo lar
    Cachorro filhote chorando à noite: você pode usar algumas táticas para deixá-lo mais confortável no novo lar

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Nomes para gatas: confira uma lista com 100 sugestões para chamar a sua gatinha
    Adote um animal

    Nomes para gatas: confira uma lista com 100 sugestões para chamar a sua gatinha

    Na hora de adotar um gato, existe uma série de fatores que devem ser levados em consideração, entre eles como você chamará o animal. Quando se trata de nomes para gatas, é comum que as opções mais fofas e meigas sejam as favoritas entre os tutores. Mas a verdade é que existem centenas de opções de nomes para gatos fêmeas que podem entregar as características físicas e, principalmente, a personalidade da nova integrante da família. 

    1) Coloque uma roupa sua na caminha do filhote de cachorro

    Muitas vezes, o filhote de cachorro sente falta de um cheiro conhecido na hora de dormir. Uma dica é deixar uma roupa que você usou para brincar com ele na caminha. Isso pode fazer com que o cãozinho se sinta menos sozinho. Você também pode deixar vários bichinhos de pelúcia para criar a sensação de estar acompanhado.

    2) Deixe o som ligado com músicas calminhas

    É comprovado cientificamente que algumas canções são capazes de acalmar os cães e gatos em situações de medo ou agitação. Nos primeiros dias, deixe um som ligado no ambiente com músicas para cachorro. É importante que não seja muito alto, pois a audição deles é mais aguçada do que a nossa.

    3) Gaste muito a energia do filhote antes dele dormir

    Muitas vezes, o cachorro chorando à noite é puro tédio. Uma dica muito válida é cansar bastante o animal para que ele nem lembre que está sozinho. Brincadeiras com bolinha são válidas e, se ele já tiver tomado todas as vacinas, você também pode fazer um passeio antes de colocá-lo na cama. As refeições também precisam ser feitas com pelo menos 1h de antecedência para dar tempo do alimento ser digerido.

    4) Aqueça a caminha do filhote de cachorro

    Os filhotinhos são acostumados a dormirem aninhados e perto da mãe. Nos primeiros dias em um ambiente diferente, ele pode sentir falta desse acolhimento. Então, antes de colocá-lo na caminha, vale aquecer a cama com um secador em temperatura morna ou colocar uma bolsa de água quente embaixo da cama (só tenha cuidado com a temperatura para não correr o risco de queimar o animal).

    Cachorro filhote chorando à noite: devo correr para acalmá-lo toda vez?

    Antes de tudo, você precisa identificar a causa do cachorro filhote chorando. Ele pode estar com fome, dor ou frio? Se sim, é aconselhável que você vá ajudá-lo para aliviar esse desconforto. Agora se o cãozinho está querendo apenas chamar a sua atenção, a atitude precisa ser diferente para não recompensar esse comportamento. A gente sabe que é difícil resistir ao chamado de um filhotinho, mas se você correr para acolher o animal toda vez que ele chorar, logo ele entenderá que pode usar essa artimanha sempre para ganhar carinho e atenção. Você pode ir até ele quando o choro parar, assim ele vai assimilar que não adianta fazer manha.

    Levar o cachorrinho para dormir perto de você não é um problema, mas você precisa ter cuidado para que ele não se acostume. Se isso fizer parte da rotina, mais tarde ele pode sofrer bastante se, por algum motivo, tiver que dormir em outro cômodo ou ambiente longe de você.

    Redação: Luana Lopes

    Airedale Terrier: conheça algumas características do cãozinho de origem inglesa

    Próxima matéria

    Airedale Terrier: conheça algumas características do cãozinho de origem inglesa

    Filhote de cachorro: de ração a brinquedos, tudo o que você precisa saber sobre os primeiros dias em casa
    Filhotes

    Filhote de cachorro: de ração a brinquedos, tudo o que você precisa saber sobre os primeiros dias em casa

    Dar as boas-vindas a um filhote de cachorro em casa é sempre um momento especial e cheio de expectativa. Mesmo assim, não dá para negar que, junto com toda a empolgação, surgem as dúvidas em relação às necessidades do animal. Afinal de contas, um cachorro filhote é quase tão dependente do dono nos primeiros meses de vida quanto um bebê e essa responsabilidade te atinge com tudo no formato de perguntas: qual a melhor ração para cachorro filhote, quando dar o remédio de verme, quais vacinas, como adestrar e educar um filhote… Para te ajudar nessa fase, nós juntamos num lugar só tudo o que você precisa saber sobre os primeiros momentos do filhotinho na sua casa. Dá uma olhada!

    Como fazer roupa de cachorro para os dias frios? Veja 3 dicas fáceis para colocar em prática
    Cuidados

    Como fazer roupa de cachorro para os dias frios? Veja 3 dicas fáceis para colocar em prática

    O cachorro sente frio e calor com as mudanças de temperatura. Neste caso, a roupa para cachorro é uma grande aliada para amenizar a situação nos meses mais frios. Mas, antes de ir em busca da peça no pet shop mais próximo, saiba que é possível fazer uma em casa. Com blusas, meias, calças legging e até mesmo moletons que você não usa mais, é possível montar uma roupa de cachorro bonita, barata e personalizada para o seu amigo.

    5 dicas para amenizar o calor do seu cachorro nos dias mais quentes
    Cuidados

    5 dicas para amenizar o calor do seu cachorro nos dias mais quentes

    Que cachorro sente calor a gente sabe, até porque ignorar o verão é impossível em algumas partes do país. O que muita gente não sabe é como aliviar a situação do cachorro com calor para que ele passe pelos dias e meses mais quentes do ano de forma confortável e sem passar mal. Tosar cachorro não é a única opção de refresco para o seu amigo: dá uma olhada nessas cinco dicas de como você pode amenizar o calor para o animal e fazer com que ele chegue na próxima estação sem sofrer!

    Seu cachorro só faz necessidades na rua? Veja 5 dicas de um adestrador para o animal fazer xixi e cocô em casa
    xixi

    Seu cachorro só faz necessidades na rua? Veja 5 dicas de um adestrador para o animal fazer xixi e cocô em casa

    Muitos cachorros domésticos são acostumados a fazer suas necessidades apenas na rua. Alguns tutores preferem acostumar os amiguinhos peludos assim por questões de higiene e limpeza e aproveitam para passear com os animais na hora de fazer xixi e cocô. Mas, nesse período de isolamento social e quarentena, pode não ser uma boa ideia levar seu cão para a rua. Uma alternativa para isso é acostumar seu cachorro a fazer as necessidade dentro de casa, em um local selecionado por isso. Para quem não sabe como fazer isso, o Patas da Casa conversou com o Max Pablo, passeador e adestrador de cães, que contou 5 dicas para fazer a adaptação.

    Ver Todas >

    Adotar cachorro: 5 coisas essenciais que você precisa se programar antes de levar um pet para casa
    Adote um animal

    Adotar cachorro: 5 coisas essenciais que você precisa se programar antes de levar um pet para casa

    A adoção animal é um ato de amor muito importante, principalmente porque o número de cães abandonados e resgatados de maus-tratos é bem grande no Brasil. Portanto, se você deseja aumentar a família com um bichinho de quatro patas, considere a adoção. Apesar de ser um lindo gesto, adotar cachorro demanda muita responsabilidade, por isso, é importante não se precipitar. 

    Nomes para Shih Tzu: veja uma lista com 150 opções para chamar o cãozinho
    Adote um animal

    Nomes para Shih Tzu: veja uma lista com 150 opções para chamar o cãozinho

    O cachorro Shih Tzu é companheiro, carinhoso e com um temperamento fácil de lidar. Não à toa que é considerada uma das raças de cachorro pequeno mais dóceis. Esse doguinho de origem chinesa é um queridinho dos lares brasileiros e até faz parte do ranking de raças mais populares no país. Na hora de nomear um cãozinho, é importante levar em consideração alguns fatores, como a personalidade e até características físicas do animal. 

    Saiba tudo sobre a raça Devon Rex: origem, personalidade, cuidados e muito mais
    Adote um animal

    Saiba tudo sobre a raça Devon Rex: origem, personalidade, cuidados e muito mais

    Pensa em um gatinho brincalhão e cheio de energia: esse é o Devon Rex. Embora essa não seja uma das raças de gato mais populares entre os brasileiros, é praticamente impossível conhecer um Devon Rex e não se apaixonar por ele. Além de ser um grande companheiro, o comportamento do gato desta raça é bastante peculiar e muitas pessoas até chegam a comparar o bichano com um cachorro. Para conhecer mais a fundo este peludinho, é só dar uma olhada no guia que preparamos com tudo que você precisa saber sobre o Devon Rex Cat.

    Quais são as raças de cachorro pequeno mais dóceis?
    Adote um animal

    Quais são as raças de cachorro pequeno mais dóceis?

    Nada nesse mundo é melhor do que ter um cachorro companheiro e que se adapta bem a qualquer situação. Os cachorros pequenos são muito requisitados nesse sentido, principalmente por pessoas que moram em apartamentos ou casas pequenas. Além disso, muitas vezes eles se tornam a companhia ideal para crianças e idosos, justamente porque são menos "brutos" nas brincadeiras. 

    Ver Todas >