O cachorro filhote chorando é uma situação comum de ocorrer, pois se acostumar com um espaço completamente novo é uma tarefa muito difícil. A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o filhote chorando à noite. O que fazer? A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba que esse comportamento é muito normal. A explicação é bem compreensível e você precisa de paciência para lidar com a situação. Confira abaixo os motivos que desencadeiam o comportamento e saiba o que fazer para cachorro filhote parar de chorar.

O que deixa o cachorro recém-nascido chorando?

Os filhotes de cachorro são como bebês, muito dependentes e frágeis. Até se mudar para o novo lar, a única vida que eles conhecem é aquela perto da mãe e irmãozinhos. Por isso, um dos motivos para o filhote de cachorro chorando é porque ele simplesmente está estranhando tantas mudanças na sua rotina. Uma nova caminha, cheiros diferentes, pessoas que ele teve pouco ou nenhum contato, uma casa desconhecida... tudo isso afeta o cãozinho. Além disso, outras possíveis causas para o choro de cachorro filhote são:

  • ansiedade de separação;
  • saudades da mãe;
  • estranhamento com nova situação;
  • fome;
  • falta de atenção;
  • dores ou desconfortos físicos.

Nessa adaptação, o filhote pode ficar assustado, ansioso e se sentir desamparado. É aí que ocorre o trauma da separação, que se manifesta com longas horas de choro e gemidos. Outras possíveis causas para o filhote chorando são frio, energia acumulada ou a necessidade inesgotável de receber carinho.

Como fazer cachorro parar de chorar: não desista de primeira

É bom que a chegada do filhote na nova casa seja pela manhã para que ele tenha mais tempo para brincar e entender a dinâmica dessa novidade. O ideal é que a separação da ninhada ocorra depois dos 60 dias (cerca de dois meses) de vida, quando já ocorreu o desmame e o animal está mais independente, mas não é sempre que isso acontece.

Acredite: existem pessoas que desistem logo na primeira noite e devolvem o animal. O princípio básico para ter um pet é paciência, ainda mais se estamos falando de um filhote de cachorro recém nascido chorando muito. Eles podem dar muito trabalho e precisam ser educados e socializados da maneira correta. A dica primordial é não desistir de primeira. Separamos algumas atitudes podem ajudá-lo nesse processo de adaptação e como fazer filhote parar de chorar:


Como fazer o filhote parar de chorar à noite: pelúcia é um dos segredos para isso
Como fazer o filhote parar de chorar à noite: pelúcia é um dos segredos para isso

1) O que fazer quando o filhote chora à noite: colocar roupa do tutor na caminha é uma dica

Muitas vezes, o filhote chorando sente falta de um cheiro conhecido na hora de dormir. Mas não se preocupe: esse também pode ser um dos segredos de como fazer o cachorro parar de chorar à noite. Uma dica é deixar uma roupa que você usou para brincar com ele na caminha. Isso pode fazer com que o cão se sinta menos sozinho. Você também pode deixar vários bichinhos de pelúcia para criar a sensação de estar acompanhado - outra ótima estratégia de como fazer o filhote parar de chorar.

2) Como fazer filhote de cachorro dormir a noite toda: deixe o som ligado com músicas calminhas

Para evitar situações como o cachorro novo chorando, que tal promover um ambiente ainda mais acolhedor e tranquilo para ele? É comprovado cientificamente que algumas canções são capazes de acalmar os cães e gatos em situações de medo ou agitação. Nos primeiros dias, deixe um som ligado no ambiente com músicas para cachorro. É importante que não seja muito alto, pois a audição deles é mais aguçada do que a nossa e um som muito estridente pode o efeito reverso: ao invés de aprender como fazer o cachorro parar de chorar, a música pode se tornar um gatilho para tal comportamento..

3) Como fazer cachorro filhote dormir: gaste muito a energia do filhote antes dele dormir

Muitas vezes, o cachorro chorando à noite é puro tédio. Uma dica muito válida é cansar bastante o animal para que ele nem lembre que está sozinho. Brincadeiras com bolinha de cachorro são válidas e, se ele já tiver tomado todas as vacinas, você também pode fazer um passeio antes de colocá-lo na cama. As refeições também precisam ser feitas com pelo menos 1h de antecedência para dar tempo do alimento ser digerido. Assim, o doguinho consegue pega no sono bem rápido e o tutor nem precisa se preocupar com dicas de como fazer filhote parar de chorar.

4) Filhote chorando à noite: o que fazer? Aqueça a caminha

Os filhotinhos são acostumados a dormirem aninhados e perto da mãe, e a falta disso pode deixar o cachorro filhote chorando à noite. O que fazer? A gente te ajuda: nos primeiros dias em um ambiente diferente, ele pode sentir falta desse acolhimento. Então, antes de colocá-lo na caminha para cachorro, vale aquecer a cama com um secador em temperatura morna ou colocar uma bolsa de água quente embaixo da cama (só tenha cuidado com a temperatura para não correr o risco de queimar o animal).

Como fazer filhote de cachorro parar de chorar: será que o tutor deve correr para acalmá-lo?

Antes de tudo, você precisa identificar a causa do cachorro novo chorando. Ele pode estar com fome, dor ou frio? Se sim, é aconselhável que você vá ajudá-lo a aliviar esse desconforto. Agora se o cãozinho está querendo apenas chamar a sua atenção, a atitude precisa ser diferente para não recompensar esse comportamento. A gente sabe que é difícil resistir ao chamado de um filhotinho, mas se você correr para acolher o animal toda vez que ele chorar, logo ele entenderá que pode usar essa artimanha sempre para ganhar carinho e atenção. Você pode ir até ele quando o choro parar, assim ele vai assimilar que não adianta fazer manha.

Levar o cachorrinho para dormir perto de você não é um problema, mas você precisa ter cuidado para que ele não se acostume. Se isso fizer parte da rotina, mais tarde ele pode sofrer bastante se, por algum motivo, tiver que dormir em outro cômodo ou ambiente longe de você. Mesmo que para muitos levar o filhote chorando à noite para cama pareça a solução perfeita, o tutor deve pensar se vai querer que aquilo se torne recorrente. Se você não quer que dormir com o cachorro seja um hábito, o ideal é não fazer isso. Após o pet se acostumar com o sono junto do tutor é difícil fazê-lo desapegar. As mudanças de hábito podem afetar o cãozinho psicologicamente. Por isso, caso não queira dormir com o cachorro futuramente, não é recomendado fazer isso para acalmá-lo. 

Redação: Luana Lopes e Hyago Bandeira

Publicada originalmente em: 21/02/2020
Atualizada em: 26/10/2021