As feridas em gatos podem ser muito comuns. Quando percebemos um machucadinho nos felinos, as pesquisas na internet podem nos levar para resultados que, muitas vezes, não condizem com a realidade. Arranhões decorrentes de brigas, acne felina, alergias e até doenças mais graves, como a esporotricose ou dermatite atópica, podem ser a causa dos machucados. Em todos os casos, o bem-estar e a saúde do gato podem ser prejudicados. Para te ajudar a identificar o que pode ser a causa das feridas em gatos, preparamos um material com os tipos mais comuns e cuidados que o seu gatinho precisa. Mas, lembre-se: o ideal é sempre procurar um veterinário ao perceber algo diferente no corpo do seu bichano. 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Feridas em gatos: esporotricose felina é um problema muito grave

Todo tutor de gatinhos já ouviu falar dessa doença, que em muitos casos leva a óbito pela intensidade das feridas no gato. A esporotricose felina se desenvolve a partir do fungo Sporothrix Schenckii, que está presente no solo e na natureza (cascas de árvores e até mesmo roseiras). Por isso, durante muito tempo, a esporotricose ficou conhecida como “doença dos jardineiros”, pois também afeta os humanos. 

Ao entrar em contato com um gato com esporotricose é necessário tomar alguns cuidados, entre eles o de não misturar o animal infectado com outros saudáveis. Também é bom evitar o contato físico com o animal se você estiver com alguma ferida no corpo, como arranhões ou machucados expostos. 

Existem três fases na esporotricose: cutânea, linfocutânea e disseminada. No caso dos gatinhos, o tratamento precisa ser feito o mais rápido possível, pois a doença costuma progredir com rapidez para a fase disseminada, onde o animal fica com muitas lesões pelo corpo, dificuldade de respirar e até anorexia, já que não consegue se alimentar por causa da dor. 

Veja algumas fotos de feridas em gatos. ATENÇÃO: Imagens fortes!

 

 

Atenção! Imagens fortes a seguirRemédio caseiro para ferida de gato não existe! Leve sempre o seu bichano ao veterinário!Feridas em gatos podem ser decorrentes da esporotricose felina. Preste atenção no surgimento de machucadinhos no pelo e no rosto de seu animalFeridas em gatos: esporotricose progride com rapidez, por isso o tratamento deve ser imediato!Ferida na orelha do gato também é uma marca da doença, que compromete toda a saúde e bem-estar do bichinhoA esporotricose felina pode chegar a casos muito graves. Feridas em gatos precisam ser tratadas com medicamentos específicos e, em alguns casos, até antibióticos

 

Briga de gato pode causar abscessos pelo corpo do animal

 

É muito comum que após uma briga de gato o corpo do animal produza um abscesso, uma inflamação com pus, avermelhada e que causa bastante dor. Como uma “bolha”, essa ferida é uma reação do corpo para a inflamação presente e não deve ser estourada por humanos. O nódulo é sensível e se estourado, pode infeccionar e acabar ocasionando uma ferida bem maior do que a que já existia. No caso dos abscessos, o antibiótico pode ajudar a diminuir o machucado e acelerar o processo de regeneração e cicatrização do corpo.

É normal que os abcessos estourem sozinhos, e quando isso acontece, eles liberam um odor ruim e característico, mas é normal e não há nada a ser feito. Deve-se, após romper o abcesso, colocar uma gaze para estancar o líquido e o pus, mas nem sempre é recomendado o uso de pomadas. Por ser uma reação normal do corpo a uma infecção, a cicatrização ocorre sem necessidade de muitas intervenções externas. 

Ácaros podem causar feridas na orelha do gato

O ácaro é um parasita bem comum na vida dos gatos. Podem ser grandes inimigos dos felinos, principalmente por se estabelecerem na região do ouvido, gerando incômodo e coceira. A ferida na orelha do gato pode ser na área interna ou externa, por isso é importante buscar ajuda médica se perceber algum comportamento diferente no seu bichano: se ele estiver coçando a orelha excessivamente ou balançando a cabeça já é um alerta. Como explica Rodrigo, é a partir desse diagnóstico que ele pode prescrever medicamentos para uso tópico ou de aplicação direta e imediata na pele ou pelo. O tratamento também pode ser feito com antibióticos e anti-inflamatórios.

Pulgas e carrapatos em gatos também podem causar feridas em gtos

Os gatinhos também podem ser afetados pelas pulgas e carrapatos, assim como os cachorros. No caso dos felinos, os parasitas geram coceira excessiva e faz com que se machuquem para aliviar. No caso de um gato com ferida no pescoço, por exemplo, uma das hipóteses pode ser o machucadinho feito na tentativa de expulsar a pulga. Felinos são flexíveis demais e não medem esforços para se livrar de algo que os cause desconforto. Ah, e em caso de feridas abertas, vale a pena fazer uma descontaminação do ambiente para evitar que os carrapatos e as pulgas coloquem larvas na ferida.

É também importante prevenir as pulgas e o carrapatos para evitar a Ehrlichiose Felina e a Barbesiose, popularmente conhecidas como doença do carrapato - sim, ela também pode afetar os felinos. A melhor maneira de prevenir as pulgas e os carrapatos é com o uso de um produto antiparasitário. Existem opções com duração mensal e prolongada, além de coleiras de uso diário que impedem os animais de serem afetados pelos parasitas. Verifique com um veterinário de confiança!

feridas em gatos: gato coçando a pelagem

Dermatite atópica: coceira excessiva é um dos principais sinais

 

Veterinários dizem que a dermatite atópica é a grande doença crônica da modernidade quando falamos de animais domésticos. Os gatinhos podem desenvolver alergias a qualquer coisa, como poeira, fungos, ácaro e até picadas de pulgas. Além da coceira excessiva, um dos primeiros sinais da dermatite atópica é o surgimento de manchas avermelhadas pelo corpo. Como já falamos repetidas vezes, é fundamental consultar um veterinário antes de prosseguir para qualquer tratamento de feridas em gatos. Nem toda a ferida requer o uso de pomadas, por exemplo, pois tudo depende da evolução do caso e do diagnóstico. 

Feridas na boca de gatos: o que pode ser?

A acne felina é um problema muito comum nos gatos. Pequenos pontinhos pretos se formam na região da boca e queixo - e se parecem mesmo com os cravos em humanos - causados pelo acúmulo de gordura na pele do felino. É necessário diagnosticar e prevenir a ferida na boca do gato logo depois do aparecimento da primeira lesão, pois pode infeccionar e inchar. Além disso, seu gatinho pode tentar coçar aquela região, piorando ainda mais o machucado.

Uma forma de prevenir a acne felina é trocando o uso de comedouros e bebedouros de plástico (que podem acumular gordura e bactérias caso não sejam lavados com frequência) por potes de inox ou cerâmica. As feridas na boca de gatos podem ter outras causas e diagnósticos: é importante observar o seu gato com frequência para verificar se não há nada fora do normal.

gato com ferida na boca de gato

Como fazer com as feridas em gatos que não cicatrizam?

 

Às vezes o gatinho pode se machucar brincando, seja nas “lutinhas” com outro gato ou ao se prender em um brinquedo. Até mesmo podem aparecer com arranhões pelo corpo, porque vivem se enfiando em lugares inalcançáveis e escalando móveis sem se preocupar com a altura. Gatos são exploradores sem limites e é por isso que você deve se preocupar. 

Caso a ferida demore para cicatrizar, o ideal é buscar ajuda de um veterinário. Não existe um remédio caseiro para ferida de gato e, nos casos em que as lesões não se curam ou começam a aumentar de tamanho, o diagnóstico imediato pode evitar prejuízos e, principalmente, incômodo ao felino. 

Redação: Júlia Cruz