Cachorro

Existem quantos tipos de Bulldog? Aprenda tudo sobre eles e veja as diferenças e semelhanças entre cada um

Publicado - 23 Setembro 2024 - 12h48

Atualizado - 23 Setembro 2024 - 12h48

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Os Bulldogs são cães muito queridos em todo mundo, mas o que muita gente não faz ideia é que existem vários tipos de Bulldog diferentes espalhados por aí. Aqui no Brasil, o Bulldog Francês, Inglês e Americano são muitos populares, mas também existe o Bulldog Campeiro, uma raça que,  mesmo sendo de origem brasileira, não é tão reconhecida no país.

Apesar de compartilharem muitas semelhanças entre si, eles também apresentam características que os diferenciam. Essas semelhanças e diferenças podem estar relacionadas a diferentes fatores, como porte do animal, características físicas e até de personalidade. Para que você saiba diferenciar todos os tipos de Bulldog, o Patas da Casa reuniu as principais características sobre cada um desses cachorros. Vem conferir!

1)  O Bulldog Inglês é um dos tipos de Bulldog mais preguiçosos

 

Bulldog Inglês deitado na grama o ar livre Bulldog Inglês brincando com osso Bulldog Inglês Bulldog Inglês em pé ao ar livre Bulldog Inglês ao ar livre

Imagem Quiz:Qual raça de cachorro você é?

Qual raça de cachorro você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

  • Origem: Inglaterra
  • Pelagem: curta, lisa e fina
  • Cores: unicolor, bicolor ou smut nas cores branco, vermelho, fulvo, bege ou tigrado
  • Personalidade: dócil, preguiçoso, calmo e um pouco teimoso
  • Altura: 30 a 40 cm
  • Peso: 18 a 25 kg
  • Expectativa de vida: 8 a 10 anos

Apesar da carinha de rabugento, o Bulldog Inglês é um cãozinho que conquista qualquer um por onde passa. Ele surgiu no Reino Unido, por volta do século XIII, e foi muito utilizado na luta com touros na época, uma prática que foi proibida pela Lei de Proteção aos Animais de 1911. 

Esse é um dos tipos de Bulldog mais populares: eles são musculosos, possuem as clássicas dobrinhas espalhadas por todo o corpo e são de porte mediano (medem entre 30 e 40 centímetros). Apresentam uma pelagem curta, fina e lisa, com padrões de cores que podem variar entre unicolor, bicolor ou smut. Além disso, é um cachorro braquiocefálico, ou seja, possui o focinho achatado.

Sobre a personalidade, o cachorro Bulldogue Inglês é super carinhoso e ligado à família. Gostam de passar momentos ao lado daqueles que amam, seja para brincar ou para tirar bons cochilos. Eles podem ser um pouco teimosos, mas o adestramento é super indicado para impor limites no animal.

2)  O Bulldog Francês é um dos tipos de Bulldog mais populares

Rosto de Bulldog Francês Bulldog Francês brincando com bolinha Bulldog Inglês ao lado de mulher Bulldog Francês em pé ao ar livre Bulldog Francês deitado na grama

  • Origem: França
  • Pelagem: lisa, cerrada, brilhante e macia
  • Cores: fulvo, tigrado ou não, com ou sem manchas brancas
  • Personalidade: brincalhão, sociável, esperto, afetuoso, paciente e atlético
  • Altura: 24 a 35 cm
  • Peso: 8 a 14 kg
  • Expectativa de vida: 10 a 12 anos

O Bulldog Francês é um dos tipos de Bulldog que é impossível não se apaixonar. Eles são um pouco menores que o Bulldog Inglês, podem medir no máximo 35 centímetros e pesar 14 quilos, então visualmente é mais fácil identificar as diferenças entre eles. 

Também são braquicefálicos, mas uma característica que chama bastante atenção no Bulldog Francês e que o diferencia do cão Inglês são os olhos esbugalhados e saltados da raça, como se eles tivessem tomado um susto.  Vale dizer que eles também surgiram na Inglaterra, mas se popularizaram mesmo na França.

Com certeza o que mais encanta nesse peludo é a sua personalidade. Ele é um dos tipos de Bulldog mais carinhosos, leais, pacientes e apegados ao tutor. Por isso, se não forem socializados adequadamente, podem sofrer muito com a ansiedade de separação. São cães cheios de energia, brincalhões e até um pouco bagunceiros quando querem. Devido ao temperamento equilibrado, são excelentes companhias para as crianças.

3)  O Bulldog Americano é um tipo de Bulldog grande

Rosto de Bulldog Americano Bulldog Americano sentado ao ar livre Bulldog Americano olhando para foto Bulldog Americano em pé ao ar livre Rosto de Bulldog Americano

  • Origem: Estados Unidos
  • Pelagem: curto e brilhante
  • Cores: branca com manchas tigradas, pretas ou vermelhas
  • Personalidade: protetor, amoroso, leal, brincalhão e um pouco teimoso
  • Altura: 50 cm 
  • Peso: 30kg 
  • Expectativa de vida: 15 anos

O Bulldog Americano é uma raça de cachorro originária dos Estados Unidos. Ele é considerado um Bulldog grande, pois pode chegar a medir 50 centímetros, 10 centímetros a mais que o Bulldog Inglês e mais de 15 centímetros que o Francês. Em relação ao peso do cachorro, o Bulldog Americano pode chegar a pesar 30 quilos. 

A característica física que mais chama atenção nesse peludo com certeza é o seu corpo atlético e forte. Além disso, apesar de também ser considerado braquicefálico, o focinho de cachorro Bulldog Americano é diferente do Bulldog Francês e Inglês. Ele é um pouco mais comprido, então apresenta menos problemas respiratórios.

Quanto ao temperamento do Bulldog Americano, esse é um dos tipos de Bulldog mais empolgados. Ele é corajoso, agitado, brincalhão e amigável. São também independentes e protetores com os tutores, então podem estranhar a aproximação de outros cães e pessoas desconhecidas.

4)  O Bulldog Campeiro é um outro Bulldog grande e foi desenvolvido no Brasil

Bulldog Campeiro em pé ao ar livre
O Bulldog Campeiro é um Bulldog grande que se destaca dos demais
  • Origem: Brasil
  • Pelagem: Curta, lisa e de textura média
  • Cores: Marrom, dourado, creme, marrom avermelhado ou tigrado
  • Personalidade: Calmo, leal e companheiro
  • Altura: 53 cm
  • Peso: Entre 35 Kg e 45 Kg
  • Expectativa de vida: 12 anos

Muita gente gente não faz ideia, mas você sabia que um dos tipos de Bulldog é de origem brasileira? O Bulldog Campeiro é uma raça que se originou no Brasil, mas não se sabe ao certo de que maneira ele surgiu. Acredita-se que ele possa ter surgido do cruzamento entre o Bull Terrier e outros tipos de Bulldog - mais especificamente o Inglês. 

Por ser um cachorro forte e musculoso, ele era muito usado para trabalhos em fazendas. Ele é um Bulldog grande, e é o maior de todos, pois pode chegar a medir 53 centímetros e pesar 45 quilos. A pelagem dele é bem parecida com a dos outros tipos de Bulldog, curta e lisa.

Como ele é um dos maiores tipos de Bulldog, acreditam que ele é um cachorro bravo, mas isso está longe de ser verdade, viu?! O Bulldog Campeiro é, na verdade, super carinhoso e amigável. No entanto, são bem protetores, e por isso podem ser um excelente cão de guarda. Além disso, esses peludos gostam de correr, brincar e se divertir com os tutores. 
 

Cachorro

Por que os cachorros grandes vivem menos tempo?

Já está no imaginário popular a informação de que cachorros grandes vivem menos do que os pequenos. Mas você já se perguntou por que...

Cachorro

Pra nunca mais errar! Especialista revela como ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo

Saber como ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo pode parecer uma missão bastante desafiadora para a maioria dos tutores, pri...

Comportamento

Você sabe interpretar o miado de gato filhote? Foi com essas 6 táticas que aprendi a entender o que meu gatinho quer

Existem muitas maneiras de interpretar o que um gato quer dizer. A linguagem felina é bastante rica e os bichanos costumam se expres...

Cachorro

Cachorro tem alma? Teorias e crenças tentam explicar o acontece com os animais após a morte

Conviver com um cãozinho é uma maravilha! O ato de adotar um cachorro pode transformar a sua vida e a do pet. Mas, infelizmente, os ...

Cachorro

Por que os cachorros grandes vivem menos tempo?

Já está no imaginário popular a informação de que cachorros grandes vivem menos do que os pequenos. Mas você já se perguntou por que...

Cachorro

Pra nunca mais errar! Especialista revela como ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo

Saber como ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo pode parecer uma missão bastante desafiadora para a maioria dos tutores, pri...

Comportamento

Você sabe interpretar o miado de gato filhote? Foi com essas 6 táticas que aprendi a entender o que meu gatinho quer

Existem muitas maneiras de interpretar o que um gato quer dizer. A linguagem felina é bastante rica e os bichanos costumam se expres...

Cuidados

10 raças de gato que vivem mais tempo: cientistas listam os felinos com a maior expectativa e vida

Quando pensamos em raças de gato, logo vem na cabeça a personalidade única e as características físicas de cada um deles. No entanto...

Ver todas