Saúde de gato

Exame de sangue em gatos: 4 vantagens de fazer o check-up anual no seu felino

Publicado - 08 Julho 2021 - 19h04

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

A saúde do gato precisa de uma atenção especial até mesmo quando o pet não aparenta estar doente. Uma das melhores formas de saber se o bichano está forte e saudável é consultando um veterinário para gatos (se for especializado em medicina veterinária felina, melhor ainda!). Além do exame clínico, que vai checar várias partes da anatomia externa do bichano, a consulta veterinária também é importante para fazer exames que verificam diferentes funções do organismo felino, como o número de plaquetas. 

O exame de sangue em gatos e o bioquímico (que geralmente checa as funções renal, hepática e biliar) são os mais comuns, mas exames de imagem também podem ser solicitados pelo veterinário. Quer entender qual a importância do check-up dos felinos? Veja algumas informações que separamos.

1) A consulta veterinária ajuda a prevenir vários problemas de saúde nos pets

Uma das principais responsabilidades do tutor do gato é garantir que o animal não seja acometido por doenças. A consulta veterinária, que tem a frequência determinada de acordo com a idade do pet, é a melhor forma de garantir que o seu gato tenha uma vida saudável. Além de dar um panorama geral sobre a saúde do bichano, os exames em gatos feitos com frequência também são importantes para detectar problemas de saúde nas fases iniciais - o que é determinante para a cura ou controle da enfermidade. O exame veterinário laboratorial pode ser dividido em diferentes tipos, como:

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

  • Hemograma (exame de sangue em gatos)
  • Exame de urina
  • Exame de fezes
  • Exame bioquímico em gatos para função renal
  • Exame bioquímico em gatos para função hepática
  • Exame bioquímico em gatos para função biliar
  • Exame bioquímico em gatos de glicemia

Em alguns casos também pode ser solicitado um eletrocardiograma e ultrassonografia abdominal. Todos esses exames são essenciais para checar o funcionamento de diferentes órgãos e sistemas do corpo felino. Além disso, a consulta veterinária anual também serve para aplicar as doses de reforço das vacinas para gatos, que são fundamentais para proteger o animal de doenças como a raiva e panleucopenia felina.

2) O exame de sangue em gatos detecta processos inflamatórios e infecciosos

O veterinário para gatos costuma solicitar um hemograma para avaliar as condições de saúde do pet. O exame de sangue em gatos ajuda a identificar processos inflamatórios e infecciosos no organismo felino, bem como detectar a presença de hemoparasitas e quadros de anemia. Também é uma forma de revelar alterações nas plaquetas e problemas na medula óssea.

Esse tipo de exame veterinário é feito por meio de amostra do sangue venoso que pode ser coletado no pescoço, pata traseira ou pata dianteira do gatinho, locais em que estão localizadas as veias jugular, cefálica e safena, respectivamente. Vale destacar ainda que para realizar o exame de sangue, o gato precisa estar em jejum. O recomendado é que o animal fique sem comer de 8 a 12 horas, de acordo com a recomendação do veterinário.

Uma dúvida que permeia a cabeça dos tutores é quanto custa um exame de sangue em gatos? O hemograma e o bioquímico que verifica as funções renal, hepática e biliar (mais comuns) fica entre R$80 e R$30, dependendo da clínica. O valor vai aumentar caso o veterinário veja a necessidade de verificar outras taxas do organismo do pet, como tireoide e glicose. 


O exame veterinário ajuda a detectar doenças de forma precoce, o que aumenta as chances de cura e controle do quadro
O exame veterinário ajuda a detectar doenças de forma precoce, o que aumenta as chances de cura e controle do quadro

3) O exame bioquímico em gatos avalia as funções de vários órgãos

Outros tipos de exame de sangue em gatos são os bioquímicos para função hepática, renal e biliar, entre outros. O primeiro tem o objetivo de detectar possíveis alterações e doenças no fígado. Ele é feito por meio da análise sanguínea que avalia a concentração de substâncias ligadas ao órgão, como a albumina e outras enzimas hepáticas.

Já o exame bioquímico de função renal serve para identificar qualquer alteração nos rins que possa comprometer o funcionamento do órgão. A análise é feita com base em amostras de sangue que vão aferir os níveis de ureia e de creatinina do organismo.

O mesmo sangue coletado para o hemograma serve para a análise bioquímica. Os tipos de exames solicitados vão depender da idade e estado geral do seu gatinho.

4) Na consulta veterinária, é possível realizar exame sorológico para FIV e FeLV

A primeira visita ao médico veterinário para gatos precisa ser bem completa! Algumas doenças felinas são bastante perigosas, como FIV e FeLV, e devem ser diagnosticadas nos primeiros meses de vida do pet. Um gatinho positivo precisa de cuidados especiais para ter qualidade de vida e não sofrer com problemas decorrentes dessas doenças.

Por isso, o exame sorológico para FIV e FeLV é a melhor forma de obter o diagnóstico certo. O procedimento é feito com amostras de sangue que buscam por antígenos da doença ou anticorpos que vão indicar se o bichano já teve contato ou não com os vírus causadores da FIV e FeLV. 

Redação: Juliana Melo

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cachorro

Parada cardiorrespiratória em cachorro: tudo que pode causar

Nos últimos dias, não se fala em outra coisa que não seja a história de um Golden Retriever chamado Joca, cachorro que morreu em via...

Gato

Qual o maior gato selvagem do mundo? Descubra quais são os grandes felinos mais impressionantes

Gatos selvagens sempre chamam atenção e despertam curiosidade, principalmente os de grande porte. A verdade é que “gato selvagem” nã...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Ver todas