Existe uma infinidade de brinquedo para cachorro e o osso de couro é um deles. A imagem de um cão mordendo um ossinho já é parte do imaginário popular e, por isso, muitos tutores acham que não tem problema nenhum oferecer os seus diferentes tipos para o animal. Além disso, o osso de couro é uma opção bem barata, o que o torna ainda mais comum nas casas que têm pet. Porém, é preciso tomar muito cuidado: o osso de couro para cachorro faz mal e pode até mesmo levar o cão à morte. Entenda!
Osso de couro: saiba por que esse é um dos piores tipos de brinquedo para cachorro
O osso de couro para cachorro faz mal por causa da sua composição. Para começar, na criação desse brinquedo para cachorro é aplicada soda cáustica no produto para que ele ganhe a coloração branquinha que tem. Além disso, são usados corantes artificiais, branqueadores, conservantes químicos e cola. Assim, ao morder o osso de couro, o cachorro pode desenvolver diarreia, gastrite e outras doenças no trato gastrointestinal
Osso de couro faz mal e pode matar o cachorro
Quando o osso de couro entra em contato com a saliva do cão, ele começa a ganhar um aspecto mais gelatinoso. Isso significa que, se algum pedaço do produto for ingerido, ele vai grudar nos órgãos internos do animal, o que acaba comprometendo as suas funções. Além disso, as partículas do acessório podem até mesmo deixar o cachorro engasgado. Como resultado desses dois casos, o animal pode acabar morrendo. Por isso, é importante entender que o osso de couro faz mal e jamais deve ser oferecido ao cachorro.
Osso de couro não é o único que faz mal para o cão
Assim como o osso de couro, existem outras versões que também fazem muito mal ao pet e devem ser evitadas. Os tão populares ossos de galinha, por exemplo, podem causar feridas no sistema gastrointestinal do cachorro, já que são pontiagudos. Aquele ossinho que vem do resto do churrasco é outro exemplo que não deve ser oferecido ao animal. O motivo é que, normalmente, ele vem com sal e outros temperos prejudiciais ao cachorro, além de também serem pontudos, o que pode favorecer a perfuração de órgãos.
Alternativas para o osso de couro: cachorro pode se divertir de outras formas!
O osso de couro para cachorro é uma péssima ideia e não deve ser oferecido ao animal. Felizmente, existem diversas alternativas de brinquedo para cachorro que vão entreter o pet e deixá-lo super feliz! Uma boa dica é apostar nos mordedores para cachorro. Existem muitas opções no mercado - inclusive em formato de osso - que permitem que o pet morda à vontade sem risco de se intoxicar ou engolir algum pedaço. Os modelos de nylon são ótimos para cães que adoram destroçar e morder tudo pela frente, pois são bem resistentes.
Outra sugestão é a corda para cachorro. O cão também pode morder o acessório e ainda consegue praticar várias brincadeiras divertidas, como cabo de guerra com o tutor. Existem ainda outras opções de brinquedos feitos especialmente para o cão morder e que podem ser encontrados em pet shops, como a orelha bovina e suína desidratadas.
Existem algumas opções de osso para cachorro que são considerados seguros. Porém, é sempre importante relembrar que qualquer tipo de osso para cachorro, até mesmo os permitidos, só podem ser oferecidos sob a supervisão de um adulto. É fundamental sempre ter alguém responsável para intervir caso o pet engula algum pedaço ou comece a apresentar sinais de intoxicação e asfixia.