Cuidados

Escova para gatos: conheça os modelos mais comuns e saiba como escolher!

Escova para gatos: acessório é fundamental para deixar o pelo do seu felino mais bonito. Escolha a opção ideal para você!
Escova para gatos: acessório é fundamental para deixar o pelo do seu felino mais bonito. Escolha a opção ideal para você!

A escova para gatos é um acessório essencial para quem tem um felino em casa. A pelagem macia é a marca registrada dos gatinhos, mas para garantir que os pelos estejam sempre saudáveis é preciso uma rotina de escovação. A necessidade e escolha da escova de gato é uma dúvida que permeia a cabeça dos tutores, principalmente os pais de primeira viagem. Existem muitos modelos disponíveis nos pet shops e cada tipo tem uma função específica para ajudar na manutenção e no cuidado com a pelagem do seu bichano. Quer saber qual é a escova para gatos mais indicada para o seu caso? Chega mais que o Patas da Casa vai te ajudar!

1. Para remover todos os pelos mortos, use uma escova para gatos rasqueadeira

A rasqueadeira é o modelo mais popular quando falamos de escova para tirar pelo de gato. Ela pode ser usada todos os dias, em gatos de pelo médio e longo. Esse modelo de escova de gato auxilia a tirar os pelos mortos do animal, além de desembaraçar - evitando, assim, os nós que são bem comuns nesses peludos. 

2. Escova Furminator: gatos podem ficar incomodados, então use com cautela

A escova Furminator é bem conhecida no mercado pet. A diferença desse produto para os outros modelos é que ele se propõe a retirar os pelos mortos que já saíram e continuam no corpo do gatinho. Esses pelinhos nem sempre são perceptíveis na visão humana, então esse tipo de escova funciona bem com a função retrátil, que alcança todos os lugares da pelagem do animal. A Furminator pode incomodar os gatos, então use com cuidado!

3. Luva de escovar: sem estresse para o gatinho

Alguns gatinhos não gostam de serem escovados com pentes, rasqueadeiras ou outros modelos de escovas. Isso ocorre pela falta de associação positiva com o momento, gerando estresse no animal e, em alguns casos, causando até um trauma. A luva de escovar pode ser a melhor opção para esses casos. Ela possui cerdas macias, que não machucam o animal, tornando o momento bem prazeroso. A forma de uso é bem simples: você coloca a luva na mão e começa a fazer carinho no animal. No ato de passar a mão, os pelos vão saindo no acessório. É preciso repetir o movimento algumas vezes.

4. Escova dupla-face tem muitos benefícios para o felino

Com uma escova dupla-face, você tem dois lados para escovar o gatinho. O lado dos pinos de metal servem para tirar o pelo morto e desembaraçar - os pinos costumam ter uma espécie de capa em formato de bolinhas para não machucar o animal. Já o lado mais macio serve para pentear o pelo. Com essa combinação, a pelagem fica mais brilhosa e escovada.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Escova Furminator: gatos podem ficar incomodados. Tenha cuidado na hora de usar!
    Escova Furminator: gatos podem ficar incomodados. Tenha cuidado na hora de usar!

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    5. Pentes de dentes largos: ideal para gatos de pelo longo

    Esse tipo de pente é bem comum de ser utilizado em cães que são tosados, mas também serve para os gatinhos, com os mesmos benefícios. Como as cerdas são largas, o pente desembaraça o pelo, evitando os nós. 

    6. Pentes de dente curtos facilita a escovação

    Diferentemente do pente de dente largo, o uso do pente de dente curto facilita a escovação da pelagem do gato, eliminando os emaranhados que formam nós e deixando o pelo mais macio e brilhante. 

    7. Pente para retirar os nós

    Esse pente específico tem uma única função: tirar os nós da pelagem dos gatinhos. Se o seu gato tem pelo curto ou liso, que geralmente não tem formação de nós, esse modelo não será funcional. A escova é mais indicada para gatos de pelo longo, como o Angorá, o Ragdoll, o Maine Coon e o Persa

    8. Escova: gato com pulgas? Tem um pente específico para isso!

    Se o seu felino está com pulgas, além do tratamento para acabar com o problema, você pode utilizar um acessório para retirar as pulgas. O pente tem cerdas que são bem juntinhas, ideal para pegar as pulgas, os ovos e até sujeiras que podem ficar no pelo do animal. Como essa escova é bem frágil e não possui bolinhas nas pontas, o dono precisa ser bem delicado para não machucar o animal. Depois de retirar as pulgas, deixe o pente de molho em um recipiente com água quente e sabão para garantir a limpeza do acessório. 

    Redação: Júlia Cruz

     

    Meia antiderrapante para cachorro idoso: veja como o item promove mais segurança para o pet

    Próxima matéria

    Meia antiderrapante para cachorro idoso: veja como o item promove mais segurança para o pet

    Gato Azul Russo: saiba tudo sobre a raça
    Raças

    Gato Azul Russo: saiba tudo sobre a raça

    Com uma pelagem cinza, o gato Azul Russo - também conhecido como Russian Blue - é dono de uma beleza inconfundível e capaz de conquistar facilmente o coração de qualquer pessoa com sua personalidade doce e calma. A raça é originária da Rússia e considerada bastante rara, mas ainda assim muitas pessoas ao redor do mundo se fascinam pelo Azul Russo e não hesitam em procurar um bichano para chamar de seu. 

    Saiba tudo sobre a raça LaPerm: conheça as características desse tipo de gato!
    Raças

    Saiba tudo sobre a raça LaPerm: conheça as características desse tipo de gato!

    A raça LaPerm é consequência de uma mutação genética dominante e leva esse nome graças a um famoso penteado muito usado na década de 1980. Basta dar uma olhada no visual do gatinho cacheado para entender o porquê! Esse tipo de felino é meigo e extrovertido e tem tudo para conquistar o seu coração. Saiba mais detalhes a respeito da raça em nossa matéria!

    Feridas em gatos: conheça alguns dos tipos mais comuns
    Saúde

    Feridas em gatos: conheça alguns dos tipos mais comuns

    Quando percebemos um machucadinho em nosso gato, já começamos a nos perguntar o que é aquela ferida. As pesquisas na internet acabam indo para caminhos que muitas vezes, são maiores do que a feridinha em questão e geram nos donos uma ideia falsa do que é o machucado. O ideal é sempre procurar um veterinário, mas você também pode ver aqui no artigo os tipos mais comuns e identificar os cuidados que o seu gatinho precisa.

    Gato Chartreux: saiba tudo sobre a raça de pelagem cinza
    Raças

    Gato Chartreux: saiba tudo sobre a raça de pelagem cinza

    O Chartreux é uma de raça gato cinza bastante querida entre os apaixonados por felinos. E não é à toa, né? Extremamente dócil e carinhoso, é muito fácil entender o motivo por trás da paixão dos gateiros por esse bichano de pelagem cinza e focinho gordinho, o que lembra bastante um ursinho de pelúcia. No entanto, a características desse gatinho não se resumem apenas à sua aparência. Pensando nisso, reunimos aqui as principais informações sobre a origem, o temperamento, os cuidados e as curiosidades sobre o gato Chartreux. Vem se apaixonar por esse felino com a gente!

    Ver Todas >

    4 dicas infalíveis de como acostumar gato na casa nova
    Cuidados dos animais

    4 dicas infalíveis de como acostumar gato na casa nova

    A mudança de casa é uma das coisas mais estressantes na vida de um gato. Muito apegados à rotina, os bichanos se veem de uma hora para outra longe dos cômodos e das coisas que conhecem. A explicação para essa dificuldade de adaptação é simples: os gatos ainda possuem muitos instintos e características da fase selvagem, por isso são bem territorialistas. Para eles, o território que têm seu cheiro é o lugar em que sente seguro e sem ameaças para desenvolver suas habilidades. 

    Qual a melhor cama para gato? Veja os modelos mais populares antes de decidir
    Cuidados dos animais

    Qual a melhor cama para gato? Veja os modelos mais populares antes de decidir

    Os gatos passam cerca de 2/3 do dia dormindo e é exatamente por isso que os tutores devem se atentar a um acessório muito importante para o momento de descanso do pet: a cama para gato. Além de fazer parte da gatificação da casa, as caminhas também servem como refúgio para o animal, deixando ele muito mais à vontade para expressar seus instintos naturais. Mas na hora de comprar o acessório, o tutor também deve se atentar à personalidade do gato para escolher a melhor opção.

    Como ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo depois da mudança de casa?
    Cuidados dos animais

    Como ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo depois da mudança de casa?

    Mudar de casa com o cachorro é sempre um processo complicado. Embora os cães sejam um pouco mais desapegados do que os gatos, leva um tempinho até que o animal consiga se adaptar totalmente ao novo ambiente e reconhecer que aquela é sua nova casa. Logo de início, um problema que a maioria dos tutores enfrenta é o cachorro urinando fora do lugar, o que pode prejudicar a convivência com o animal nos primeiros dias. 

    Como acalmar um gato na hora de levar no veterinário?
    Cuidados dos animais

    Como acalmar um gato na hora de levar no veterinário?

    Para manter a saúde do gato, é essencial que o animal tenha uma rotina de consultas no veterinário - principalmente porque os felinos costumam não apresentar sinais de que estão doentes. No entanto, essa é uma tarefa difícil para os donos de gatos. Os felinos estão acostumados a ter uma rotina, então qualquer mudança mínima é capaz de deixar o gato bem estressado. O transporte e o ambiente diferente do veterinário são algumas dessas situações. 

    Ver Todas >