A escova para gatos é um acessório essencial para quem tem um felino em casa, principalmente para cuidar do pelo de gato. A pelagem macia é a marca registrada dos gatinhos, mas para garantir que os pelos estejam sempre saudáveis é preciso uma rotina de escovação. A necessidade e escolha da escova de gato é uma dúvida que permeia a cabeça dos tutores, principalmente os pais de primeira viagem. Existem muitos modelos disponíveis nos pet shops e cada tipo tem uma função específica para ajudar na manutenção e no cuidado com a pelagem do seu bichano. Quer saber qual é a escova para gatos mais indicada para o seu caso? Chega mais que o Patas da Casa vai te ajudar!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) A rasqueadeira para gatos ajuda a remover todos os pelos mortos

A rasqueadeira é o modelo mais popular quando falamos de escova para tirar pelo de gato. Ela pode ser usada todos os dias em animais de pelo curto, médio e longo, e é uma forma de, além de remover o acúmulo de pelos mortos, também desembaraçar possíveis nós que ficam espalhados no corpo do seu amigo. Para “rasquear” gato, o ideal é fazer a escovação no sentido da pelagem, e sem fazer muita pressão, pois os pinos da rasqueadeira podem incomodar os pets.

2) Escova Furminator: gatos podem ficar incomodados, então use com cautela

A escova Furminator é bem conhecida no mercado pet. A diferença desse produto para os outros modelos é que ele se propõe a retirar os pelos mortos que já saíram e continuam no corpo do gatinho. Esses pelinhos nem sempre são perceptíveis na visão humana, então esse tipo de escova para gatos funciona bem com a função retrátil, que alcança todos os lugares da pelagem do animal. A única atenção é que a Furminator pode incomodar os felinos, então é bom usar com cuidado!

3) Luva de escovar é uma forma de como tirar pelo morto de gato sem estressá-lo

Ainda que a escova para pentear gato seja a opção preferida dos tutores, alguns bichanos não gostam de serem escovados com pentes, rasqueadeiras ou outros modelos de escovas. Isso ocorre pela falta de associação positiva com o momento, gerando estresse no animal e, em alguns casos, causando até um trauma. A luva para tirar pelo de gato pode ser a melhor opção para esses casos. Ela possui cerdas macias, que não machucam o animal, tornando o momento bem prazeroso. A forma de uso é bem simples: você coloca a luva na mão e começa a fazer carinho no animal. No ato de passar a mão, os pelos vão saindo no acessório. É preciso repetir o movimento algumas vezes.

4) Escova de gato dupla-face tem muitos benefícios para o felino

Com esse modelo de escova, gato pode ser escovado dos dois lados do acessório. O lado dos pinos de metal servem para tirar o pelo morto e desembaraçar - os pinos costumam ter uma espécie de capa em formato de bolinhas para não machucar o animal. Já o lado mais macio serve para pentear o pelo. Com essa combinação, a pelagem fica mais brilhante e escovada. O melhor de tudo é que essa é uma escova para gatos pelo curto, médio ou longo: todos saem ganhando.

5) Pente para gato com dentes largos ajuda a desembaraçar nós

Esse é um tipo de escova para desembaraçar pelo de cachorro, mas que também serve para os gatinhos e traz basicamente os mesmos benefícios. Como as cerdas são largas, esse é um pente de gato que é ideal para desembaraçar o pelo, evitando nós e deixando a pelagem mais bonita e saudável. Vale destacar que esse modelo de pente de gato com dentes largos é indicado, principalmente, para animais com a pelagem mais comprida e densa.

 

Escova Furminator: gatos podem ficar incomodados. Tenha cuidado na hora de usar!A rasqueadeira para gatos é um dos modelos mais popularesA escova para gatos dupla-face pode ser usada de duas formas diferentesA luva para tirar pelo de gato é ideal para animais que se sentem incomodados com escovas comunsExistem vários tipos de pente para gato que são indicados de acordo com a pelagem do petEscova para gatos: o brinquedo coçadinha é uma opção que massageia e remove a pelagem morta

 

6) Pente para gato com dente curtos facilita a escovação

 

Diferentemente do pente de gato de dente largo, o uso do pente de dente curto facilita a escovação da pelagem do gato, eliminando os emaranhados que formam nós e deixando o pelo mais macio e brilhante. Nesse caso, o modelo é uma forma de como deixar o pelo do gato bonito e bem alinhado, mas que não necessariamente vai ajudar a remover o acúmulo de pelagem morta. Esse pente para gato pode ser usado em animais com diferentes comprimentos e texturas de pelos.

7) Pente para gato indicado para retirar os nós do pet

Esse pente de gato específico tem uma única função: tirar os nós da pelagem dos gatinhos. Se o seu gato tem pelo curto ou liso, que geralmente não tem formação de nós, esse modelo não será funcional. O acessório é mais indicado para gatos de pelo longo, funcionando basicamente como uma escova para gato Persa, Angorá, Ragdoll e Maine Coon.

8) Escova: gato com pulgas? Tem um pente específico para isso!

Se o seu felino está com pulgas, além do tratamento para acabar com o problema, você pode utilizar um acessório para retirar as pulgas. Existe um pente de gato com cerdas que são bem juntinhas, ideal para pegar as pulgas, os ovos e até sujeiras que podem ficar no pelo do animal. Como essa escova de pelo é bem frágil e não possui bolinhas nas pontas, o dono precisa ser bem delicado para não machucar o animal. Depois de retirar as pulgas, deixe o pente de molho em um recipiente com água quente e sabão para garantir a limpeza do acessório. 

9) Escova de gato: também existe brinquedos que ajudam na escovação

Além da clássica escova para gatos, uma outra opção que é novidade no mercado pet e tem feito muito sucesso entre os felinos é um brinquedo chamado de coçadinha para gatos. Além de massagear e relaxar o pet, a coçadinha também cumpre uma função importante, que é cuidar da escovação do pelo do felino. Ela, inclusive, é capaz de remover até 90% dos pelos mortos, o que já ajuda bastante a diminuir os pelos espalhados pela casa.

Escova para pelo de gato: o que levar em consideração na hora de escolher o modelo?

Uma rotina de escovação é a melhor forma de como tirar pelo morto de gato, evitando que as temidas bolas de pelo sejam formadas no organismo do seu amigo - o que pode ser muito prejudicial e incômodo para ele. Além disso, essa é uma forma bem eficaz de lidar com um gato soltando muito pelo. Por isso, escolher uma boa escova para gatos faz muita diferença, e é importante que o modelo seja apropriado para o tipo de pelo do seu pet. Você pode seguir essa lógica:

  • Escova de pinos: gato com pelos médios e longos são os mais beneficiados;
  • Escova de cerdas: gato com pelos curtos são os mais beneficiados;
  • Pente de dentes largos: gato com pelos médios e longo são os mais beneficiados;
  • Pente de dentes curtos: gato com qualquer tipo de pelo pode ser beneficiado;
  • Pente para retirar nós: gato com pelos longos são os mais beneficiados;
  • Rasqueadeira: gato com qualquer tipo de pelo pode ser beneficiado;
  • FURminator: gato com qualquer tipo de pelo pode ser beneficiado;

Redação: Júlia Cruz e Juliana Melo

Publicada originalmente em: 05/11/2019

Atualizada em: 08/12/2021