Os gatos no geral são animais muito curiosos que gostam de interagir com tudo ao seu redor. Isso inclui até mesmo aquelas xuxinhas de cabelo que acabamos esquecendo em cima da mesa, no sofá ou na cama. Se você já pegou seu gato mordendo um elástico de cabelo, é melhor ficar atento! Esse objeto aparentemente inofensivo pode causar uma série de complicações nos bichanos. Os problemas podem ser tão graves a ponto de, em casos extremos, custar a vida do animal. Entenda a seguir por que você jamais deve deixar elásticos de cabelo ao alcance do seu gato!
Elástico de cabelo é um grande perigo para a saúde do gato
O elástico de cabelo é um objeto bem pequeno que consegue ser facilmente engolido pelos gatos. Quando isso acontece, ele pode causar uma obstrução intestinal, impedindo a passagem de comida e comprometendo a alimentação. Em casos mais graves, pode até mesmo ocasionar a perfuração das alças intestinais. Os dois casos são bem sérios, pois atrapalham o funcionamento normal do sistema gastrointestinal do gato e causam sintomas preocupantes. Em quadros mais extremos, o gato pode até mesmo morrer por conta desse hábito que parece inofensivo.
Gato comendo elástico de cabelo pode ter asfixia grave
Além de comprometer o sistema gastrointestinal, o elástico de cabelo pode interromper a passagem de ar. Isso leva a um quadro de asfixia no gato, que acontece quando ele não consegue respirar. Se não houver um atendimento rápido e adequado, o oxigênio acaba não chegando nos órgãos do corpo, o que pode causar a morte do animal em casos extremos. A ingestão e mastigação de corpos estranhos também podem levar a problemas na região da boca e nos dentes do animal.
Quais sintomas o gato apresenta após comer elástico de cabelo?
Depois de comer elástico de cabelo, é comum que o gato apresente vômito e diarreia, além de dores no abdômen. Outro sintoma comum é a perda de apetite, que é percebida principalmente pela repentina perda de peso. O gato também pode apresentar náusea e dificuldade para respirar.
Por que gatos gostam de elástico de cabelo?
É importante lembrar que gatos são animais muito curiosos com o mundo ao seu redor. Eles gostam de desbravar e interagir com tudo, incluindo os objetos que aparecem no seu caminho. O elástico de cabelo chama bastante atenção do bichano por ter um fácil manuseio graças à sua composição molinha e expansiva. Por isso, é bem comum que os bichanos se interessem por esse objeto.
Em muitos casos, o gato engole a xuxinha por acidente. Porém, existem as situações em que a ingestão de objetos estranhos está relacionada a estresse ou tédio. Caso o consumo de itens não comestíveis seja algo muito frequente, é importante consultar um médico veterinário para descartar a possibilidade de síndrome de pica, condição caracterizada pela ingestão e mastigação compulsiva de objetos sem propriedades nutricionais.
O que fazer quando o gato come elástico de cabelo?
Se você flagrou o gato mordendo elástico de cabelo, imediatamente retire o objeto da boca do animal. Caso o pet já tenha engolido, leve-o imediatamente ao médico veterinário. O especialista vai realizar a remoção da xuxinha, evitando que o quadro se agrave. Se você não vir o animal engolindo algum objeto, mas notar os sintomas, também leve-o para a emergência. A ingestão de itens estranhos é algo extremamente preocupante e que requer atendimento urgente e imediato.
Como evitar o gato mordendo elástico de cabelo?
A primeira dica é a mais simples de todas: evite deixar elásticos de cabelo espalhados pela casa. Sempre guarde as xuxinhas em um local fora do alcance do pet para evitar que o felino as encontre e, consequentemente, acabe engolindo. Outra dica para evitar o gato mordendo elástico de cabelo é promover um maior enriquecimento ambiental.
O bichano muitas vezes precisa se entreter com objetos que não foram feitos para isso porque não possuem os itens certos à sua disposição. Os gatos são curiosos e bem ativos, então é sempre bom direcionar sua energia e disposição de forma correta. Aposte em nichos, prateleiras, brinquedos e arranhadores para gatos dentro de casa. O gatinho vai ficar entretido por horas com esses itens, perdendo o interesse nos elásticos de cabelo.
Muito além do elástico de cabelo: outros itens pequenos que são perigosos para gatos
Os elásticos de cabelo são perigosos para os gatos, mas não são os únicos objetos do dia a dia que podem trazer problemas aos pets. A curiosidade felina não tem limites, então qualquer coisa que esteja jogada por aí vai se tornar um objeto do seu interesse.
Linhas soltas de roupa, fios de lençóis, fitas decorativas, cadarços, fiapos de colcha… tudo isso parece pequeno e bem inofensivo, mas também podem comprometer os sistemas digestivo e respiratório do animal quando ingeridos. Por isso é tão importante manter a supervisão de todos os locais que o gato transita.