A chegada de um novo cachorro é motivo de muita alegria e, ao mesmo tempo, de observar o comportamento dos animais que já moram na casa. Adotar cachorro filhote é sempre uma experiência inusitada, pois os pequenos não têm vícios de comportamento e são quase uma caixinha de surpresas: nunca sabemos qual postura ele vai assumir conforme for crescendo. É comum, porém, que o recém-chegado comece a imitar o cão que já mora no local. Afinal, esse novo membro precisa entender que ali, naquela família, existem regras. O veterano da casa já sabe disso e pode auxiliar o novo filhote a se comportar do jeito que a família deseja.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Os filhotes de cachorro conseguem aprender muito com a socialização com outros cães, incluindo a própria mãe biológica. Por isso, é recomendado respeitar o tempo de amamentação, pois é ali que o filhote é preparado para viver em comunidade.

Filhotes de cachorro: É normal copiar os hábitos do cão mais velho?

É super normal que os filhotes de cachorro tenham os mais velhos como um exemplo a ser seguido. A Giselle Souza, de Minas Gerais, era a dona do Fred e resolveu adotar o Barney para lhe fazer companhia. Quando chegou, o filhote copiava os comportamentos do outro, desde fazer xixi no mesmo lugar até beber água depois que ele bebia, como se tudo que o Fred fizesse fosse a regra universal do lar. "Onde o Fred vai, o Barney vai atrás, observando tudo para fazer igual. Ele até aprendeu alguns comandos só observando o irmão, como 'dar a pata'!", conta.

adotar cachorro: dois cachorros felizes em casa

Como acostumar dois cachorros juntos

Muitas pessoas acham que pode ser difí­cil adaptar o novo cão junto com o cachorro que já mora na casa. A verdade é que ter uma companhia pode fazer muito bem para os dois. No caso do cachorro idoso e que parece ter pouca energia, a chegada de um novo membro pode até incentivar um comportamento mais brincalhão. 

Por outro lado, é sempre importante prestar atenção se o filhote não está incomodando o adulto. Alguns cães não costumam ter mais tanta paciência com os mais novos, que tem aquela mania de mordiscar e pular. Fique atento para que todos tenham seu espaço respeitado! 

Adestramento de cãs pode ajudar na adaptação

Em caso de dificuldade na adaptação, é justo procurar por um adestramento de cães para te ajudar nessa tarefa. O profissional vai ajudar a melhorar a convivência dos cachorros, além de ensinar o manejo e como adaptar o novo membro do lar. 

Ao adotar a Valentina, a Nicole Accioli, de São Paulo, optou pelo adestramento básico para ensinar a cachorrinha a sentar, fazer xixi no lugar certo, comer no local e horário escolhido, entre outros truques. Quando adotou o Joaquim, que foi resgatado da rua, tudo foi diferente: "No começo, ele fazia xixi em todo lugar que você possa imaginar, comia na hora que queria, não tinha educação. Depois de uma semana, mais ou menos, eu falava senta e o Joca era o primeiro a sentar. Os xixis começaram a desaparecer dos lugares aleatórios e começaram a aparecer onde a Vavá sempre fez. Tudo que a Valentina faz, o Joaquim imita. Hoje, eles são completamente dependentes um do outro!", conta Nicole. A Valentina e o Joaquim são grandes amigos hoje e fazem tudo juntos, desde comer até dormir.  

 

Cachorro idoso: a idade não é regra!

 

A Maria Amália mora em Florianópolis e adotou a Drika, de 6 anos, e a Gaia, de 12 anos. A Gaia foi adotada depois da Drika e já chegou idosa em sua nova família. Ela tinha medo de ficar sozinha, e para ficar mais calma, seus donos a cobriam com uma mantinha. A Drika, que nunca gostou disso, de repente, começou até a cutucar a manta para ser coberta também. Se cobrem a Gaia, já vem a Drika para querer um espacinho na coberta ao lado da irmã. 

Gaia chegou sem saber nenhum comando e só de ver a Drika fazendo e sendo recompensada, aprendeu à  distância como se comportar. Ela percebeu também que ao sentar ganhava um biscoito e passou a latir quando não ganhava um agradinho. Alguns comportamentos considerados negativos também podem ser copiados, mas nada que um bom treino e acompanhamento de um profissional não possam resolver."Um comportamento que a Gaia imitou da Drika foi a ansiedade ao chegarmos em casa. Drika tem ansiedade de separação, então temos alguns treinos de chegar em casa e não fazer festa", explica Maria Amália.

adotar cachorros: dois cães em casa

O cachorro idoso pode ser treinado normalmente como qualquer outro cão e aprender todos os comandos. Paciência é fundamental com os animais mais velhos, que normalmente já possuem um temperamento definido e prezam por momentos de descanso e calma. Já o cachorro adulto pode ter mudanças em seu comportamento com a chegada de outro cão, por isso é necessário observar e garantir que todos os animais envolvidos estão se sentindo bem com as mudanças. Em todo o caso, ajuda profissional é sempre bem vinda para manter o bem-estar dos cachorros.

 

Redaçã£o: Júlia Cruz