Assim como acontece com os humanos, a doença renal em cães é um problema bastante delicado e que, no geral, surge silenciosamente. Por isso, é importante redobrar a atenção com o seu amigo de quatro patas, principalmente se ele fizer parte de algumas das raças de cachorro que têm maior predisposição para essas doenças, como o Poodle, o Beagle ou o Golden Retriever. Para te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto, preparamos uma matéria com os principais tipos de doença renal que atingem os doguinhos e quais são as raças mais afetadas por cada um desses problemas. Tire suas dúvidas e saiba como identificar um cachorro com insuficiência renal a seguir!

Doença renal em cães: os tipos mais comuns e as raças mais afetadas

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

• Doença renal crônica ou aguda:

Tanto na doença renal crônica quanto na aguda, o que acontece, basicamente, é uma lesão nos néfrons, estruturas responsáveis pela filtragem do sangue e eliminação da urina. A grande diferença é que o quadro crônico perdura por mais de três meses e é irreversível, mas com o tratamento correto é totalmente possível garantir uma boa qualidade de vida ao cãozinho portador da doença. Já o quadro agudo é mais agressivo e se caracteriza pela perda das funções renais, precisando de tratamento imediato para ser revertido.

Embora as causas para cada quadro possam variar, uma coisa é certa: algumas raças de cachorro têm maior predisposição para esses problemas. A doença crônica, por exemplo, costuma afetar cães das raças Doberman e Bull Terrier, enquanto a aguda afeta o Golden Retriever e o Poodle.

• Cálculo renal:

O cálculo renal, também conhecido como pedra nos rins, é um problema que também pode atingir os cachorros. Essa doença é caracterizada pela formação de cristais na urina e que, se não forem expelidas ao longo do tempo, podem se transformar em massas mais compactas, que recebem o nome de “pedras” e geralmente se localizam nos rins do animal. O tratamento para esse quadro pode variar desde o uso de medicamentos específicos até intervenção cirúrgica, dependendo da gravidade da situação. Como uma das principais causas para o cálculo renal é a própria genética, algumas raças são mais propensas ao desenvolvimento dessa doença renal em cães, como o Lhasa Apso, Shih-Tzu e Poodle.

• Insuficiência renal crônica em cães:

A insuficiência renal em cachorro é uma grave doença que ocorre quando os rins param de funcionar como deveriam, comprometendo a saúde do cãozinho. Por se tratar de uma doença crônica, essa enfermidade não tem cura, mas deve ser tratada assim que houver qualquer suspeita de que o cachorro está com a doença. Com o tratamento e acompanhamento correto de um profissional, é possível garantir uma boa qualidade de vida ao seu amigo de quatro patas.

Além do mais, vale destacar que a insuficiência renal em cães geralmente surge apenas na terceira idade. Contudo, algumas raças, como o Rottweiler e o Beagle, têm maior predisposição genética para a doença e, por isso, é importante redobrar a atenção com esses cães.


Um dos sintomas da insuficiência renal em cães é a perda de apetite
Um dos sintomas da insuficiência renal em cães é a perda de apetite

Insuficiência renal em cachorro: 8 sintomas para ficar atento

• Aumento no volume do xixi

• Aumento da ingestão de água

• Mudança no apetite do animal

Cachorro vomitando

• Perda de peso

• Alteração na coloração da urina, que tende a ficar mais clara

• Mau hálito

Convulsões

Insuficiência renal: cães precisam de tratamento adequado

Ao perceber um ou mais sintomas de insuficiência renal em cães, é imprescindível levar seu doguinho para uma consulta com um médico veterinário para saber o que está acontecendo, de fato. Se a doença for detectada ainda no início, o cachorro com insuficiência renal normalmente passa por tratamentos mais tranquilos, que são baseados em fluidoterapia (soro) e medicamentos específicos para a proteção do estômago e do fígado. No entanto, se o quadro do animal já estiver mais avançado, fica mais difícil de corrigir esse problema e são grandes as chances de ter que submeter o cachorro com insuficiência renal a procedimentos como a hemodiálise. Mas lembre-se: todo o processo de tratamento sempre deve ser acompanhado por um profissional e, nesse caso, de preferência especialista em nefrologia.

Redação: Juliana Melo