Saúde

Doença renal em cães: quais são as raças de cachorro com mais predisposição para o problema?

A doença renal em cães é mais comum em algumas raças do que em outras. Saiba quais são elas!
A doença renal em cães é mais comum em algumas raças do que em outras. Saiba quais são elas!

Assim como acontece com os humanos, a doença renal em cães é um problema bastante delicado e que, no geral, surge silenciosamente. Por isso, é importante redobrar a atenção com o seu amigo de quatro patas, principalmente se ele fizer parte de algumas das raças de cachorro que têm maior predisposição para essas doenças, como o Poodle, o Beagle ou o Golden Retriever. Para te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto, preparamos uma matéria com os principais tipos de doença renal que atingem os doguinhos e quais são as raças mais afetadas por cada um desses problemas. Tire suas dúvidas e saiba como identificar um cachorro com insuficiência renal a seguir!

Doença renal em cães: os tipos mais comuns e as raças mais afetadas

• Doença renal crônica ou aguda:

Tanto na doença renal crônica quanto na aguda, o que acontece, basicamente, é uma lesão nos néfrons, estruturas responsáveis pela filtragem do sangue e eliminação da urina. A grande diferença é que o quadro crônico perdura por mais de três meses e é irreversível, mas com o tratamento correto é totalmente possível garantir uma boa qualidade de vida ao cãozinho portador da doença. Já o quadro agudo é mais agressivo e se caracteriza pela perda das funções renais, precisando de tratamento imediato para ser revertido.

Embora as causas para cada quadro possam variar, uma coisa é certa: algumas raças de cachorro têm maior predisposição para esses problemas. A doença crônica, por exemplo, costuma afetar cães das raças Doberman e Bull Terrier, enquanto a aguda afeta o Golden Retriever e o Poodle.

• Cálculo renal:

O cálculo renal, também conhecido como pedra nos rins, é um problema que também pode atingir os cachorros. Essa doença é caracterizada pela formação de cristais na urina e que, se não forem expelidas ao longo do tempo, podem se transformar em massas mais compactas, que recebem o nome de “pedras” e geralmente se localizam nos rins do animal. O tratamento para esse quadro pode variar desde o uso de medicamentos específicos até intervenção cirúrgica, dependendo da gravidade da situação. Como uma das principais causas para o cálculo renal é a própria genética, algumas raças são mais propensas ao desenvolvimento dessa doença renal em cães, como o Lhasa Apso, Shih-Tzu e Poodle.

• Insuficiência renal crônica em cães:

A insuficiência renal em cachorro é uma grave doença que ocorre quando os rins param de funcionar como deveriam, comprometendo a saúde do cãozinho. Por se tratar de uma doença crônica, essa enfermidade não tem cura, mas deve ser tratada assim que houver qualquer suspeita de que o cachorro está com a doença. Com o tratamento e acompanhamento correto de um profissional, é possível garantir uma boa qualidade de vida ao seu amigo de quatro patas.

Além do mais, vale destacar que a insuficiência renal em cães geralmente surge apenas na terceira idade. Contudo, algumas raças, como o Rottweiler e o Beagle, têm maior predisposição genética para a doença e, por isso, é importante redobrar a atenção com esses cães.

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    Um dos sintomas da insuficiência renal em cães é a perda de apetite
    Um dos sintomas da insuficiência renal em cães é a perda de apetite

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Cachorro

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cachorro

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Cachorro

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Cachorro

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Insuficiência renal em cachorro: 8 sintomas para ficar atento

    • Aumento no volume do xixi

    • Aumento da ingestão de água

    • Mudança no apetite do animal

    Cachorro vomitando

    • Perda de peso

    • Alteração na coloração da urina, que tende a ficar mais clara

    • Mau hálito

    Convulsões

    Insuficiência renal: cães precisam de tratamento adequado

    Ao perceber um ou mais sintomas de insuficiência renal em cães, é imprescindível levar seu doguinho para uma consulta com um médico veterinário para saber o que está acontecendo, de fato. Se a doença for detectada ainda no início, o cachorro com insuficiência renal normalmente passa por tratamentos mais tranquilos, que são baseados em fluidoterapia (soro) e medicamentos específicos para a proteção do estômago e do fígado. No entanto, se o quadro do animal já estiver mais avançado, fica mais difícil de corrigir esse problema e são grandes as chances de ter que submeter o cachorro com insuficiência renal a procedimentos como a hemodiálise. Mas lembre-se: todo o processo de tratamento sempre deve ser acompanhado por um profissional e, nesse caso, de preferência especialista em nefrologia.

    Redação: Juliana Melo

    Quais são as 7 raças de cachorro mais obedientes?

    Próxima matéria

    Quais são as 7 raças de cachorro mais obedientes?

    As 8 raças de cachorro com mais predisposição genética para ter problemas de pele
    Raças

    As 8 raças de cachorro com mais predisposição genética para ter problemas de pele

    Os cuidados com a saúde do seu bichinho de estimação devem vir em primeiro lugar sempre. E na hora de escolher uma raça de cachorro para comprar ou adotar, é fundamental saber tudo sobre o animal, desde os padrões de comportamento até a genética dele. Alguns problemas de saúde podem se manifestar com mais facilidade em determinadas raças, que carregam genes “defeituosos”. É por isso que as doenças de pele geralmente têm um fator congênito por trás.

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão
    Cuidados

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão

    Os cães são animais que, na maior parte do tempo, não gostam de ficar sozinhos - afinal, antes de serem domesticados, eles viviam livres em matilhas. Com a vida urbana, muitos cães acabam não recebendo os estímulos adequados para gastar energia e socializar com outros animais e pessoas. Para auxiliar a vida do tutor, que nem sempre consegue estar perto de seu pet durante o dia, existem muitas alternativas. Uma delas é a creche para cachorro: uma acomodação diária em que você pode deixar seu amigo em um lugar totalmente adaptado para cães.

    Quais são as 5 raças de cachorro mais propensas à obesidade canina?
    Raças

    Quais são as 5 raças de cachorro mais propensas à obesidade canina?

    A aparência de um cachorro mais gordinho pode até ser um motivo de fofura para algumas pessoas, mas a obesidade canina é definitivamente um assunto sério, que pode gerar graves problemas de saúde para o animal. Assim como os seres humanos, um cachorro obeso tem mais riscos de desenvolver problemas cardíacos, diabetes e ter dificuldades nas articulações e quadris. Algumas raças são mais propensas a estar acima do peso do que outras. Há cachorros, por exemplo, que são mais ativos e exigem longos passeios para cansá-los, enquanto outros preferem comer e dormir o dia inteiro. Obviamente, os cães mais preguiçosos têm maior probabilidade de estar acima do peso do que aqueles que são mais agitados.

    Pelo de cachorro pela casa? Veja quais raças soltam mais e como minimizar o problema
    Raças

    Pelo de cachorro pela casa? Veja quais raças soltam mais e como minimizar o problema

    Amor à primeira vista é um sentimento comum ao adotar ou comprar um cãozinho. Mas, também é normal deixar para segundo plano uma pesquisa completa sobre as características e comportamentos de determinadas raças. E é em casa, depois de alguns dias que se percebe um incômodo: a queda de pelo em cachorro. De repente, aparecem vários tufos pela casa e você sequer entende como é possível o bichinho soltar tanto pelo.

    Ver Todas >

    Adotar filhote de cachorro: um guia básico de como sobreviver a esse
    Cachorro

    Adotar filhote de cachorro: um guia básico de como sobreviver a esse "furacão" canino cheio de energia

    Adotar filhote de cachorro vai mudar toda a sua vida. Você vai precisar acordar mais cedo, dormir mais tarde, vai ter que se programar para passear todo dia e ainda terá um gasto financeiro com vacinas, veterinário e ração. Um cachorro filhote vai te ensinar sobre paciência, te fazer desapegar de alguns objetos e até mudar a decoração da casa. Seus chinelos e sapatos terão que ficar escondidos e a porta do banheiro sempre fechada - afinal, o papel higiênico é um “brinquedo” super atrativo.

    Cachorro feliz: veja em infográfico as coisas que mais despertam os hormônios da felicidade no seu pet
    Cachorro

    Cachorro feliz: veja em infográfico as coisas que mais despertam os hormônios da felicidade no seu pet

    Todo cachorro tem um jeitinho brincalhão que é capaz de despertar a felicidade em qualquer humano. Mas o que é mais importante na hora de deixar o cachorro feliz? A verdade é que os cães não exigem muita coisa: uma ração gostosa, alguns brinquedinhos, passeios e carinho dos donos já são suficientes para ativar os hormônios da felicidade nesses seres maravilhosos.

    10 características marcantes do Golden Retriever
    Cachorro

    10 características marcantes do Golden Retriever

    Quando se trata de cachorros grandes, o Golden Retriever é um dos mais queridos entre as famílias brasileiras. E não é para menos, né? Ativo, brincalhão e amoroso, o cachorro Golden é a escolha certa para quem busca um companheiro de quatro patas. Para te ajudar a conhecer (e amar) ainda mais o animal da raça Golden, nós reunimos em um só lugar as principais características desse cão adorável. 

    10 mitos e verdades sobre a Leishmaniose canina!
    Cachorro

    10 mitos e verdades sobre a Leishmaniose canina!

    A leishmaniose canina pode trazer sérios problemas para a saúde do animal. A doença é classificada como uma zoonose (ou seja, seres humanos também podem contraí-la) e os cães domésticos são os principais hospedeiros. A transmissão ocorre pela picada do mosquito-palha infectado com o protozoário Leishmania infantum chagasi. A prevenção é muito importante, já que a doença pode levar humanos e cachorros à morte ou causar sérias sequelas. 

    Ver Todas >