Existe uma série de doenças que podem comprometer o bem-estar e a saúde do cachorro. Entre as mais conhecidas, estão as que afetam as articulações do animal. Incômodas, doloridas e muitas vezes limitadoras da capacidade de movimentos, elas são causadas por fatores diferentes, que vão desde herança genética até maus hábitos na vida do pet. Para te ajudar a entender e identificar essas patologias, nós reunimos aqui embaixo todas as informações sobre as principais doenças articulares que atingem os cães!
A artrite em cachorro é comum na terceira idade
Não é raro encontrar um cão com artrite, principalmente quando se trata de um pet na terceira idade. Isso porque a artrite em cachorro é resultado da inflamação das articulações do animal, que costumam surgir com o passar dos anos. No entanto, isso não significa que os cães mais jovens estão livres da doença, já que o quadro pode ser causado por diversos fatores. A artrite reumatoide, que é a mais comum, é autoimune e crônica. A artrite séptica, por sua vez, é uma consequência da ação de fungos, bactérias ou vírus que causam a inflamação dessas partes do corpo. Ou seja: elas podem atingir animais de diferentes idades. Justamente por isso, é importante que o tutor esteja sempre atento aos comportamentos do animal e busque ajuda quando o ele apresentar dificuldades para se locomover. Geralmente, o tratamento mais comum é feito à base de remédio para articulação do cachorro.
A displasia coxofemoral em cães causa dificuldade de locomoção e dores
Caracterizada pelo desenvolvimento não harmônico dos ossos, músculos e tendões das patas traseiras do cachorro, a displasia coxofemoral é uma das doenças articulares que podem atingir cachorros grandes. Embora a hereditariedade seja a principal causa da doença, a displasia coxofemoral em cães também pode estar ligada à obesidade, sedentarismo e até mesmo a maneira de sentar do animal. Quando não diagnosticada com rapidez, a doença causa dor, limitação de movimentos, perda de força nas patas traseiras e outros sintomas. Sendo assim, é necessário ficar atento aos fatores de risco — que são relacionados à manutenção ineficaz da saúde do animal — e manter visitas frequentes ao veterinário para evitar o quadro.
A osteoartrite canina é causada pelo desgaste da cartilagem das articulações
A osteoartrite canina - ou artrose, como é popularmente conhecida - nada mais é do que um estágio mais avançado da artrite. No entanto, o quadro pode ser causado por outros fatores relacionados ao sobrepeso, como problemas no desenvolvimento do animal ou desgaste excessivo nas articulações. Diferente da artrite, que surge de maneira repentina, a osteoartrite em cães se desenvolve de forma progressiva e é um problema crônico que pode resultar em cachorro mancando, diminuição dos movimentos, letargia e atrofia muscular. Quando diagnosticada corretamente, a patologia pode ser tratada com a combinação de anti-inflamatórios, dieta balanceada e atividades físicas. Normalmente, a cirurgia costuma ser o último método recomendado.

Mais Lidas

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele).

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães.
A osteocondrose é comum em cães de porte grande
Uma das principais causas de desconforto em cachorros grandes, como Labrador, Golden Retriever e Rottweiler, a osteocondrose é resultado do atraso na transformação da cartilagem do animal em ossos. Nesse caso, as regiões do ombro, cotovelo, punho, quadril, joelho e calcanhar costumam ser as mais afetadas pela doença. O retardo na ossificação faz com que haja menor resistência ao atrito causado pela movimentação do animal, o que gera dor e limitações. Por esse motivo, no primeiro sinal de dificuldade de locomoção, é importante buscar a ajuda de um veterinário ortopedista. O tratamento geralmente é cirúrgico por meio de artrotomia ou artroscopia - onde é feito a raspagem e a curetagem do excesso de cartilagem.
A osteoporose canina é causada por uma dieta pobre em nutrientes
Causada pela baixa capacidade de absorção de alguns nutrientes, como o cálcio, a osteoporose em cães é responsável por enfraquecer os ossos e as articulações do animal. Por esse motivo, a doença é a principal causa de acidentes e fraturas no cachorro enquanto ele realiza atividades comuns na sua rotina. Normalmente, a patologia surge em cães idosos que não tiveram uma dieta balanceada e adequada ao longo da vida, especialmente durante a infância. Depois de diagnosticada, a osteoporose deve ser tratada com suplementação de nutrientes para impedir o avanço do quadro.
Redação: Úrsula Gomes
