Existe uma série de doenças que podem comprometer o bem-estar e a saúde do cachorro. Entre as mais conhecidas, estão as que afetam as articulações do animal. Incômodas, doloridas e muitas vezes limitadoras da capacidade de movimentos, elas são causadas por fatores diferentes, que vão desde herança genética até maus hábitos na vida do pet. Para te ajudar a entender e identificar essas patologias, nós reunimos aqui embaixo todas as informações sobre as principais doenças articulares que atingem os cães!

A artrite em cachorro é comum na terceira idade

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Não é raro encontrar um cão com artrite, principalmente quando se trata de um pet na terceira idade. Isso porque a artrite em cachorro é resultado da inflamação das articulações do animal, que costumam surgir com o passar dos anos. No entanto, isso não significa que os cães mais jovens estão livres da doença, já que o quadro pode ser causado por diversos fatores. A artrite reumatoide, que é a mais comum, é autoimune e crônica. A artrite séptica, por sua vez, é uma consequência da ação de fungos, bactérias ou vírus que causam a inflamação dessas partes do corpo. Ou seja: elas podem atingir animais de diferentes idades. Justamente por isso, é importante que o tutor esteja sempre atento aos comportamentos do animal e busque ajuda quando o ele apresentar dificuldades para se locomover. Geralmente, o tratamento mais comum é feito à base de remédio para articulação do cachorro.

A displasia coxofemoral em cães causa dificuldade de locomoção e dores

Caracterizada pelo desenvolvimento não harmônico dos ossos, músculos e tendões das patas traseiras do cachorro, a displasia coxofemoral é uma das doenças articulares que podem atingir cachorros grandes. Embora a hereditariedade seja a principal causa da doença, a displasia coxofemoral em cães também pode estar ligada à obesidade, sedentarismo e até mesmo a maneira de sentar do animal. Quando não diagnosticada com rapidez, a doença causa dor, limitação de movimentos, perda de força nas patas traseiras e outros sintomas. Sendo assim, é necessário ficar atento aos fatores de risco — que são relacionados à manutenção ineficaz da saúde do animal — e manter visitas frequentes ao veterinário para evitar o quadro.

A osteoartrite canina é causada pelo desgaste da cartilagem das articulações 

A osteoartrite canina - ou artrose, como é popularmente conhecida - nada mais é do que um estágio mais avançado da artrite. No entanto, o quadro pode ser causado por outros fatores relacionados ao sobrepeso, como problemas no desenvolvimento do animal ou desgaste excessivo nas articulações. Diferente da artrite, que surge de maneira repentina, a osteoartrite em cães se desenvolve de forma progressiva e é um problema crônico que pode resultar em cachorro mancando, diminuição dos movimentos, letargia e atrofia muscular. Quando diagnosticada corretamente, a patologia pode ser tratada com a combinação de anti-inflamatórios, dieta balanceada e atividades físicas. Normalmente, a cirurgia costuma ser o último método recomendado.


Cachorros grandes, como o Labrador, têm mais tendência a desenvolver algumas doenças articulares
Cachorros grandes, como o Labrador, têm mais tendência a desenvolver algumas doenças articulares

A osteocondrose é comum em cães de porte grande

Uma das principais causas de desconforto em cachorros grandes, como Labrador, Golden Retriever e Rottweiler, a osteocondrose é resultado do atraso na transformação da cartilagem do animal em ossos. Nesse caso, as regiões do ombro, cotovelo, punho, quadril, joelho e calcanhar costumam ser as mais afetadas pela doença. O retardo na ossificação faz com que haja menor resistência ao atrito causado pela movimentação do animal, o que gera dor e limitações. Por esse motivo, no primeiro sinal de dificuldade de locomoção, é importante buscar a ajuda de um veterinário ortopedista. O tratamento geralmente é cirúrgico por meio de artrotomia ou artroscopia - onde é feito a raspagem e a curetagem do excesso de cartilagem. 

A osteoporose canina é causada por uma dieta pobre em nutrientes

Causada pela baixa capacidade de absorção de alguns nutrientes, como o cálcio, a osteoporose em cães é responsável por enfraquecer os ossos e as articulações do animal. Por esse motivo, a doença é a principal causa de acidentes e fraturas no cachorro enquanto ele realiza atividades comuns na sua rotina. Normalmente, a patologia surge em cães idosos que não tiveram uma dieta balanceada e adequada ao longo da vida, especialmente durante a infância. Depois de diagnosticada, a osteoporose deve ser tratada com suplementação de nutrientes para impedir o avanço do quadro. 

Redação: Úrsula Gomes