A diabetes canina é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue, sendo um distúrbio complexo que impede o pâncreas do cachorro de secretar insulina, resultando muitas vezes na falta dessa substância nos tecidos. Esse problema de saúde animal pode ser bem perigoso caso não seja descoberto no início ou tratado adequadamente. Por isso, é importante ficar atento aos sintomas da doença: reunimos 5 sinais indicativos que todo tutor deve prestar atenção. Dá só uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) Formiga na urina pode indicar diabetes em cachorro

Os sintomas de diabetes em cães podem se manifestar de uma maneira que nem imaginamos. A aglomeração de formigas na urina do cachorro pode ser um indicativo inusitado da diabetes canina. Isso acontece por conta da quantidade de açúcar encontrada no líquido, ou seja, devido a presença de glicose na urina, que não é uma situação normal e atrai formigas. Por isso, fique sempre de olho no xixi do cachorro e caso observe esse tipo de sinal, leve o pet ao médico veterinário para fazer exames.

2) Diabete em cães: sintomas incluem sede excessiva

A ingestão de mais água que o habitual é algo que deve despertar a atenção dos tutores para a diabetes canina. Com a glicose na urina (que causa a formiga no xixi), o cachorro tende a fazer xixi e, consequentemente, beber mais água. O animal fica com mais sede para compensar fisiologicamente a situação do organismo. Apesar de não haver cura, alguns cuidados podem controlar a diabetes canina. Tratamento para a doença normalmente consiste na aplicação de insulina, dieta adequada e atividade física.

 

diabetes canina: cachorro caminhando na rua

3) Perda de peso é sinal de diabetes em cachorro

 

O tutor de cachorro deve ficar atento não só às mudanças de comportamento animal, como também as alterações físicas que podem indicar a diabetes. A perda de peso é uma das mais comuns e mais evidentes e ainda pode ser indicativo de outras doenças. Levar o animal ao médico veterinário assim que perceber o problema é essencial para que seja feito o diagnóstico do cachorro com diabetes. Como cuidar da doença com certeza é um questionamento comum, mas as medidas a serem adotadas dependem de vários fatores, como a idade do animal e fase da doença. 

4) Seu cachorro está comendo muito? Aumento de apetite é sinal da doença

O aumento do apetite é uma das manifestações clínicas da diabetes canina, que pode também levar ao aumento de peso. É por isso que o diagnóstico é importante para controlar a dieta do pet, que deverá passar por mudanças: a oferta de petiscos e até a quantidade de ração será diferente para o cachorro com diabetes. O que pode comer nesses casos? As dietas especiais devem ser balanceadas, incluindo fibras solúveis e insolúveis. Uma ração para cachorro com diabetes pode ser indicada pelo veterinário de acordo com o grau da doença.

5) Diabete em cães: sintomas envolvem cansaço

Reparou que seu cãozinho está mais cansado e indisposto que o normal? Fique atento, pois o cansaço também pode ser um indicativo de diabetes em cachorro. Isso porque o desequilíbrio de nutrientes e outras substâncias no organismo do cãozinho também impacta na sua energia. Com algumas semanas seguindo o tratamento correto já é possível observar o animal mais ativo e disposto.

Redação: Hyago Bandeira