Adotar cachorro

Dia internacional do cachorro: 26 motivos para ter um cãozinho na sua vida

Publicado - 26 Agosto 2020 - 13h00

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Ter um cachorro em casa é a certeza de que os dias nunca vão ser iguais, que sempre terá um motivo para sorrir e que você nunca estará sozinho. Todos já estão cansados de saber que o cão é o melhor amigo do homem, e esse título não é à toa: um doguinho é, de fato, o companheiro mais incrível que qualquer pessoa poderia ter. Os cães não julgam e estão sempre prontos para dar amor e carinho, mesmo nos momentos mais difíceis. Eles são alegres, espirituosos e conseguem afastar qualquer tipo de negatividade. Além disso, para eles não existe ninguém mais importante do que o seu tutor e a sua família. No Dia Internacional do Cachorro, em 26 de agosto, listamos 26 motivos para ter um cãozinho na sua vida!

1) O cachorro vai estar do seu lado em todos os momentos

Na saúde ou na doença, na alegria ou na tristeza, na riqueza ou na pobreza: o seu cãozinho vai estar lá com você. Não importa qual seja a situação, os animais são os companheiros mais fiéis que podem existir. Eles não vão te abandonar porque as coisas “estão difíceis” e nunca vão virar as costas para você em hipótese alguma.

2) Com um cãozinho, fazer exercícios fica muito mais divertido

Ter um cachorro afasta o sedentarismo. Como os cães são animais bastante energéticos e que quase nunca ficam parados, o tutor acaba sendo “forçado” a se exercitar junto com ele. Os passeios diários são fundamentais na rotina de um doguinho, e é importante não deixá-los de lado. E o melhor de tudo é que os cães deixam tudo muito mais divertido e acabam sendo uma companhia perfeita até mesmo na hora de praticar atividades físicas.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

3) Um cachorro nunca vai te decepcionar

Os cães podem até errar, mas dificilmente eles vão te decepcionar. Até porque mesmo quando erram, é perceptível o arrependimento no olhar deles, porque dentre todas as coisas no mundo, esses animais não querem nunca te ver triste e muito menos ser o motivo dessa tristeza. Na verdade, o que eles mais querem é te ver feliz.

4) Xô, tristeza! Os cachorros sentem quando você está triste

Lembra que os cachorros vão estar do seu lado independente do que aconteça? Então, quando bate a bad isso não é diferente. Na verdade, nesses momentos o doguinho pode até ficar ainda mais próximo de você, já que os cães são bastante sensíveis e percebem quando tem algo de errado. E o melhor de tudo: você nem precisa explicar nada para eles. O que eles querem é fazer você se sentir melhor somente estando ao seu lado.

5) O cachorro está sempre pronto para te proteger

Não importa qual seja o porte do cãozinho, uma coisa é certa: o seu amigo sempre vai te proteger e defender. Algumas raças são naturalmente mais desconfiadas, mas em situações de perigo normalmente os cães fazem de tudo para deixar o tutor são e salvo. Quer maior prova de amor do que essa?

6) Os cães podem funcionar como redutores de estresse

No dia mundial do cão, também vale destacar que a companhia desses animais é uma ótima forma de aliviar o estresse do cotidiano. Depois de um dia cansativo e estressante, não há nada como chegar em casa e encontrar o seu doguinho pronto para te dar amor e te fazer esquecer os problemas do dia.

7) Ter um cachorro te torna mais responsável

É inevitável: quem tem um doguinho precisa começar a arcar com uma série de responsabilidades. Cuidar de um cachorro é cuidar de uma outra vida: tem que limpar xixi e cocô, tem que alimentar, levar no médico, garantir que o seu amigo está saudável e com uma boa qualidade de vida. Essa acaba sendo uma ótima forma de amadurecer e começar a ser mais responsável.

8) Os cachorros transmitem paz

Sabe quando a gente precisa de um pontinho de paz no mundo, principalmente naqueles dias mais caóticos? Então, ter um cachorro muitas vezes é sinônimo de refúgio também. A companhia dos cães é capaz de deixar o coração quentinho e muitas vezes nos fazem “desligar” um pouco do que acontece durante o dia porque só a presença deles já é algo que nos reconforta.

9) O cachorro não pede (quase) nada em troca

É verdade que os cães precisam de alguns cuidados específicos com alimentação, higiene e saúde. Mas, tirando isso, os doguinhos sempre vão te dar amor e eles não pedem quase nada em troca disso: apenas atenção. Se você tirar 15 minutinhos do seu dia para enchê-los de carinho, já ficam super alegres e não precisam de mais nada.

10) Para o seu cachorro, você é a melhor pessoa do mundo

Sem julgamentos, críticas ou qualquer coisa do tipo: você sempre poderá ser 100% você mesmo com o seu cachorro e ele ainda assim vai te amar. Para ele, o seu tutor sempre será a pessoa mais importante do mundo, mesmo com seus erros e defeitos.

11) Com um cãozinho do lado, o tutor se torna mais sociável

Para as pessoas mais tímidas, ter um cachorro também é uma ótima forma de botar em prática a socialização. Levar seu doguinho no parCão, por exemplo, pode ser uma ótima forma de começar a interagir com outros tutores com vivências parecidas com a sua e fazer novos amigos.


No dia mundial do cachorro, o que não deve faltar é amor para dar ao seu amigo de quatro patas
No dia mundial do cachorro, o que não deve faltar é amor para dar ao seu amigo de quatro patas

12) O cachorro sempre vai estar pronto para te receber em casa

Não existe recepção mais calorosa do que a de um cãozinho quando o seu tutor chega em casa. Com um faro apurado, os cães sentem a presença dos humanos chegando e já se preparam para te receber da melhor forma: com muitos pulos e lambidas. É o jeitinho deles dizerem o quanto estão felizes por você finalmente ter chegado em casa e como sentiram a sua falta.

13) Até mesmo na hora de dormir, o cão gosta de estar por perto

Os cachorros têm um sono diferente do nosso, mas mesmo nesses momentos de descanso eles gostam de estar perto dos seus tutores. Alguns cães até preferem dormir junto na cama dos humanos, mas mesmo aqueles que não têm esse hábito gostam de tirar pequenos cochilos nos pés do tutor.

14) Cachorros tentam te curar com lambidas

Ninguém gosta de ver alguém que amamos machucado, e com os cães isso não é diferente. Por isso, se você se machucar e o seu doguinho perceber, não há nada que o impeça de te lamber repetidas vezes. Eles só querem tentar te curar e fazer com que se sinta melhor.

15) Os cães sempre conseguem tirar um sorriso da gente, mesmo nos dias difíceis

Sabe aqueles dias em que nada dá certo? Então, fica muito mais fácil de passar por eles quando se tem um doguinho por perto. Esses animais são capazes de nos fazer sorrir até mesmo quando nosso mundo está de cabeça para baixo. Eles nos divertem e nos fazem lembrar de que sempre há uma luz no fim do túnel.

16) É impossível resistir à carinha de cachorro arrependido

Quando os cachorros fazem alguma coisa de errado e nós chamamos a sua atenção, a famosa “cara de cão arrependido” é um clássico. E mesmo que eles não possam falar, o olhar deles já diz tudo, né? Eles realmente entendem quando fazem besteira. A dica é investir em alguns alguns truques e ensinamentos para corrigir o que há de errado.

17) O cachorro é uma ótima companhia para quem tem crianças em casa

Crescer do lado de um amigo de quatro patas é uma experiência memorável para todo humano. Quando se é criança, o cachorro acaba virando uma das melhores companhias para tudo, principalmente na hora de brincar. Mas é preciso ter certo cuidado, pois brincadeiras muito agressivas podem acabar machucando o cãozinho ou provocando alguma reação do animal.

18) Até mesmo os idosos se dão bem com o cachorro

Se por um lado as crianças podem se divertir com os cães, é de se pensar que os mais velhos não tenham o mesmo pique, certo? Errado! Os idosos também são outro grupo que se dão super bem com os cães e que podem ter bons momentos com um companheiro de quatro patas por perto.

19) Na verdade, o cachorro não vê idade, e sim coração

O dia do cachorro deve ser totalmente celebrado por um simples motivo: os cães têm um coração do tamanho do mundo. Eles não se importam com a sua idade, aparência nem nada do tipo: eles vão te amar pela maneira como você os trata. É o sentimento mais puro que pode existir.

20) Os cães nos ensinam a ser pessoas melhores

Ter um cãozinho significa aprender a cuidar. Os cachorros dependem de nós e é nosso dever prover tudo que eles precisam para ter uma boa qualidade de vida, amor e muito carinho. Inevitavelmente, é algo que acaba fazendo com que a gente sempre ofereça o nosso melhor.

21) O cachorro pode ajudar a detectar doenças e outros problemas

Os cães são bastante sensitivos e capazes de perceber se houver algo de errado com a saúde do seu tutor. Eles podem detectar, por exemplo, quando há uma queda no nível de açúcar no organismo humano, e até mesmo percebem e ajudam a combater alguns problemas psicológicos, como depressão e ansiedade.

22) A convivência com um cãozinho melhora o sistema imunológico

Se você convive com um cachorro desde cedo, as chances de ter problemas - como alergias, por exemplo - são bem menores. Isso acontece porque esse contato frequente com os cães é capaz de fortalecer o nosso sistema imunológico, reduzindo ocorrências de alergias, tosses e coriza.

23) Com um cachorro, a diversão e as risadas são garantidas

É impossível ter um cãozinho e não se divertir com ele. Seja por causa de um barulho diferente, uma posição de dormir totalmente inusitada ou um comportamento engraçadinho: os cachorros sempre conseguem tirar um sorriso da gente e muitas, muitas risadas.

24) Tirar uma sonequinha com um cachorro do lado é revigorante

Se dormir já é bom, imagina dormir na presença de um peludinho? Como já foi dito, os cachorros são capazes de transmitir uma paz enorme, e na hora do sono isso acaba sendo ainda mais revigorante.

25) Mesmo quando erram, os cachorros se sentem realmente arrependidos

A carinha de cachorro arrependido não é à toa: os animais realmente sentem culpa. Por isso, se o seu amigo de quatro patas fizer algo de errado, é bom pegar leve na hora de chamar a atenção dele. O doguinho já vai estar se sentindo mal o suficiente por ter feito alguma coisa de errado, e isso não é “da boca pra fora”.

26) O seu cachorro vai te amar mais do que tudo na vida

No dia dos cachorros, tudo que você precisa saber é que o seu doguinho vai te amar acima de tudo e de todos. Ele nunca vai te abandonar e sempre fará de tudo para tirar um sorriso do seu rosto. É uma amizade e parceria que transcende qualquer coisa, e é justamente por isso que todo mundo devia ter a oportunidade de ter um cachorrinho pelo menos uma vez na vida. Entender e compartilhar o amor dos cães é uma experiência única!

Redação: Juliana Melo

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Ver todas