Adoção

Dia internacional do cachorro: 26 motivos para ter um cãozinho na sua vida

Dia do cachorro: veja alguns motivos para abrir o seu coração para um cãozinho
Dia do cachorro: veja alguns motivos para abrir o seu coração para um cãozinho

Ter um cachorro em casa é a certeza de que os dias nunca vão ser iguais, que sempre terá um motivo para sorrir e que você nunca estará sozinho. Todos já estão cansados de saber que o cão é o melhor amigo do homem, e esse título não é à toa: um doguinho é, de fato, o companheiro mais incrível que qualquer pessoa poderia ter. Os cães não julgam e estão sempre prontos para dar amor e carinho, mesmo nos momentos mais difíceis. Eles são alegres, espirituosos e conseguem afastar qualquer tipo de negatividade. Além disso, para eles não existe ninguém mais importante do que o seu tutor e a sua família. No Dia Internacional do Cachorro, em 26 de agosto, listamos 26 motivos para ter um cãozinho na sua vida!

1) O cachorro vai estar do seu lado em todos os momentos

Na saúde ou na doença, na alegria ou na tristeza, na riqueza ou na pobreza: o seu cãozinho vai estar lá com você. Não importa qual seja a situação, os animais são os companheiros mais fiéis que podem existir. Eles não vão te abandonar porque as coisas “estão difíceis” e nunca vão virar as costas para você em hipótese alguma.

2) Com um cãozinho, fazer exercícios fica muito mais divertido

Ter um cachorro afasta o sedentarismo. Como os cães são animais bastante energéticos e que quase nunca ficam parados, o tutor acaba sendo “forçado” a se exercitar junto com ele. Os passeios diários são fundamentais na rotina de um doguinho, e é importante não deixá-los de lado. E o melhor de tudo é que os cães deixam tudo muito mais divertido e acabam sendo uma companhia perfeita até mesmo na hora de praticar atividades físicas.

3) Um cachorro nunca vai te decepcionar

Os cães podem até errar, mas dificilmente eles vão te decepcionar. Até porque mesmo quando erram, é perceptível o arrependimento no olhar deles, porque dentre todas as coisas no mundo, esses animais não querem nunca te ver triste e muito menos ser o motivo dessa tristeza. Na verdade, o que eles mais querem é te ver feliz.

4) Xô, tristeza! Os cachorros sentem quando você está triste

Lembra que os cachorros vão estar do seu lado independente do que aconteça? Então, quando bate a bad isso não é diferente. Na verdade, nesses momentos o doguinho pode até ficar ainda mais próximo de você, já que os cães são bastante sensíveis e percebem quando tem algo de errado. E o melhor de tudo: você nem precisa explicar nada para eles. O que eles querem é fazer você se sentir melhor somente estando ao seu lado.

5) O cachorro está sempre pronto para te proteger

Não importa qual seja o porte do cãozinho, uma coisa é certa: o seu amigo sempre vai te proteger e defender. Algumas raças são naturalmente mais desconfiadas, mas em situações de perigo normalmente os cães fazem de tudo para deixar o tutor são e salvo. Quer maior prova de amor do que essa?

6) Os cães podem funcionar como redutores de estresse

No dia mundial do cão, também vale destacar que a companhia desses animais é uma ótima forma de aliviar o estresse do cotidiano. Depois de um dia cansativo e estressante, não há nada como chegar em casa e encontrar o seu doguinho pronto para te dar amor e te fazer esquecer os problemas do dia.

7) Ter um cachorro te torna mais responsável

É inevitável: quem tem um doguinho precisa começar a arcar com uma série de responsabilidades. Cuidar de um cachorro é cuidar de uma outra vida: tem que limpar xixi e cocô, tem que alimentar, levar no médico, garantir que o seu amigo está saudável e com uma boa qualidade de vida. Essa acaba sendo uma ótima forma de amadurecer e começar a ser mais responsável.

8) Os cachorros transmitem paz

Sabe quando a gente precisa de um pontinho de paz no mundo, principalmente naqueles dias mais caóticos? Então, ter um cachorro muitas vezes é sinônimo de refúgio também. A companhia dos cães é capaz de deixar o coração quentinho e muitas vezes nos fazem “desligar” um pouco do que acontece durante o dia porque só a presença deles já é algo que nos reconforta.

9) O cachorro não pede (quase) nada em troca

É verdade que os cães precisam de alguns cuidados específicos com alimentação, higiene e saúde. Mas, tirando isso, os doguinhos sempre vão te dar amor e eles não pedem quase nada em troca disso: apenas atenção. Se você tirar 15 minutinhos do seu dia para enchê-los de carinho, já ficam super alegres e não precisam de mais nada.

10) Para o seu cachorro, você é a melhor pessoa do mundo

Sem julgamentos, críticas ou qualquer coisa do tipo: você sempre poderá ser 100% você mesmo com o seu cachorro e ele ainda assim vai te amar. Para ele, o seu tutor sempre será a pessoa mais importante do mundo, mesmo com seus erros e defeitos.

11) Com um cãozinho do lado, o tutor se torna mais sociável

Para as pessoas mais tímidas, ter um cachorro também é uma ótima forma de botar em prática a socialização. Levar seu doguinho no parCão, por exemplo, pode ser uma ótima forma de começar a interagir com outros tutores com vivências parecidas com a sua e fazer novos amigos.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

question quiz stamp

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

Question Header Background
question quiz stamp

As crises alérgicas costumam acontecer:

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Question Header Background
question quiz stamp

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Question Header Background
question quiz stamp

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

Question Header Background
question quiz stamp

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

Question Header Background

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    No dia mundial do cachorro, o que não deve faltar é amor para dar ao seu amigo de quatro patas
    No dia mundial do cachorro, o que não deve faltar é amor para dar ao seu amigo de quatro patas

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Nomes para gatas: confira uma lista com 200 sugestões para chamar a sua gatinha
    Adote um animal

    Nomes para gatas: confira uma lista com 200 sugestões para chamar a sua gatinha

    Escolher um dentre as infinitas possibilidades de nomes para gatas e gatos não é uma tarefa fácil. Quando se trata de escolher um nome para gatinha, opções mais fofas e meigas estão entre as favoritas dos tutores. Mas a verdade é que existem centenas de inspirações de nomes para gata, desde personagens e celebridades famosas até sua comida preferida. 

    12) O cachorro sempre vai estar pronto para te receber em casa

    Não existe recepção mais calorosa do que a de um cãozinho quando o seu tutor chega em casa. Com um faro apurado, os cães sentem a presença dos humanos chegando e já se preparam para te receber da melhor forma: com muitos pulos e lambidas. É o jeitinho deles dizerem o quanto estão felizes por você finalmente ter chegado em casa e como sentiram a sua falta.

    13) Até mesmo na hora de dormir, o cão gosta de estar por perto

    Os cachorros têm um sono diferente do nosso, mas mesmo nesses momentos de descanso eles gostam de estar perto dos seus tutores. Alguns cães até preferem dormir junto na cama dos humanos, mas mesmo aqueles que não têm esse hábito gostam de tirar pequenos cochilos nos pés do tutor.

    14) Cachorros tentam te curar com lambidas

    Ninguém gosta de ver alguém que amamos machucado, e com os cães isso não é diferente. Por isso, se você se machucar e o seu doguinho perceber, não há nada que o impeça de te lamber repetidas vezes. Eles só querem tentar te curar e fazer com que se sinta melhor.

    15) Os cães sempre conseguem tirar um sorriso da gente, mesmo nos dias difíceis

    Sabe aqueles dias em que nada dá certo? Então, fica muito mais fácil de passar por eles quando se tem um doguinho por perto. Esses animais são capazes de nos fazer sorrir até mesmo quando nosso mundo está de cabeça para baixo. Eles nos divertem e nos fazem lembrar de que sempre há uma luz no fim do túnel.

    16) É impossível resistir à carinha de cachorro arrependido

    Quando os cachorros fazem alguma coisa de errado e nós chamamos a sua atenção, a famosa “cara de cão arrependido” é um clássico. E mesmo que eles não possam falar, o olhar deles já diz tudo, né? Eles realmente entendem quando fazem besteira. A dica é investir em alguns alguns truques e ensinamentos para corrigir o que há de errado.

    17) O cachorro é uma ótima companhia para quem tem crianças em casa

    Crescer do lado de um amigo de quatro patas é uma experiência memorável para todo humano. Quando se é criança, o cachorro acaba virando uma das melhores companhias para tudo, principalmente na hora de brincar. Mas é preciso ter certo cuidado, pois brincadeiras muito agressivas podem acabar machucando o cãozinho ou provocando alguma reação do animal.

    18) Até mesmo os idosos se dão bem com o cachorro

    Se por um lado as crianças podem se divertir com os cães, é de se pensar que os mais velhos não tenham o mesmo pique, certo? Errado! Os idosos também são outro grupo que se dão super bem com os cães e que podem ter bons momentos com um companheiro de quatro patas por perto.

    19) Na verdade, o cachorro não vê idade, e sim coração

    O dia do cachorro deve ser totalmente celebrado por um simples motivo: os cães têm um coração do tamanho do mundo. Eles não se importam com a sua idade, aparência nem nada do tipo: eles vão te amar pela maneira como você os trata. É o sentimento mais puro que pode existir.

    20) Os cães nos ensinam a ser pessoas melhores

    Ter um cãozinho significa aprender a cuidar. Os cachorros dependem de nós e é nosso dever prover tudo que eles precisam para ter uma boa qualidade de vida, amor e muito carinho. Inevitavelmente, é algo que acaba fazendo com que a gente sempre ofereça o nosso melhor.

    21) O cachorro pode ajudar a detectar doenças e outros problemas

    Os cães são bastante sensitivos e capazes de perceber se houver algo de errado com a saúde do seu tutor. Eles podem detectar, por exemplo, quando há uma queda no nível de açúcar no organismo humano, e até mesmo percebem e ajudam a combater alguns problemas psicológicos, como depressão e ansiedade.

    22) A convivência com um cãozinho melhora o sistema imunológico

    Se você convive com um cachorro desde cedo, as chances de ter problemas - como alergias, por exemplo - são bem menores. Isso acontece porque esse contato frequente com os cães é capaz de fortalecer o nosso sistema imunológico, reduzindo ocorrências de alergias, tosses e coriza.

    23) Com um cachorro, a diversão e as risadas são garantidas

    É impossível ter um cãozinho e não se divertir com ele. Seja por causa de um barulho diferente, uma posição de dormir totalmente inusitada ou um comportamento engraçadinho: os cachorros sempre conseguem tirar um sorriso da gente e muitas, muitas risadas.

    24) Tirar uma sonequinha com um cachorro do lado é revigorante

    Se dormir já é bom, imagina dormir na presença de um peludinho? Como já foi dito, os cachorros são capazes de transmitir uma paz enorme, e na hora do sono isso acaba sendo ainda mais revigorante.

    25) Mesmo quando erram, os cachorros se sentem realmente arrependidos

    A carinha de cachorro arrependido não é à toa: os animais realmente sentem culpa. Por isso, se o seu amigo de quatro patas fizer algo de errado, é bom pegar leve na hora de chamar a atenção dele. O doguinho já vai estar se sentindo mal o suficiente por ter feito alguma coisa de errado, e isso não é “da boca pra fora”.

    26) O seu cachorro vai te amar mais do que tudo na vida

    No dia dos cachorros, tudo que você precisa saber é que o seu doguinho vai te amar acima de tudo e de todos. Ele nunca vai te abandonar e sempre fará de tudo para tirar um sorriso do seu rosto. É uma amizade e parceria que transcende qualquer coisa, e é justamente por isso que todo mundo devia ter a oportunidade de ter um cachorrinho pelo menos uma vez na vida. Entender e compartilhar o amor dos cães é uma experiência única!

    Redação: Juliana Melo

    Lhasa Apso: saiba tudo sobre a raça

    Próxima matéria

    Lhasa Apso: saiba tudo sobre a raça

    Mãe de pet: 11 motivos para adotar um cachorro ou gato e encher sua vida de amor
    Adote um animal

    Mãe de pet: 11 motivos para adotar um cachorro ou gato e encher sua vida de amor

    O dia das mães se aproxima, e sempre surge aquela velha pergunta: será que mãe de pet também é mãe? A resposta é sim, e tem até estudos científicos que comprovam o fato. Um pesquisador japonês chamado Takefumi Kikusui descobriu que quando as mulheres olham para os seus bichinhos, elas liberam hormônios semelhantes àqueles de quando uma mãe olha para o filho recém-nascido. Por isso, quem é mãe de cachorro ou gato também tem todo o direito de comemorar a data.

    Dia Mundial do Gato: listamos 10 motivos para você ter um felino na sua vida
    Histórias reais

    Dia Mundial do Gato: listamos 10 motivos para você ter um felino na sua vida

    Não dá para negar: ter um bichinho no seu dia a dia é tudo de bom! E, é claro que, com os felinos não poderia ser diferente. Ainda que tenham um comportamento muito distinto dos cachorros, eles sabem demonstrar todo o seu “amor de gato” e o quanto estão felizes ao nosso lado de diferentes formas. Seja com o corpo, com o olhar, com jeitinho de andar ou ronronando, é sempre possível notar os sinais de afeto dos felinos. 

    Ração para cachorro: quais os erros mais comuns na hora de alimentar um cãozinho?
    Ração

    Ração para cachorro: quais os erros mais comuns na hora de alimentar um cãozinho?

    É normal cometer alguns erros quando se trata da alimentação do cachorro, principalmente no caso de quem nunca teve um bichinho de estimação antes. Com o tempo e as orientações do veterinário, o tutor geralmente aprende o que o cão pode ou não pode comer, qual melhor ração para cachorro e a quantidade certa de comida que deve ser oferecida para o pet no dia a dia. O perigo é quando esses erros continuam acontecendo, porque isso pode acabar prejudicando a saúde do cachorro futuramente.

    Schnauzer: o que você precisa saber antes de ter um cãozinho dessa raça?
    Raças

    Schnauzer: o que você precisa saber antes de ter um cãozinho dessa raça?

    Incrivelmente fofo, leal, carinhoso e protetor: o Schnauzer é um dos melhores cães de companhia que você pode ter em casa. Justamente por isso, saber como lidar com ele é essencial para quem tem vontade de dar as boas vindas a um cachorro Schnauzer em casa. Além da necessidade de tosa, algo que fica claro por causa do estilo de pelagem do animal, essa raça também tem outras particularidades que devem ser levadas em consideração antes da adoção ou compra ser confirmada.

    Ver Todas >

    Poodle: porte, saúde, personalidade, preço... um guia sobre a raça de cachorro queridinha do Brasil
    Adote um animal

    Poodle: porte, saúde, personalidade, preço... um guia sobre a raça de cachorro queridinha do Brasil

    Quem consegue resistir aos encantos de um filhote de Poodle? Assim como sua versão adulta, o cachorro é muito queridinho e popular nos lares brasileiros! O cachorro Poodle é facilmente reconhecido por seus pelos encaracolados e tem várias qualidades que fazem dele um cãozinho único, como o nível de inteligência e enorme apego pelos humanos. As variações de Poodle (grande, médio e pequeno) também são um ponto positivo, já que existem diferentes tamanhos do cachorro para todos os gostos.

    Pinscher: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Adote um animal

    Pinscher: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    É impossível não lembrar do Pinscher ao pensar nas raças de cachorro mais populares que existem. O cachorro Pinscher é a prova viva de que tamanho não é documento. Apesar de ser um cachorro pequeno, ocupa um espaço enorme no coração dos brasileiros. A fama de Pinscher bravo que carrega faz com que muita gente o associe a um cão problemático, mas a verdade é que o cachorro da raça Pinscher tem mais valentia do que raiva: ele vai fazer de tudo para proteger seu lar de qualquer ameaça.

    Corgi: como é a personalidade desse cachorro de raça pequeno?
    Adote um animal

    Corgi: como é a personalidade desse cachorro de raça pequeno?

    O Corgi é uma raça de cachorro pequeno que encanta a todos com os seus pelos fofinhos e, principalmente, por conta da sua estatura baixa e comprida, que lembra bastante um salsichinha. Já faz um tempo que o Corgi vem conquistando cada vez mais fãs na internet e no mundo, mas como será a personalidade e o temperamento desse cãozinho? Coragem e bravura são seus pontos fortes, ou esse é um cachorro mais amigável e sociável? 

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Adote um animal

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? 

    Ver Todas >