A dermatite atópica canina é uma doença de pele em cachorro mais comum do que se imagina e pode afetar cães de diferentes raças. Uma das principais características desse quadro é a coceira intensa, que pode ou não vir acompanhada de vermelhidão no local. Ou seja, é basicamente como se fosse um tipo de alergia em cachorro. Apesar de não ser uma doença de pele muito grave, a dermatite atópica canina precisa de atenção porque pode interferir consideravelmente na qualidade de vida dos animais.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mas quais são as principais causas do problema? Além da coceira, que outros sintomas podem ser observados? Quando um cachorro tem dermatite atópica canina, tratamento caseiro é uma boa opção? Para tirar todas as dúvidas sobre o assunto, o Patas da Casa reuniu as informações mais importantes sobre a doença de pele em cachorro. Confira!

O que é a dermatite atópica canina e como ela afeta os cachorros?

A dermatite atópica em cães é uma doença inflamatória crônica que torna os animais mais sensíveis a alguns alérgenos. Ela pode ser causada por diferentes motivos e provoca um quadro intenso de coceira nos pacientes. Essa reação alérgica normalmente ocorre após o contato do cachorro com determinadas substâncias consideradas nocivas para pets, como produtos químicos de limpeza, ou outros antígenos presentes no ambiente, como poeira, pólen e ácaros.

A dermatite atópica canina é uma doença hereditária. Isso quer dizer que ela é transmitida geneticamente dos pais para os filhos, então as chances de filhotes de cachorro desenvolverem a mesma condição dos seus pais são bem altas, caso algum deles tenha dermatite atópica. Por ser considerada uma doença de origem genética, não há risco de contágio por meio do contato de um pet doente com um cachorro saudável, por exemplo. O mesmo vale para os humanos, que não vão desenvolver o problema se o cachorro apresenta um quadro de dermatite atópica canina - embora a mesma doença exista na medicina humana.

O grande perigo da dermatite atópica em cães é que, caso não haja o devido tratamento e controle dos sintomas, a doença pode evoluir para outros tipos de infecções que podem comprometer ainda mais a qualidade de vida do cachorro. Por isso, não deixe de observar qualquer anormalidade no corpo do seu cãozinho e mantenha as consultas veterinárias em dia.

Dermatite atópica: cães de raça têm mais predisposição para o problema?

Por ser uma doença que é propagada geneticamente, algumas raças de cachorro apresentam maior predisposição para desenvolver a dermatite atópica canina. São elas:

  • Shih tzu
  • Maltês
  • Lhasa Apso
  • Bulldog Inglês
  • Labrador
  • Golden Retriever
  • Boxer
  • Dachshund
  • Pastor Alemão
  • Pastor Belga
  • Boston Terrier
  • Cocker Spaniel
  • Doberman

Caso seu doguinho faça parte dessa lista, é importante redobrar a atenção com os sintomas da doença de pele em cachorro, especialmente após o contato com determinadas substâncias. Se o seu cachorro for alérgico, precisará de tratamento adequado para o controle do problema. Vale destacar que é raro o quadro se manifestar em cachorros sem raça definida (SRD), mas não impossível.


Dermatite atópica canina: doença de pele em cachorro pode causar comportamentos compulsivos, como lamber ou morder a pata
Dermatite atópica canina: doença de pele em cachorro pode causar comportamentos compulsivos, como lamber ou morder a pata

10 sintomas da dermatite atópica canina para ficar atento

  1. Coceira intensa
  2. Vermelhidão
  3. Queda de pelos
  4. Lesões na pele
  5. Descamação
  6. Descoloração da pele e dos pelos
  7. Escurecimento do local
  8. Lacrimação
  9. Rinite alérgica
  10. Infecções no ouvido

Vale lembrar que, em decorrência da coceira intensa, a dermatite atópica canina também pode desencadear situações como o cachorro lambendo ou mordendo excessivamente as patas e região afetada. Esse tipo de atitude compulsiva, inclusive, precisa de muita atenção, pois pode acabar causando várias feridas no corpo do pet. Também é importante ficar atento a outras alterações, como formação de edemas e caroços em regiões mais sensíveis, como o rosto e o interior das orelhas do cachorro.

Como é feito o diagnóstico da dermatite atópica em cães?

Ao observar um ou mais sintomas da doença de pele em cachorro, não hesite em marcar uma consulta veterinária o quanto antes! O diagnóstico feito por um profissional é muito importante para tratar o seu bichinho de estimação da forma certa. Mas como os médicos veterinários identificam a alergia atópica? Cachorro precisa passar por exames específicos para isso? Diferente de outras enfermidades, diagnosticar a dermatite atópica em cães não é algo tão fácil - ainda mais porque várias substâncias alérgenas podem desencadear a doença de pele em cachorro e existem muitos outros quadros que têm a coceira como um de seus sintomas.

O quadro geralmente é confirmado a partir da exclusão de outros tipos de dermatite, então a observação por parte do tutor é algo fundamental para que o diagnóstico seja feito. No entanto, alguns exames complementares também podem ser indicados por segurança para confirmar a presença da doença, como testes cutâneos intradérmicos, imunológicos ou sorológicos. Tudo vai depender da avaliação do veterinário.


Dermatite atópica canina: o shampoo para dermatite pode ajudar no tratamento
Dermatite atópica canina: o shampoo para dermatite pode ajudar no tratamento

Dermatite atópica canina: tratamento consiste no controle dos sintomas

Infelizmente, não existe cura para a dermatite atópica em cães, mas o tratamento contínuo e supervisionado pelo médico veterinário ajuda a amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do seu amigo de quatro patas. O tipo de tratamento para dermatite atópica canina vai depender do quadro de saúde do seu cãozinho. O uso de anti-histamínicos ou corticosteroides normalmente são as principais formas de tratar as reações alérgicas em momentos de crise, e devem ser prescritos exclusivamente pelo médico veterinário. Caso o paciente esteja com infecções secundárias, também é necessário tratá-las com medicamentos específicos.

Além dos remédios para dermatite atópica em cães, alguns produtos podem ser indicados e podem ajudar no tratamento - como o shampoo para dermatite canina, que deve ser utilizado na hora do banho de cachorro. Rações hipoalergênicas e outros alimentos também são uma forma de controlar a doença de pele, dependendo do caso, pois alguns ingredientes podem desencadear reações alérgicas nos cães.

Dermatite atópica canina: remédio caseiro funciona?

O ideal é seguir à risca todas as recomendações passadas pelo médico veterinário sobre a dermatite atópica canina, dando prioridade a medicamentos específicos e outros cuidados com a rotina do seu cachorro. No entanto, existem, sim, algumas opções de tratamento caseiro que reduzem as reações inflamatórias no organismo canino e podem ajudar a melhorar a qualidade de vida e bem-estar do pet. Algumas opções são utilizar óleo de coco e outros óleos vegetais - como o de amêndoas - para dar banho no cachorro. O óleo de coco, por exemplo, atua como um antisséptico e é capaz de acalmar uma pele potencialmente irritada. Já o óleo de amêndoas é um anti-inflamatório e analgésico. Mas lembre-se: antes de optar por qualquer remédio caseiro ou receita natural, converse com um médico veterinário de confiança para tirar todas as suas dúvidas e saber a melhor forma de incluir as práticas no tratamento para dermatite atópica canina. 

Redação: Juliana Melo