O sachê para gatos não é um vilão, como muitos tutores podem pensar. Na verdade, ele é um grande aliado da saúde felina e pode ajudar a prevenir uma doença perigosíssima, que é a doença renal crônica. Isso é praticamente um consenso entre os veterinários. Tudo é uma questão de saber como dar sachê para gatos filhotes e adultos, principalmente no que diz respeito à quantidade indicada. Veja abaixo qual doença o sachê de gato é capaz de prevenir e como incluir o alimento na rotina do seu pet do jeito certo!
Sachê para gatos estimula a hidratação dos pets
Um grande desafio entre os tutores é descobrir como fazer o gato beber água no dia a dia. Por serem animais de origem desértica, os felinos não são acostumados a ingerir uma grande quantidade de líquidos diariamente. O problema é que esse “descuido”, a longo prazo, pode abrir portas para doenças de gato consideradas graves, que sobrecarregam os rins e o trato urinário do pet.
É por isso que uma das melhores maneiras de incentivar a hidratação felina é por meio do sachê para gatos. Esse tipo de alimento, que também é chamado de ração úmida, concentra bons níveis de água na composição, estimulando a ingestão do líquido nos pets de maneira “camuflada”. Para completar, os gatos amam sachês — tanto pelo sabor, quanto pela semelhança com a alimentação natural da espécie —, o que deixa tudo ainda mais fácil!
Com o consumo de sachês, é possível prevenir a doença renal crônica em gatos
De acordo com a médica veterinária Amanda Lopes, a ração seca muitas vezes não é suficiente para manter o nível de hidratação adequado nos felinos. Isso, por sua vez, poderia contribuir para o desenvolvimento de problemas renais em gatos — que são ainda mais perigosos em animais idosos.
Sobre isso, a veterinária explica: “Os sachês são uma ótima forma de suprir essa carência e melhoram a saúde renal. Como os gatos são animais naturalmente predispostos a problemas renais, a umidade das rações úmidas ajuda a prevenir infecções do trato urinário e outras doenças renais.”
Ou seja, basicamente a oferta de sachês diariamente ajuda a prevenir um gato renal — que, posteriormente, pode evoluir para um quadro de insuficiência renal, um quadro que muitas vezes é fatal nos bichanos. Os sintomas de fase terminal de insuficiência renal em gatos geralmente incluem anemia, náusea, vômitos, falta de apetite, emagrecimento progressivo, aumento da ingestão hídrica, entre outras condições.
Pode dar sachê todo dia para gato?
Sim, pode dar sachê para gato todo dia — e essa atitude, inclusive, pode ser muito benéfica para os pets. Os sachês são alimentos balanceados e altamente nutritivos que estimulam o consumo de água nos gatos, já que um único sachê pode concentrar até 80% de água na composição. A única atenção deve ser com a quantidade oferecida, que precisa ser de acordo com a idade e o peso do animal.
Mesmo sendo um alimento seguro e que pode, sim, ser oferecido todos os dias, é fundamental seguir as orientações de um médico veterinário especialista em felinos para não haver erros nessas horas. Sem uma recomendação de quantidade diária, o sachê de gato engorda — não por ser um alimento altamente calórico, mas porque qualquer excesso na alimentação contribui com o ganho de peso.
Quanto de sachê um gato deve comer por dia?
No geral, informações como a quantidade ideal de sachê para gatos devem ser passadas pelo próprio veterinário do animal ou então podem ser encontradas diretamente no rótulo do produto. Existem opções de sachês, por exemplo, em que pode ser oferecido uma unidade de sachê por kg de peso corporal por dia, número que pode ser dividido em duas ou mais refeições. Exemplo: se você tem um gato que pesa 3 kg, ele poderia comer até três sachês para gatos diariamente — sendo um de manhã, um à tarde e um à noite.