close
Higiene

Dar banho em cachorro, cortar unhas, limpar orelhas... tudo que você precisa saber sobre a higiene canina

O banho em cachorro deve ser dado a cada 15 dias ou pelo menos uma vez por mês, dependendo da raça
O banho em cachorro deve ser dado a cada 15 dias ou pelo menos uma vez por mês, dependendo da raça

A higiene canina vai muito além de dar banho em cachorro ou fazer a tosa no pet shop. Mesmo que deixar o doguinho limpo e cheiroso seja algo importante, vários outros cuidados são necessários para manter o bem-estar dos nossos amigos de quatro patas, como cortar unha de cachorro e escovar os dentes. Essas pequenas coisas fazem toda a diferença para garantir a saúde dos cães, e também contribuem para uma melhor qualidade de vida canina. Quer saber quais são os principais cuidados com a higiene do seu bichinho? Então confira o guia com tudo que você precisa saber sobre o assunto: desde o banho em cachorro até os melhores produtos para cuidar das necessidades do seu amigo.

Banho em cachorro: saiba quais são os cuidados mais importantes nessas horas

O banho em cachorro requer cuidados antes, durante e depois da higiene. Nos preparativos iniciais, o tutor deve separar todos os produtos e acessórios que precisará para banhar o doguinho: toalha, algodão, shampoo, sabonete e condicionador. Também é importante verificar a temperatura da água antes do banho em cachorro, pois ela não pode estar muito quente (no máximo morna ou fria para não queimar a pele do animal).

No momento do banho, ter calma e paciência é fundamental para não cometer nenhum erro e tranquilizar o seu doguinho caso precise. Não são todos os cães que gostam de tomar banho, então essa pode ser uma tarefa difícil para alguns. Uma boa dica para facilitar a aceitação canina é por meio da associação positiva: leve o brinquedinho preferido do cachorro para o banho e use elogios para incentivar o bom comportamento.

Depois que terminar, não esqueça de secar muito bem os pelos do cãozinho. Tire todo o excesso de água com o auxílio de uma toalha e, para finalizar a secagem, você pode utilizar um secador de cabelo (sempre na temperatura fria). A escovação também é essencial para desembaraçar possíveis nós, especialmente em cães de pelos longos.

Como escolher os melhores produtos para o banho em cachorro?

Para dar banho em cachorro, é necessário comprar produtos específicos para pets e nunca utilizar shampoos ou sabonetes de uso humano. A pele dos caninos é muito mais frágil do que a nossa, principalmente por conta do nível do pH. Então quais são os melhores produtos para o banho em cachorro? Veja abaixo o que levar em consideração ao escolher a melhor opção para o seu bichinho.

• Shampoo para cachorro: existem diferentes tipos de shampoos para cachorro. Alguns cumprem apenas o papel de limpeza, enquanto outros tem finalidades mais específicas, como é o caso do shampoo para dermatite canina e para outros problemas de pele. Também existem os shampoos antipulgas, antialérgicos e os que são indicados de acordo com o tipo de pelagem do seu pet. Vale conversar com o veterinário para saber qual é o mais adequado para a sua situação.

• Condicionador para cachorro: esse é um produto que é dispensável em cães de pelos curtos, mas que faz toda a diferença em cães de pelos longos. Ajuda a desembaraçar possíveis nós e traz muito mais brilho e maciez para a pelagem do pet.

• Sabonete para cachorro: assim como o shampoo, o sabonete para cachorro também tem certa variedade. Tem produtos comuns, que são indicados somente para limpeza, assim como também tem produtos mais específicos, como o sabonete de enxofre para cães, que é uma opção recomendada para cães com pele sensível ou que possuem alergia. Outros tipos de sabonete para cachorro que podem ser encontrados são para tratar problemas com sarna ou parasitas, como pulgas e carrapatos.

De quanto em quanto tempo dar banho em cachorro?

Diferente dos humanos, não se deve dar banho em cachorro todos os dias porque isso retira a oleosidade natural da pele do animal, deixando ele mais exposto a fungos e bactérias. Então qual é a frequência certa para banhar os pets? Bom, essa resposta vai depender de vários fatores, como o tipo de pelagem do doguinho, questões de saúde e o estilo de vida que o cão leva. Um cachorro que costuma brincar muito fora de casa e se suja com frequência, por exemplo, vai precisar de mais banhos do que um cão que é caseiro e não se suja tanto assim. Animais que sofrem de alergia ou outros problemas de pele também costumam demandar banhos mais frequentes.

Quanto à pelagem, o banho em cachorro deve seguir a seguinte lógica: cães com pelos curtos precisam de banhos a cada 15 dias no verão, e pelo menos a cada 30 dias no inverno. Já cachorros com pelos longos precisam de banhos quinzenais tanto no verão quanto no inverno.

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Como seu gato reage com a chegada de visitas em casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você está pensando em adotar mais um gatinho. Qual seria a reação do seu felino?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você precisa levar seu gato ao veterinário e na fila ele encontra outro felino. Como ele reage?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato fica incomodado quando as portas de casa ficam fechadas?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta com os outros animais da casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você acabou de chegar em casa depois de muito tempo fora. O seu gato:

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato deitou em cima da sua cama e dormiu. Qual a sua reação, humano?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta na hora de se alimentar?

Question Header Background

Gato-humano! Seu gato não perde a oportunidade de estar ao seu lado Gato solitário! Seu gato tem uma personalidade mais quieta e reservada Gato-gato!  Seu gato gosta da companhia de outros felinos Gato curioso! Seu gato está sempre em busca de novas aventuras Gato caçador! Seu gato tem os instintos selvagens mais aflorados
    Escovar dente de cachorro deve fazer parte da rotina e é indispensável para a saúde bucal do seu amigo
    Escovar dente de cachorro deve fazer parte da rotina e é indispensável para a saúde bucal do seu amigo

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Como dar banho em cachorro? Veja algumas dicas!

    1) A escolha do ambiente para dar banho em cachorro é muito importante. Cães pequenos podem fazer isso no tanque ou na pia, enquanto cães de porte médio ou grande podem tomar banho no chuveiro, área de serviço ou quintal.

    2) Não esqueça de colocar um algodão no ouvido do cachorro na hora do banho. Isso vai ajudar a manter a região protegida da água.

    3) A temperatura da água nunca deve ser quente. Como os cães têm a pele sensível e temperatura corporal superior à nossa, dar banho em cachorro com água quente pode ser prejudicial para eles. Coloque água fria ou morna.

    4) Durante o banho, o enxágue deve ser feito com muita calma. Evite ao máximo colocar o jato de água diretamente na cabeça do seu cão, porque isso pode incomodá-lo. Molhe aos poucos cada parte do corpo do seu pet.

    5) Pode usar secador de cabelo em cachorro depois do banho, mas tenha cuidado. Lembre-se que a temperatura não pode ser muito quente e o secador também não deve estar na potência máxima porque o barulho incomoda a audição canina.

    Tosar cachorro: conheça os diferentes tipos de tosa

    O banho e tosa normalmente são serviços disponibilizados em pet shops que ajudam a manter a saúde e bem-estar do cão. Mas sabia que tosar cachorro não é algo tão simples assim? Várias técnicas podem ser usadas para aparar os pelos do animal, e existem até mesmo tosas específicas para determinadas raças de cachorro. A seguir, destacamos quais são as principais delas:

    • Tosa higiênica: o objetivo dessa técnica é limpar as principais partes do corpo do cachorro, aparando os pelos das genitálias, patas e, em alguns casos, também da barriga. Qualquer cachorro pode realizar esse tipo de tosa.

    • Tosa bebê: esse tipo de tosa, por outro lado, é indicada principalmente para cachorros com pelos mais longos. A tosa bebê diminui a pelagem do pet até que ele fique parecendo com um filhote.

    • Tosa leão: é uma tosa específica para algumas raças de cachorro, como o Poodle, em que a pelagem fica mais comprida na região do dorso, cauda e patas, e o restante é aparado.

    • Tosa de máquina: é um tipo de tosa realizada com uma máquina para tosar cachorro. As lâminas escolhidas vão depender do tamanho do pelo do doguinho e do objetivo que o tutor quer alcançar.

    • Tosa de tesoura: tosar cachorro com tesoura é algo recomendado principalmente para animais alérgicos à máquina ou que se estressam facilmente com o barulho. É algo que deve ser feito por um profissional.

    Cortar unha de cachorro: como fazer e qual a frequência certa?

    Não pense que cortar unha de cachorro é algo que deve ser feito apenas por uma questão de estética ou para evitar arranhões. Esse, na verdade, é um cuidado muito importante para oferecer uma boa qualidade de vida ao seu pet, já que as unhas muito compridas normalmente causam incômodos nos cãezinhos. Por isso, o ideal é cortar unha de cachorro pelo menos uma ou duas vezes por mês - tudo vai depender da velocidade do crescimento das garras de cada animal. Para saber quando é o momento certo, vale ficar atento ao corpo do seu pet.

    Mas como cortar unha de cachorro corretamente? O primeiro passo é fazer isso quando o cãozinho estiver bem tranquilo para evitar problemas. Também é importante ter tudo que você precisa por perto: tesoura, alicate, lixa e, claro, alguns petiscos para deixá-lo mais receptivo. 

    Para começar a aparar, é bom ter uma outra pessoa para ajudar a segurar o cachorro, especialmente se ele for muito grande. Dito isso, é só botar a mão na massa: corte aos poucos a unha do cachorro, sempre observando atentamente para não chegar no sabugo (a parte mais rosada e sensível da unha). No caso de um cão com essa região mais escura, esse cuidado deve ser redobrado, pois qualquer ferimento no sabugo pode causar muita dor ao seu bichinho. Depois de cortar a unha do cachorro, é só finalizar com a lixa!

    Como limpar ouvido de cachorro? Existem produtos específicos e de uso veterinário para essa finalidade
    Como limpar ouvido de cachorro? Existem produtos específicos e de uso veterinário para essa finalidade

    Escovar dente de cachorro é importante para evitar problemas bucais

    A higiene bucal é fundamental para manter os dentes do cachorro livre de vários problemas desagradáveis e perigosos, como o tártaro e cárie. O tártaro, por exemplo, quando não é tratado a tempo pode evoluir de tal forma que o cão acaba perdendo os dentes afetados. Também é um quadro que favorece infecções e contaminações por todo o corpo, podendo, inclusive atingir órgãos como os pulmões e o coração. Portanto, um cuidado que não deve ser deixado de lado é escovar dente de cachorro. 

    Para fazer isso, o tutor deve ter em mãos uma pasta de dente para cachorro, assim como escova de dentes. Mas atenção: certifique-se de comprar produtos que sejam apropriados para os caninos, hein? Nada de usar aquele creme dental que você usa no dia a dia, porque isso pode ser um perigo para o seu amigo. As pastas de dentes veterinárias são a melhor opção. Veja abaixo o passo a passo de como escovar dente de cachorro:

    Passo 1) Comece acariciando a cabeça do seu bichinho, o exterior da boca e, por último, o seu interior. Se achar necessário, você pode oferecer um petisco para o cachorro associar isso a algo positivo.

    Passo 2) Em seguida, massageie a gengiva do animal com o próprio dedo e depois com uma gaze. Se ele reagir bem, é só introduzir a escova com a pasta de dente para iniciar a escovação.

    Passo 3) Para escovar dente de cachorro, os movimentos devem ser circulares e com a direção da gengiva para a ponta dos dentes.

    Passo 4) Ao notar que o doguinho está aceitando bem a situação, você pode tentar escovar os dentes pela parte mais interna (perto da língua).

    Por ser um cuidado que deve ser mantido durante toda a vida do animal, o ideal é acostumar o cachorro a escovar os dentes desde cedo. Também é importante fazer visitas a um veterinário especializado em odontologia para fazer uma limpeza mais profunda de vez em quando.

    Como limpar ouvido de cachorro e que produtos devem ser utilizados?

    Além do banho e de escovar dente de cachorro, um outro cuidado imprescindível é limpar os ouvidos dos caninos. Sem a higiene frequente dessa região, a orelha dos cães fica vulnerável a inflamações e infecções, como a otite. Mas você sabe como limpar ouvido de cachorro? Para começar o trabalho, é necessário ter um produto específico para limpar ouvido de cachorro chamado ceruminolítico.

    A solução ajuda a remover toda a cera do ouvido do animal. Para utilizá-lo, basta pegar um algodão e molhar no líquido. Em seguida, com o auxílio do dedo, é só fazer a limpeza de toda a extensão da parte de dentro da orelha e das dobrinhas (sem ir muito fundo, ou isso pode acabar machucando o pet). A limpeza mais interna deve ser feita exclusivamente por um profissional, pois é um processo mais delicado.

    Vale lembrar que álcool e outros produtos não são indicados para esse tipo de higiene, então o tutor deve seguir à risca a recomendação veterinária. Também não é recomendado fazer a limpeza com cotonete ou gazes - somente o algodão já está de bom tamanho.

    O tapete higiênico para cachorro é a melhor opção para servir como banheiro

    Por fim, não podemos deixar de falar sobre as necessidades fisiológicas do seu amigo de quatro patas, não é mesmo? É importante ensinar desde cedo o cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo - mas que lugar é esse? Algumas pessoas gostam de usar o bom e velho jornal para servir como banheirinho dos cães, mas a verdade é que o tapete higiênico para cachorro cumpre muito melhor esse papel. 

    Esse item tem um alto poder de absorção, o que é perfeito para lidar com o xixi de cachorro sem o perigo de vazar e sujar a casa. O acessório também pode ser encontrado em diferentes tamanhos e modelos (descartável ou lavável), e aguenta uma boa quantidade de líquido, então é possível trocá-lo a cada dois dias ao invés de diariamente. Além disso, mesmo que o tapete higiênico para cachorro seja absorvente, ele não exala aquele cheirinho de urina desagradável - o que é uma outra grande vantagem para os pais de pet. O único contra, porém, é que o preço não é tão acessível quanto um jornal, podendo custar entre R$50 a R$80 o pacote com 30 unidades.

    Redação: Juliana Melo

    Como escolher caixa de transporte para gatos de acordo com o tamanho do pet?

    Próxima matéria

    Como escolher caixa de transporte para gatos de acordo com o tamanho do pet?

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Grandes

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? 

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana
    Grandes

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Um dos cãezinhos mais surpreendentes é o Cane Corso. Embora ele não seja tão popular quanto outras raças de cachorro grande, como o Labrador e o Golden Retriever, o Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente do doguinho, mas só quem convive com um Cane Corso sabe como estes cães são adoráveis e carinhosos.

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno

    Para quem procura por raças de cachorro pequeno, o Pequinês pode ser a companhia perfeita. Além de se adaptar muito bem a apartamentos e outros espaços reduzidos, esse pequeno cãozinho é dotado de uma personalidade carinhosa, amigável e extremamente leal aos seus humanos. Apesar da baixa estatura, o cachorro Pequinês também é super corajoso, e uma das maiores provas de que tamanho não é documento. 

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande

    Você já ouviu falar no Dogo Argentino? Essa é uma raça de cachorro que teve origem em um país vizinho ao nosso, a Argentina. Embora pareçam sérios, os cães desta raça são uns amores e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo de quatro patas bem leal e parceiro. Mas antes de comprar ou adotar um cachorro desta raça, que tal conhecê-lo um pouco mais a fundo? 

    Ver Todas >

    Creme dental para cachorro: o que levar em conta na hora de escolher a melhor para o seu pet?
    Cuidados dos animais

    Creme dental para cachorro: o que levar em conta na hora de escolher a melhor para o seu pet?

    Um produto que é essencial para cuidar da saúde bucal dos nossos pets é o creme dental para cachorro. Sim, os cães também podem sofrer com problemas bem desagradáveis, como o tártaro e o mau hálito. Por isso, um cuidado indispensável é escovar os dentes do cachorro regularmente. Mas como fazer isso da forma correta? Para começar, é necessário escolher um bom creme dental canino, já que os cães não podem utilizar as pastas de dente humanas por várias questões. 

    Banheiro de gato: 8 coisas que você precisa saber sobre a caixa de areia do seu bichano
    Cuidados dos animais

    Banheiro de gato: 8 coisas que você precisa saber sobre a caixa de areia do seu bichano

    Todo mundo sabe da importância do banheiro de gato, mas você já parou para se perguntar quantas vezes gato vai ao banheiro? Ou com que frequência é necessário limpar a caixa de areia para gatos? Essas são questões que certamente já passaram pela cabeça de todo gateiro. No entanto, além de ser uma questão de higiene, o tutor também deve prestar atenção em várias outras coisas.

    Coleira de cachorro com nome: 4 motivos para não deixar a coleira com identificação do seu pet de lado
    Cuidados dos animais

    Coleira de cachorro com nome: 4 motivos para não deixar a coleira com identificação do seu pet de lado

    A coleira com identificação para cães é um cuidado importante que muitos tutores deixam de lado. Esse acessório permite que o animal seja encontrado com mais facilidade caso ele se perca. O indicado é que a coleira com identificação para cachorro contenha, além do nome do animal, o telefone dos tutores, endereço e informações médicas ou de comportamento. Dessa forma, se alguém encontrar o pet será mais fácil de levar o cachorrinho de volta para casa.o.

    Mochila de cachorro: para quais pets o acessório é indicado e como usar?
    Cuidados dos animais

    Mochila de cachorro: para quais pets o acessório é indicado e como usar?

    Já ouviu falar na mochila de cachorro? Esse é um acessório que pode ser bem útil em algumas situações do dia a dia, especialmente quando você tem algum compromisso com o cãozinho fora de casa. Existem dois tipos de mochila para cães: aquela que o tutor coloca nas costas para acomodar o pet dentro, e outra que é feita para uso exclusivo do animal. Mas será que todos os cães podem usufruir de ambos os modelos?

    Ver Todas >