Um produto que é essencial para cuidar da saúde bucal dos nossos pets é o creme dental para cachorro. Sim, os cães também podem sofrer com problemas bem desagradáveis, como o tártaro e o mau hálito. Por isso, um cuidado indispensável é escovar os dentes do cachorro regularmente. Mas como fazer isso da forma correta? Para começar, é necessário escolher um bom creme dental canino, já que os cães não podem utilizar as pastas de dente humanas por várias questões. Ficou curioso para saber qual a melhor escova e creme dental para cachorro? Vem que a gente te conta tudo sobre o assunto e muito mais!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Por que é importante comprar um creme dental para cães?

Antes de tudo, é preciso entender que o creme dental para cachorro existe por um motivo e, por isso, ele não deve ser substituído por outros produtos similares, como os cremes dentais humanos. A explicação é simples: a pasta de dente humana é feita para ser cuspida após a escovação, e nunca engolida. Nós sabemos disso, mas os cachorros não, então o risco de um cachorrinho engolir o produto é bem alto. Alguns componentes presentes na pasta de dente humana - como o flúor e o xilitol - são bem prejudiciais se forem ingeridos em grande quantidade, podendo fazer muito mal para o organismo canino.

No caso do flúor, é provável que o cachorro apresente vômitos, diarreia e dores abdominais. Já o xilitol é extremamente tóxico para cachorro e pode até levá-lo a óbito, dependendo da quantidade ingerida. Para evitar que esse tipo de problema aconteça, o creme dental para cães tem uma fórmula mais apropriada para garantir a segurança do seu amigo de quatro patas. Dessa forma, mesmo que o cãozinho engula um pouquinho de pasta de dente, não vai passar mal.

Creme dental para cachorro: qual a melhor opção para o seu pet?

Existem pelo menos dois tipos de creme dental de cachorro: os que são enzimáticos e os que não são. Na prática, a grande diferença é que as pastas enzimáticas contém substâncias que ajudam a combater a formação de placas bacterianas na superfície dentária do animal. O acúmulo dessas placas bacterianas, por sua vez, é o que forma o temido tártaro em cachorro, que só pode ser removido por um veterinário especializado em odontologia. Por isso, a recomendação é investir em cremes dentais para cães com fórmulas enzimáticas para garantir a boa saúde bucal do pet, mesmo que o custo seja um pouquinho mais elevado.

Já quando se trata de uma versão não-enzimática de creme dental para cachorro, preço costuma ser mais barato e, consequentemente, mais atrativo para os tutores. Por mais que essas pastas não sejam tão boas quanto as enzimáticas para impedir a formação de placa, elas são uma opção válida para o dia a dia - especialmente no caso de cães que ainda não estão acostumados com a escovação dentária. Geralmente esse tipo de creme dental canino é saborizado, o que faz com que os cães se adaptem melhor no processo.

 

cão escovando o dente com creme dental para cachorro

Escova e creme dental para cachorro: como utilizar os dois produtos juntos do jeito certo?

 

Além de escolher uma boa escova de dente e um bom creme dental, cachorro precisa ter seus dentes escovados corretamente. Aqui, o papel do tutor é fundamental, pois para escovar bem os dentes do animal, o atrito das cerdas da escova ou dedeira com os dentes do cachorro faz toda a diferença. Mas, caso seja a primeira vez que você vai fazer isso, é importante ter muita cautela. Siga o passo a passo abaixo:

Passo 1: Escolha um momento em que seu doguinho esteja mais tranquilo, e separe tudo que você precisa (escova e creme dental para cachorro)

Passo 2: Deixe o cachorro se acostumar com o cheiro e gosto do creme dental, colocando-a bem pertinho do focinho dele.

Passo 3: Comece fazendo carinho na cabeça do pet e aos poucos aproxime os dedos da boca com cuidado. Uma boa dica é massagear a gengiva do cãozinho com o próprio dedo antes de iniciar a escovação.

Passo 4: Quando o cãozinho se sentir confortável com a massagem, pode inserir a escova e creme dental para cachorro. Comece com movimentos circulares e depois faça movimentos de cima para baixo.

Prontinho, os dentes do seu amigão estão devidamente escovados (mas lembre-se: ainda assim é bom consultar um profissional para limpezas mais profundas). Para facilitar ainda mais o processo de escovação, você pode usar a técnica do reforço positivo. As recompensas são essenciais para que o cachorro associe o momento da escovação com algo positivo, então fica a dica!

Redação: Juliana Melo