A conjuntivite em gatos é um problema que acontece com certa frequência entre os bichanos. Podendo ter causas diferentes, a conjuntivite felina possui sintomas bastante característicos que causam incômodo no animal. A conjuntivite de gato, apesar de ser considerada uma doença comum, requer tratamento rápido para evitar que evolua para quadros graves de cegueira. Felizmente, existem opções de remédio para conjuntivite felina capazes de curar o gatinho com facilidade. O Patas da Casa te explica como identificar e  tratar o problema. Além disso, damos dicas de como aplicar o colírio para conjuntivite felina e como evitar que o bichano contraia a doença novamente. Confira!

A conjuntivite felina é uma inflamação nos olhos com causas distintas

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A conjuntivite em gatos nada mais é que uma inflamação da conjuntiva, membrana mucosa que cobre o olho do gato. Quando alguma coisa irrita a parede dessa membrana, a inflamação acontece. Se a causa da conjuntivite de gato for a presença de vírus, fungos ou bactérias nos olhos, chamamos de conjuntivite felina infecciosa. Ela normalmente acontece quando a imunidade do gato está baixa. Já quando a causa for poeira ou alergias, chamamos de conjuntivite felina não infecciosa. Além disso, a conjuntivite felina pode ser sintoma de outros problemas como, como o complexo respiratório felino

Conjuntivite felina passa para humanos?

A conjuntivite felina passa para humanos? Apesar de ser uma doença semelhante a que nos acomete, não é possível transmitir de uma espécie à outra. Os vírus que podem causar a conjuntivite em gatos são diferentes daqueles que causam a doença em pessoas. Apesar de tanto no bichano quanto no humano a conjuntivite ter sintomas parecidos, a verdade é que possuem agentes causadores diferentes. Por isso, não se pode afirmar que conjuntivite felina passa para humanos e nem vice-versa. Por outro lado, a conjuntivite de gato do tipo infecciosa pode passar para outros animais.

Vermelhidão e coceira nos olhos são os principais sintomas da conjuntivite em gatos

O primeiro sinal que ajudará a identificar a conjuntivite no gato é o olho vermelho. Por conta da irritação sofrida, seja por poeira, agentes infecciosos ou alergia, o olho apresenta essa coloração avermelhada. Além disso, a conjuntivite no gato causa bastante coceira nos olhos, então fique atento a esse detalhe. Muitas vezes, o gatinho até pisca em excesso como forma de aliviar o incômodo. A presença de secreção ocular, normalmente com coloração amarelada ou escura, é outro sinal característico da conjuntivite em gatos. Por conta disso, o gato com olho remelando pode ter dificuldade para abrir os olhos. Além disso, é possível ver gato lacrimejando bastante ou até mesmo com olho inchado. Identificando esses sintomas, existe grande possibilidade de seu bichano estar com a doença. Em alguns casos de conjuntivite felina causada por vírus ou bactérias, o pet pode ter outros sinais como febre ou espirro.


O colírio para conjuntivite felina é uma das formas de tratamento da doença
O colírio para conjuntivite felina é uma das formas de tratamento da doença

Conjuntivite felina: tratamento é feito com remédio de uso tópico ou antibiótico

Após diagnosticar a conjuntivite felina, tratamento tem início. Normalmente, o médico receita colírio para conjuntivite felina, pomadas e/ou antibióticos. Se a causa do problema for infecciosa e outros sintomas, como espirros e febres, aparecerem no bichano, o tratamento será voltado a esses problemas também. Para curar totalmente a conjuntivite felina, tratamento costuma durar até duas semanas. Muitos gatos se recuperam até mesmo antes disso. Porém, é importante que, na conjuntivite felina, tratamento não seja interrompido durante o período estipulado pelo doutor, mesmo que o peludo já aparente estar melhor. Vale lembrar que a conjuntivite de gato do tipo infecciosa pode passar para outros animais. Então, se você tiver mais de um pet em casa, mantenha o que está infectado afastado dos outros. 

Antes de aplicar remédio para conjuntivite felina, é preciso limpar a secreção no local 

O remédio para conjuntivite felina deve ser oferecido ao animal pelo período de tempo que o veterinário estipular. É importante nunca automedicar seu pet, então ofereça apenas o que o profissional recomendar. No caso do remédio para conjuntivite felina de uso tópico, é preciso ter atenção. Seja um colírio para conjuntivite felina ou uma pomada, é essencial limpar o olho do gato antes de aplicar o produto. Coloque um pouquinho de soro fisiológico em uma gaze ou pedaço de algodão e limpe, com cautela, as secreções ao redor do olho do animal. Apenas depois, aplique o colírio para conjuntivite felina ou a pomada na quantidade determinada pelo veterinário. 

É possível prevenir a conjuntivite de gato com alimentação balanceada e higiene

A conjuntivite em gatos pode ser prevenida principalmente com cuidados essenciais à saúde. Como o maior atrativo para agentes causadores da conjuntivite no gato é o sistema imunológico fraco, é importante aumentar a imunidade do gato. Para isso, ofereça sempre alimentação de qualidade e mantenha o calendário de vacinação em dia. Outro fator importante na prevenção da conjuntivite em gatos é a limpeza do ambiente. Mantenha o local sempre livre de poeiras e produtos específicos que causem alergia ao animal. 

Redação: Maria Luísa Pimenta