Comportamento animal

Conheça todos os tipos de coleira para cachorro e como usar: modelos, funções e adestramento

Publicado - 25 Setembro 2020 - 17h29

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Cuidar de cachorro é um dos maiores prazeres na vida de qualquer tutor. Tanto é que muitas vezes os cães passam a ser considerados como “filhos” pelos humanos. O que poucos percebem é que, além dos cuidados com a alimentação e saúde do animal, também é importante se atentar a alguns acessórios essenciais para lidar com o cachorro no dia a dia, como é o caso da coleira para cães.

O problema é que na hora de escolher a melhor opção para o seu amigo, algumas dúvidas podem surgir no meio do caminho. Afinal, não se trata de um simples acessório com o objetivo de deixar seu doguinho mais estiloso (como as roupas para cachorro), né? Na verdade, a coleira para cães cumpre uma função importante durante os passeios: ela ajuda a controlar e adestrar o seu amigo de quatro patas. Não é à toa que existem diferentes modelos de coleira para cachorro, seja ele grande ou pequeno. Por isso, preparamos um guia sobre os vários tipos de coleira e, a seguir, te contamos tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Entenda qual é a função da coleira para cachorro e como o acessório pode ser útil no dia a dia

Para a maioria dos doguinhos, a melhor hora do dia é a do passeio. É nesse momento que eles veem o mundo, fazem as suas necessidades e socializam com outros cães, fazendo vários “aumigos”. No entanto, toda essa animação às vezes pode acabar resultando em um cãozinho perdido. É por isso que a coleira para cães é um item fundamental e indispensável na hora de dar uma voltinha na rua com o seu amigo de quatro patas de forma segura. Ela pode ser encontrada em diferentes tamanhos e modelos e, além de ajudar a identificar o animal, a coleira para cachorro também é uma ótima ferramenta para ensinar a disciplina no dia a dia, principalmente durante os passeios. Como a coleira normalmente fica associada a uma guia, o tutor é capaz de “controlar” os movimentos do cão, evitando que ele vá para muito longe ou até mesmo se perca. Por isso, esse é considerado um dos principais acessórios na hora de andar com seu cãozinho pela rua. Vale destacar que na hora de escolher a melhor coleira de cachorro, o conforto, a segurança e a funcionalidade devem vir sempre em primeiro lugar.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Coleira para cachorro com nome: por que é tão importante colocar uma placa de identificação no acessório?

A melhor forma de manter seu pet sempre protegido é colocando uma plaquinha de identificação na coleira dele. Durante um passeio, às vezes pode surgir algum imprevisto e o cãozinho acabar escapando da guia, se perdendo. Além disso, quem mora em casa também pode sofrer com um cachorro fujão. Por isso, a melhor forma de ter certeza de que o animal vai encontrar seu caminho de volta para seu lar é com um acessório de identificação, possibilitando que quem encontrá-lo entre em contato com você. Portanto, a coleira para cachorro com nome é fundamental, e deve estar com o seu amigo o tempo todo - tanto dentro de casa quanto nos passeios.

Além de tudo, o tutor ainda pode escolher qual a melhor forma de colocar o nome na coleira de cachorro. Às vezes uma plaquinha de identificação de plástico ou metal é suficiente, mas também existem outras alternativas como bordar as informações no acessório ou até mesmo colocar um QR code na coleira. Desta forma, quando alguém apontar a câmera do celular para o código, será redirecionado para um site com todas as informações do seu cão.

Que informações devem constar na placa de identificação da coleira de cachorro?

Ao adquirir uma coleira para cachorro com nome, outras informações também devem ser acrescentadas para garantir que seu doguinho conseguirá retornar para casa, caso ele se perca. Portanto, as informações mais relevantes que devem constar na coleira são:

• Nome do animal;

• Telefone residencial com DDD;

• Celular com DDD;

• Endereço;

• E-mail;

• Informações médicas ou de comportamento;

• Número de telefone alternativo (pessoa de confiança ou o veterinário).

Vale destacar que o espaço na coleira de cachorro normalmente é bem limitado, então é importante se certificar de colocar aquilo que é mais importante. Nome e telefone são sempre essenciais!

 

Mais tradicional, a coleira de cachorro plana é ótima para cães de pequeno e médio porteO peitoral para cachorro é uma opção mais confortável para os animaisA coleira anti-puxão ajuda bastante no adestramento dos cãesA coleira cabresto para cachorro lembra uma focinheira, mas tem uma função bem específicaA coleira enforcador costuma ser uma alternativa para cães grandes e muito agitados, mas demanda cuidado

 

Coleira de cachorro: diferentes modelos para animais de todos os tamanhos

 

• Coleira para cachorro tradicional plana:

Esse é o modelo mais comum de coleira para cães, sendo simples e fácil de ser encontrada em qualquer pet shop. Ela tem o formato de uma tira que deve ficar ao redor do pescoço do cãozinho e é super indicada tanto para o uso em casa como na rua. Mas vale ter atenção ao comportamento do animal também, hein? A coleira de cachorro plana deve ser usada com a guia somente em cães tranquilos e tenham um bom comportamento durante os passeios, não funcionando muito bem para cachorros que têm o hábito de puxar muito. Além disso, vale destacar que ela é uma opção perfeita para acostumar os filhotes de cachorro com o acessório, mesmo antes de iniciar uma rotina fora de casa.

• Coleira peitoral para cachorro:

O modelo peitoral para cachorro tem sido uma das opções mais visadas nos últimos tempos por um simples motivo: é super confortável! Por mais que a coleira plana seja um modelinho igualmente prático, ela pode acabar incomodando alguns animais. Então, como uma alternativa a isso, surgiu a coleira peitoral para cachorro, que fica presa na região do peito do animal e preserva a região do pescoço. No geral, esse é um dos modelos preferidos de coleira para cachorro pequeno e de médio porte, mas cães maiores do que isso também podem fazer um bom uso dela se tiverem um temperamento tranquilo e calmo.

• Coleira anti-puxão para cachorro:

Essa versão é bastante parecida com o peitoral para cachorro. A diferença é que o gancho de encaixe da guia fica na parte da frente do peitoral do animal, e não nas costas. Se o cãozinho tentar puxar para o lado oposto, a coleira anti-puxão automaticamente “gira” o corpo dele para a direção do seu tutor. Algumas pessoas podem até achar que isso causa algum tipo de desconforto no animal, mas não é verdade. Além do mais, essa é uma boa forma de corrigir o comportamento do seu amigo de quatro patas, já que com um acessório desses, a tendência é que o cachorro pare de puxar durante os passeios. Geralmente, é uma boa opção de coleira para cachorro grande, médio e até mesmo os de pequeno porte que são mais agitadinhos.

• Coleira cabresto para cachorro:

Diferente do que muitos podem pensar, a coleira cabresto não é igual a uma focinheira. Isso porque, apesar do modelo também apresentar uma tira em cima do seu focinho, não é algo que impede o animal de se alimentar ou beber água, por exemplo. Na realidade, a coleira cabresto para cachorro - também chamada de gentle leader - dá uma volta no pescoço e outra no nariz do animal para ajudar no adestramento dele. Assim, cães que são muito agitados durante os passeios e que gostam de pular nas pessoas tem o comportamento facilmente corrigido com o acessório. E o melhor de tudo: a coleira cabresto é recomendada para cães de todos os portes. O problema mesmo é fazê-los se adaptar ao objeto, já que muitos podem se sentir incomodados logo no início.

• Coleira enforcador para cachorro:

modelo enforcador para cachorro é outra opção que pode ser recomendada pelos adestradores porque ele é capaz de aumentar o controle do tutor sobre o cão, mesmo que ele seja grande. Então se você tem um cachorro que fica bastante agitado durante os  passeios e não sabe como lidar com isso, a coleira enforcadora pode ser uma boa saída. Por outro lado, outros comportamentalistas acreditam que esse método de adestramento e controle é ultrapassado, podendo até mesmo machucar o animal. O melhor é buscar outras alternativas e nunca colocar esse tipo de coleira se você não tiver o domínio dela, sob o risco de machucar o cachorro. O adestrador é a melhor pessoa para te ensinar a forma correta de usá-la.

• Coleira de choque para cachorro:

Antes de mais nada, é preciso falar que em hipótese nenhuma se recomenda esse modelo de coleira de cachorro! Embora alguns acreditem que essa é uma forma de “ensinar” bons comportamentos aos cães, o acessório é extremamente cruel e que pode traumatizar o seu amigo de quatro patas. A ideia desse modelo é, como o próprio nome já indica, dar um choque no animal sempre que ele tiver uma atitude inadequada na rua. No entanto, ressaltamos que essa não é, nem de longe, a melhor forma de adestramento. Os cães não são seres racionais como os humanos, e podem demorar a aprender algumas coisinhas, mas a gente te garante: existem outras soluções para isso, como a técnica do reforço positivo.

• Coleira para cachorro cego:

Se o seu cãozinho tem deficiência visual, existem alguns modelos de coleira para cachorro cego. Uma das versões é composta por um anel grande em formato de auréola acoplado à uma guia comum que envolve a cabeça do animal, funcionando como um alerta para o cão de que há uma barreira ou objeto por perto, já que o anel esbarra nele primeiro. Modelos mais modernos possuem uma que vibra ao identificar um obstáculo. Sendo assim, a medida que o cão se aproxima do “perigo”, as vibrações ficam mais intensas, alertando-o.

Como encontrar a coleira de cachorro ideal para o seu amigo de quatro patas?

Procurar uma coleira bonita e estilosa não deve ser uma prioridade. O primeiro ponto a ser levado em consideração é a personalidade do seu amigo de quatro patas: ele é mais calmo ou mais agitado? Gosta de puxar quando sai para passear? Como ele se comporta perto de outras pessoas e animais? Tudo isso é importante na hora de definir qual é a melhor coleira de cachorro. Além disso, o porte dele também influencia nessa decisão, já que alguns modelos não são recomendados para cachorros grandes, por exemplo.

Portanto, a melhor opção para ele precisa levar em conta o conforto, a segurança e a funcionalidade do acessório em questão. Mas não se preocupe: isso não quer dizer que você não poderá encontrar um modelinho bonito para ele. Até mesmo porque hoje é possível encontrar uma variedade incrível de coleira para cachorro personalizada nos pet shops, é só procurar!

Coleira: cachorro precisa aprender a se acostumar com o acessório. Veja algumas dicas!

Se você não sabe como colocar coleira em cachorro, chegou a hora de aprender! Primeiro, é preciso ter em mente que o cãozinho precisa se adaptar ao novo acessório e, portanto, o mais indicado é fazer isso quando ele ainda for um filhote. Assim, quando atingir a fase adulta ele vai achar isso normal. Outra técnica que costuma ser adotada para acostumar o cachorro com coleira é associar o objeto a coisas positivas, como elogios, carinhos e até mesmo uma guloseima. Então toda vez que colocar o cachorro na coleira e ele se aceitar bem o acessório, o tutor deve recompensá-lo pelo bom comportamento.

Outros cuidados com a coleira de cachorro que não devem ser esquecidos

Para que a coleira cumpra perfeitamente o seu papel é importante que ela esteja em um bom estado. Se ela estiver muito velha ou quebrada o ideal é trocá-la por uma nova, ou a segurança do seu doguinho pode ficar comprometida. Nunca se sabe o que pode acontecer durante os passeios, e uma coleira de cachorro desgastada pode facilmente se romper e o animal fugir. Além disso, outro cuidado fundamental é lembrar de limpar o acessório regularmente e, por isso, é bom ter uma opção reserva nesses casos, já que a coleira molhada pode provocar dermatites no seu amigo de quatro patas.

Redação: Juliana Melo

Cuidados

Caso Joca: o que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Gato

Na estrada com gatos! Tutor compartilha como é a vida nômade com dois gatinhos

Imagine que sonho viajar pelo Brasil acompanhado do seu melhor amigo de quatro patas? Pois o influenciador Alfredo Wagmacker Neto de...

Cuidados

Caso Joca: o que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Ver todas