close
Raças

Conheça o Maine Coon, o maior gato doméstico do mundo (com infográfico)

Atualizado · 06 de maio de 2022 · 14h27

Publicado · 06/05/2022 · 14h27

Com um tamanho surpreendente (e personalidade mais ainda!), o gato Maine Coon é uma das raças mais queridinhas entre os fãs da espécie. Não faltam motivos para isso: além da sua aparência exótica, comprida e peluda, o Maine Coon tem várias qualidades que todo mundo procura em um amigo de quatro patas. É sociável, brincalhão, inteligente, gosta de interagir e é muito carinhoso - e é até por isso que ele leva a fama de “cachorro do mundo dos gatos”.

Se você tem curiosidade em saber mais sobre o maior gato do mundo, é só continuar com a gente! O Patas da Casa preparou um infográfico com as principais informações sobre o gato Maine Coon: preço, traços físicos, comportamento, cuidados e curiosidades!

O gato Maine Coon, além de gigante, tem um enorme coração. Conheça outras características da raça
O gato Maine Coon, além de gigante, tem um enorme coração. Conheça outras características da raça

Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Adote um animal

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
Adote um animal

Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote

Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet. 

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Adote um animal

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
Adote um animal

Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

Maine Coon: tamanho da raça de gato é inconfundível

É praticamente impossível não reconhecer o Maine Coon: o tamanho, por si só, já é uma característica bem marcante da raça. Considerado o maior gato do mundo, o comprimento do pet costuma medir cerca de 1 metro de comprimento do focinho ao rabo - e, em alguns casos, pode até passar disso! Um dos maiores recordes de tamanho, segundo o Guinness Book, pertence ao gato Stewie, um Maine Coon que media 1,23 metros.

Além de ser um gato gigante, o Maine Coon também é conhecido por outras particularidades, como a sua pelagem longa, lisa e felpuda. A raça lembra um “mini leão”, e pode ser encontrada em diferentes cores: Maine Coon preto, laranja, branco, marrom, cinza, tricolor e até mesmo com o padrão de gato escaminha.

A personalidade da raça de gato Maine Coon é gentil, dócil e sociável

Não existe gatinho mais companheiro do que o Maine Coon! Esse é um animal que gosta de estar perto da família, é carinhoso e tem um apego enorme por seus donos. Ou seja, é tudo aquilo que “foge” do estereótipo padrão. Porém, se por um lado isso é muito positivo, por outro, pode ser um problema. Isso porque o Maine Coon não é tão independente quanto outros gatos e não gosta de ficar muito tempo sozinho. Ou seja, a família precisa estar disposta a dá-lo atenção sempre que possível, e não pode passar longos períodos fora de casa.

Ainda assim, ele não tem qualquer problema comportamental. É extremamente gentil, tem um espírito muito brincalhão e divertido, e adora fazer novas amizades. Não é à toa que o gato Maine Coon é muito indicado para famílias com crianças ou que já têm outros pets.

O gato gigante Maine Coon tem uma inteligência fora do comum

Uma curiosidade sobre o Maine Coon: gato é um dos mais inteligentes que existe! Além da sua alta capacidade de adaptação a diferentes ambientes, a espécie tem habilidades cognitivas que permitem que ela aprenda truques e comandos com muita facilidade. Sim, o adestramento é possível e recomendado para essa raça! Esses animais gostam de se sentirem estimulados e os treinamentos até ajudam a estreitar os laços entre a família e o felino. A dica é começar os treinos com o filhote de Maine Coon, aprimorando sua inteligência desde cedo.

Saiba quais cuidados são indispensáveis com o gato Maine Coon

Assim como qualquer outro bichinho, cuidar do gato Maine Coon é algo que exige certa atenção. Por ter uma pelagem comprida e densa, o tutor precisa ter o hábito de escovar os pelos do animal diariamente. Isso ajuda a manter o aspecto bonito e saudável dos fios, como também evita a formação de bola de pelos no organismo (o que é um grande perigo para os felinos).

Por ser um gato gigante, Maine Coon também é mais propenso a desenvolver displasia coxofemoral, que afeta as articulações e dificulta a locomoção do animal. Além disso, problemas renais e urinários também costumam ser frequentes, principalmente a doença renal policística, que é um quadro hereditário. Portanto, a recomendação é visitar o médico veterinário regularmente e manter o calendário vacinal atualizado.

Maine Coon: preço da raça varia de acordo com características do animal

Depois de conhecer um pouco mais sobre o gato Maine Coon, é normal se apaixonar e querer ter um bichano desses em casa. Mas quanto custa um animal da raça? Apesar de não ser um dos gatos mais caros, é importante ter um planejamento financeiro: o preço do Maine Coon varia entre R$3 mil e R$6 mil. Além do sexo e da linhagem genética, as cores do gato são um aspecto que influenciam no valor final. 

Para adquirir um gato de raça com segurança, não esqueça de procurar um gatil com boas referências e que seja comprometido com o bem-estar dos pets. Uma dica é realizar algumas visitas ao local antes de efetuar a compra para garantir que tanto o filhote de Maine Coon quanto seus pais são bem tratados.

Redação: Juliana Melo

Gato frajola: conheça as características do gato preto e branco

Próxima matéria

Gato frajola: conheça as características do gato preto e branco

Maine Coon: como é viver com o maior gato do mundo?
Histórias reais

Maine Coon: como é viver com o maior gato do mundo?

O Maine Coon é uma das raças de gatos gigantes mais populares que existem. Ele é considerado o maior gato do mundo, com alguns exemplares medindo mais de 1 metro de comprimento. Mas não é só isso que chama a atenção no gato gigante: raças maiores que o normal podem surpreender com a personalidade cativante e adorável.

Maine coon: preço, personalidade... Conheça mais sobre a raça de gato!
Raças

Maine coon: preço, personalidade... Conheça mais sobre a raça de gato!

O Maine Coon é uma das raças de gatos gigantes que conquistam qualquer pessoa, não apenas por conta da sua beleza inconfundível, como também por causa do seu jeitinho carinhoso e brincalhão. Ele é, basicamente, um gato que parece leão versão “mini”: além da sua densa juba que acompanha todo o seu corpo, o comprimento da raça de gato Maine Coon é muito impressionante (ele é um gato de 1 metro, pelo menos).

Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante
Raças

Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante

O gato Angorá tem uma aparência sofisticada que atrai facilmente os olhares (e admiração) dos gateiros de plantão. Na maioria das vezes, esses bichanos têm olhos claros e uma pelagem branquinha, longa e muito sedosa. Mas engana-se quem pensa que o gato da raça Angorá é só um rostinho bonito. Quem tem a chance de conviver com esse bichano sabe do que estamos falando: a personalidade do gato Angorá - filhote e adulto - é totalmente apaixonante.

Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro
Raças

Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro

O Poodle é um dos cães mais populares do mundo, e não faltam motivos para isso. Além dos pelos encaracolados de diferentes cores, que são típicos da raça, a inteligência, curiosidade e obediência do cachorro Poodle são traços que chamam a atenção. Mas como será que esse cãozinho é no dia a dia? Quais são as principais características e que cuidados devem ser tomados com o animal?

Ver Todas >

Infográfico mostra quais são os gatos mais exóticos do mundo
Adote um animal

Infográfico mostra quais são os gatos mais exóticos do mundo

Abrir as portas de casa para um gato exótico é ter a certeza de que seu amigo de quatro patas vai despertar a atenção de qualquer visitante. Seja por ser um gato sem pelo, como o famoso Sphynx, ou por ser um gato híbrido, como o Savannah e o Bengal: existem alguns animais que simplesmente não passam despercebidos e são tidos como “excêntricos” por serem fora do padrão. Mas, ao contrário do que muitos pensam, esses bichanos não são desvalorizados por conta da sua aparência; pelo contrário, eles têm vários fãs ao redor do mundo!

Por que o Chow Chow tem a língua azul?
Adote um animal

Por que o Chow Chow tem a língua azul?

O Chow Chow é aquela raça que sempre é comparada a um ursinho de pelúcia por causa dos seus pelos densos e felpudos. Como se isso não bastasse, outra característica que chama a atenção - talvez até mais do que a pelagem - é que esse é um cachorro de língua azul. Esse traço em particular é algo que diferencia a raça de quase todos os outros cães, mas já parou para se perguntar por que isso acontece? Qual será a explicação por trás do cachorro de língua azul Chow Chow? 

Como é a personalidade do Pitbull? Veja o infográfico para saber tudo sobre o temperamento da raça
Adote um animal

Como é a personalidade do Pitbull? Veja o infográfico para saber tudo sobre o temperamento da raça

O Pitbull é um animal que intimida muita gente, principalmente por causa da fama de “agressivo” que acompanha ele. A postura imponente e musculatura forte e robusta são características que contribuem para isso, mas a verdade é que tanto o filhote de Pitbull quanto um cão adulto estão longe de serem violentos se tiverem uma boa criação. Sim, é isso mesmo: a forma como o cachorro Pitbull é criado tem tudo a ver com o seu comportamento!

Pitbull se dá bem com crianças? Conheça as raças de cachorro grande mais indicadas para criança
Adote um animal

Pitbull se dá bem com crianças? Conheça as raças de cachorro grande mais indicadas para criança

Quem tem um filho e ao mesmo tempo procura um amigo de quatro patas para acompanhar a família sempre se pergunta: qual o melhor cachorro para criança? A verdade é que existem várias raças que são indicadas para conviver com os pequenos, desde cães de porte pequeno e médio até cachorros grandes. Tamanho não é documento, e animais um pouco maiores podem ter uma ótima relação com crianças (especialmente as mais velhas).

Ver Todas >