Aquela velha história de que gatos são desapegados e totalmente independentes está ficando cada vez mais ultrapassada. Os gateiros de plantão estão aí para provar que os felinos, na maioria das vezes, são companheiros exemplares. Amáveis, brincalhões e até mesmo engraçados, os gatinhos podem nos surpreender no dia a dia. E para provarem que não são tão desapegados assim, alguns até reproduzem comportamentos normalmente associados aos cães, como trazer brinquedos ao dono e pedir carinho. Outra coisa muito observada é quando o gatinho vira a “sombra” do humano em casa. Quer descobrir a explicação do porquê o gato segue o dono por todo lado? Vamos revelar tudo sobre esse comportamento de gatos!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Comportamento do gato: alguns felinos têm uma relação “filial” com o humano

O filhote de gato é um verdadeiro combo de fofura por inúmeros fatores, mas e se a gente te disser que ele costuma seguir o dono porque está reproduzindo um comportamento que tinha com a mamãe gata? Nas primeiras semanas de vida, os felinos seguem a mãe porque se sentem protegidos - e essa é uma forma de também aprender coisas do dia a dia com ela. Por isso, o bichano filhote te vê como a mãe dele e passa a associar a sua presença a um porto seguro. Fofo, né?! Alguns gatos, inclusive, levam esse instinto para a vida a adulta. Eles gostam de participar e entender a rotina do tutor.

Por que o gato segue o dono no banheiro?

Entre os vários comportamentos esquisitos de um gato, seguir o dono no banheiro é o que chama mais atenção. Ele entra no local junto com você, tirando seu momento de privacidade, ou até mesmo fica miando do lado de fora para que abra a porta. Gatos são extremamente curiosos e existem possíveis explicações para isso! Primeiro que o banheiro é um ambiente com estímulos para os felinos: a torneira pingando é uma oportunidade para aproveitar uma água corrente e fresquinha; o papel higiênico é o brinquedo perfeito; a umidade e o chão gelado ajudam a refrescar nos dias mais quentes.

Outra teoria que rola por aí é que o gato segue o dono no banheiro para protegê-lo, já que na natureza os felinos se sentem mais vulneráveis quando estão fazendo as necessidades. Por outro lado, o gato pode te seguir apenas para passar um momento de qualidade com você.

 

comportamento do gato: gato seguindo dono

Por que o gato segue o dono? O animal pode estar checando o território

 

Mesmo depois de serem domesticados, os gatos permanecem com alguns instintos que seus ancestrais tinham na natureza. Os próprios atos de esconder as fezes e arranhar as superfícies são heranças da vida selvagem. Por isso, ao te ver andando pela casa, eles podem interpretar que você está inspecionando o território em busca de possíveis ameaças e decide te ajudar na missão de vigilância.

Seu gato ama estar com você e por isso te segue

Um gato muito apegado ao dono vai sempre querer estar por perto, seja enquanto você está no banho ou mesmo dormindo ao seu lado. Isso é uma prova de que ele gosta da sua companhia e se sente seguro. Fique atento a outros sinais de que o gato te ama, como a linguagem corporal e até algumas atitudes do dia a dia. Ao observar a rotina do seu bichano, você consegue interpretar a forma que ele se comunica e até estreitar os laços!

Redação: Luana Lopes