Demorar para tirar tártaro de cachorro pode causar problemas sérios à saúde. O tártaro nada mais é que o acúmulo de sujeira nos dentes, que forma uma placa bacteriana. Nessas condições, o dente do cachorro passa a apresentar sensibilidade e podem surgir inflamações na gengiva, o que pode causar muito incômodo ao animal. O problema é que o tártaro em cachorro se alastra rapidamente, podendo causar perda dos dentes, infecções graves e até mesmo atingir outros órgãos. Mas afinal, como tirar tártaro de cachorro? O Patas da Casa conversou com Mariana Lage-Marques, médica veterinária especialista em odontologia. Ela nos explicou como tratar tártaro de cachorro e esclareceu quais são os cuidados necessários no pré e pós operatório. Confira!
Antes de realizar o procedimento de tirar tártaro, cachorro deve passar por cuidados pré-operatórios
Assim que o tártaro em cachorro é identificado é muito importante que o tratamento comece logo. Quanto mais cedo tirar tártaro de cachorro, menores são as chances de a placa bacteriana aumentar e causar danos sérios aos dentes: "Depois que o veterinário diagnostica o paciente que tem tártaro, o procedimento padrão é direcionar para o especialista. Ele vai indicar quais são os cuidados que antecedem o procedimento odontológico: avaliação clínica e exames pré-cirúrgicos", explica Mariana. Não há como tirar tártaro de cachorro sem que o resultado desses exames seja satisfatório, para que não haja nenhuma complicação.
Na cirurgia para tirar tártaro, o cachorro deve estar obrigatoriamente anestesiado
Durante o procedimento para tirar tártaro, o cachorro precisará de alguns cuidados. Um dos principais é a anestesia. A especialista explica que o pet deve estar obrigatoriamente anestesiado para evitar problemas durante a remoção. O procedimento odontológico é estressante e o pet pode se mexer muito caso não esteja anestesiado, comprometendo a eficácia e a segurança. Com a anestesia para cachorro, tudo fica mais fácil. "A gente consegue fazer radiografia intra-oral individualmente em cada dente. Com isso, a gente consegue avaliar não só o que a gente vê, mas o que a gente não vê também: se a doença gerou perda óssea, se há contaminação embaixo da gengiva, abscessos, fraturas de dente… tudo isso é feito com avaliação radiográfica. Para isso acontecer, precisamos necessariamente que o paciente esteja com anestesia geral", esclarece.
Como é a cirurgia de retirada de tártaro?
Depois de anestesiado, é possível fazer a limpeza de cada um dos dentes. O procedimento de como tratar tártaro de cachorro deve ser realizado de maneira minuciosa - afinal, são 42 dentes para avaliar! "O processo em si da retirada do tártaro é realizado com o mesmo equipamento que é usado em seres humanos: o sonic borden ou o ultrassom odontológico. É feito com limpeza e irrigação para que a gente consiga remover o que a gente vê e o que está subgengival", explica Mariana. Os dentes do cão também são polidos para evitar que o tártaro retorne, já que com o esmalte dentário bem liso é mais difícil que placas bacterianas se acumulem. A verdade é que todo esse processo de como tirar tártaro do cachorro é bem parecido com o dos humanos, com a diferença da anestesia.
Após a cirurgia para tirar tártaro de cachorro, o pet precisa ser observado
Em qualquer cirurgia que um cão faça, é preciso ter certos cuidados pós-operatórios. Com a cirurgia para tirar tártaro de cachorro, não é diferente. Mariana explica que tudo dependerá do que precisou ser feito e das possíveis complicações que possam surgir, como necessidade de extração de algum dente ou presença de abscessos. "Pode ser que a gente prescreva analgésicos, antissépticos, antissepsia tópica ou antibiótico em alguns casos. Tudo isso a gente vai determinar de acordo com o que foi feito durante o procedimento", orienta.
Como limpar dentes de cachorro com tártaro? Saiba qual é o papel do tutor na prevenção à doença
Passar por todo esse procedimento de como tratar tártaro de cachorro não vai adiantar de nada se o tutor não fizer sua parte. Depois da cirurgia, o pet estará livre das placas bacterianas e com os dentes polidos. Porém, se alguns cuidados no dia a dia não forem tomados, pode ter certeza que a doença vai voltar. O primeiro passo para evitar isso é saber como limpar dentes de cachorro com tártaro. "O método preventivo principal é a escovação dentária com escova de cerdas macias e de preferência com uma pasta de dente de uso veterinário - existem algumas no mercado que possuem substâncias enzimáticas que retardam a formação da placa bacteriana. A escovação deve ser feita diariamente", orienta Mariana.
Mesmo sabendo como limpar dentes de cachorro com tártaro e escovando todos os dias, nunca deixe de lado uma avaliação com um especialista em odontologia. Ao escovar os dentes do cachorro, é comum que aqueles que ficam lá no fundo não sejam totalmente limpos por serem de difícil acesso. Consultas regulares com o veterinário odontológico vão ajudar a manter toda a dentição canina bem limpinha. Portanto, não deixe para visitar o especialista apenas quando precisar tirar tártaro de cachorro.
Redação: Maria Luísa Pimenta