Mesmo que os gatos sejam super higiênicos e obedientes, a possibilidade de fazerem xixi no lugar errado sempre existe. Nesse momento, além de tentar entender o porquê da caixa de areia ter sido ignorada, você também vai precisar descobrir uma forma de tirar o cheiro do xixi de gato da superfície que ele escolheu para se aliviar. Geralmente, eles procuram pontos mais escondidos e confortáveis para isso e esses locais nem sempre são o chão liso, com piso que pode ser limpo com facilidade. Pensando em te ajudar nesse momento, nós separamos todas as informações que você precisa ter para que o cheiro do xixi de gato não atrapalhe a convivência entre você e seu amigo felino. Dá uma olhada! 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Por que o xixi de gato tem um cheiro tão forte? 

Desde os gatinhos que você tem em casa até os leões, nenhum felino tem o costume de beber água com frequência. Geralmente, a hidratação do corpo deles é adquirida por meio da alimentação sólida — e é por isso que a ração úmida é tão recomendada para os gatos. Com baixa ingestão de água, é comum que a urina deles seja muito concentrada, e isso explica o odor forte. Na natureza, os felinos usam isso ao próprio favor para demarcar o território, já que o cheiro do xixi vai ficando cada vez mais concentrado com o tempo, mas dentro de casa não é assim tão agradável, certo? 

Como tirar cheiro de xixi de gato do sofá e de outros estofados e tecidos

O principal problema na hora que o seu gato resolve fazer xixi fora da caixa de areia é o local onde isso vai acontecer. Entre todas as possibilidades, os sofás, carpetes, tapetes, cortinas, colchões e roupas de cama são os mais complicados de se recuperar porque a fibra do tecido absorve não apenas o líquido, mas o cheiro do xixi de gato. Consequentemente, eles também são mais difíceis de limpar, mas nem tudo está perdido: dá uma olhada nessas dicas aqui embaixo para resolver a sua situação!

1) Use papel toalha para absorver o líquido: se você encontrou o xixi de gato recém-feito em algum tecido ou estofado de casa, pode amenizar os efeitos do problema usando papel toalha para absorver uma parte do líquido antes que penetre completamente. Aperte algumas folhas do papel (ou, até mesmo, um pano que possa ser descartado depois) em cima do xixi até retirar o máximo possível. Se ele já estiver seco, você pode umedecer com um pouco de água fria e fazer o mesmo;

2) Não esfregue a mancha de xixi de gato no tecido: por mais que pareça que isso vai fazer você alcançar o resultado desejado com mais rapidez, esfregar o xixi de gato no tecido só faz o líquido penetrar ainda mais na fibra, ou seja: o cheiro fica ainda mais difícil de ser retirado completamente. Nesse caso, é melhor ir dando batidinhas com o papel toalha ou pano;

3) Use um produto específico ou uma receita caseira para retirar o cheiro: como o odor do xixi de gato é muito forte, a limpeza precisa ser feita com substâncias específicas para que ele seja completamente retirado. Essa é a única forma do gato não sentir mais o cheiro da própria urina e achar que pode fazer xixi sempre por ali. Em pet shops e lojas especializadas, você pode encontrar detergentes específicos para isso, mas também é possível realizar a limpeza com uma mistura de uma parte de vinagre branco e quatro partes de água: basta aplicar o líquido na mancha, remover o excesso com um pano limpo e esperar secar.

 

gato ao lado de mancha de xixi de gato

Descubra o porquê do seu gato fazer xixi no lugar errado

 

Pode ser que essa escapadinha do seu amigo felino não tenha nenhuma razão mais séria por trás, mas em alguns casos, fazer xixi fora do lugar com frequência pode indicar doenças como a infecção urinária. Primeiro, elimine todas as possibilidades relacionadas à caixa de areia: mantenha ela sempre limpa, posicionada num local de fácil acesso e, se possível, tenha mais de uma pela casa. Assim, o animal vai ter mais opções sempre que sentir a necessidade de fazer xixi. Se isso não resolver, vale a pena ficar atento a possíveis mudanças no comportamento do animal e buscar a ajuda de um veterinário.

Redação: Ariel Cristina Borges