close
Saúde

Como saber se a gata tem leite? Veja essa e outras dúvidas esclarecidas por uma veterinária

Atualizado · 02 de dezembro de 2021 · 19h18

Publicado · 02/12/2021 · 19h18

Leite da gata amamentando pode empedrar e tutor deve estar atento a qualquer sinal
Leite da gata amamentando pode empedrar e tutor deve estar atento a qualquer sinal

Quanto tempo dura a amamentação dos gatos? Essa é uma dúvida recorrente de muitos tutores, principalmente durante a gestação e pós-parto de felinos. Assim como todos os mamíferos, o leite materno é o primeiro alimento que os filhotes precisam nessa fase. Ele tem todos os nutrientes necessários para auxiliar no desenvolvimento do animal, melhorar sua imunidade e até mesmo criar anticorpos. Seja para descobrir como saber se a gata tem leite ou quais são os cuidados pós-parto de gato, é importante estar preparado para saber como lidar com esse período. Para te ajudar, o Patas da Casa conversou com Vanessa Zimbres, médica veterinária especialista em gatos, para esclarecer todas as dúvidas sobre a amamentação felina!

Amamentação felina: por quanto tempo os gatos mamam?

Os filhotes de gato, assim que nascem, buscam o leite materno nas primeiras horas de vida. Além de alimentar e nutrir, o momento da amamentação é muito importante para que eles criem vínculos com a mamãe gata. Nas primeiras semanas, o leite materno vai ser a única fonte de alimentação dos filhotes de gato. “O período de aleitamento exclusivo dos gatinhos é composto pelas primeiras quatro semanas de vida. Na fase inicial, durante as primeiras horas de vida, é secretado o colostro, que é rico em imunoglobulinas e confere uma imunidade passiva ao filhote, ou seja, nessa fase os gatinhos recebem os anticorpos já prontos da mãe. Após o parto, os gatinhos começam a mamar aproximadamente em duas horas”, explica Vanessa Zimbres.

Além disso, outra dúvida muito recorrente é sobre quando o gatinho deve deixar de mamar. A veterinária explica: "O período pré-desmame, que consiste em uma transição alimentar, se inicia entre terceira e a quinta semana, onde os filhotes vão, naturalmente, se interessando por outros alimentos que sejam oferecidos gradualmente, até que o desmame seja feito por completo em aproximadamente sete semanas de vida."

Como amamentar filhote de gato que foi resgatado sem a mãe?

Cuidar de filhote de gato é algo que demanda uma atenção especial, mas quando falamos de felinos resgatados da rua esse cuidado é ainda mais importante. Por isso, muita gente fica sem saber como amamentar filhote de gato nesse contexto. O ideal é sempre procurar por uma gata amamentando para dar leite para o órfão, porém nem sempre isso é possível. No entanto, é possível encontrar fórmulas específicas para gatinhos filhotes, como explica a médica veterinária Vanessa: “Existem, no mercado, diversos produtos substitutos do leite para gatinhos, sendo essa a forma mais segura de alimentar os filhotes. Receitas se substitutos de leite caseiro podem ser utilizados, mas é difícil determinar a real absorção do alimento e a quantidade a ser oferecida. Normalmente, na primeira semana, o gatinho deve ser alimentado sete vezes ao dia, depois a frequência de alimentação vai diminuindo com o passar das semanas e a quantidade de leite por mamada vai aumentando. Os produtos comerciais já fornecem esse cálculo, por isso, a facilidade em utilizá-los.”

Para saber se o alimento está sendo eficaz é importante acompanhar o ganho de peso e crescimento dos gatinhos, o auxílio de um veterinário é primordial. Além do cuidado com a alimentação do gato filhote órfão, o tutor deve se atentar ao aquecimento do felino, estímulo de micção, higienização e descanso.

Qual raça de gato você é?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

O que você mais gosta de fazer nos momentos de lazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Se você pudesse se descrever com uma palavra, quais das opções a seguir escolheria?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Alguém te chamou para sair para um lugar inusitado, o que você pensa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica depois de dormir pouco na noite anterior?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você viajou e se perdeu em uma cidade que não conhece muito: o que passa pela sua cabeça?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Quais dessas características você procuraria em um pet?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

O que seus amigos próximos pensam sobre você?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você gosta de curtir as férias?

Question Header Background

Sua personalidade aventureira combina com o Bobtail Japonês! Você é divertido assim como o gato Siamês! Sua personalidade ranzinza combina com o gato Maine Coon! Você é preguiçoso como um gatinho Persa!
    Cuidados pós-parto de gato são essenciais para bem-estar da mãe e seus filhotes
    Cuidados pós-parto de gato são essenciais para bem-estar da mãe e seus filhotes

    Mais Lidas

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele). 

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Saúde animal

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
    Saúde animal

    Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar

    Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães. 

    Quais são os cuidados pós-parto de gato?

    Muito se fala sobre os cuidados pós-parto de gato, mas você sabe quais são eles? Pouca gente sabe, mas não são só os filhotes de gato que precisam de atenção, a mãe gata também vai precisar de alguns cuidados específicos no pós-parto. “Deve-se disponibilizar para a gatinha um local tranquilo, aquecido, com tudo o que ela precisa próximo, como boa alimentação, água limpa e fresca e caixa de areia. A necessidade energética dela se mantém alta, portanto, deve-se manter a alimentação específica para gatas prenhes ou de filhotes até entre a quinta e a sétima semana do pós-parto, que é o período de amamentação. Se a ninhada for numerosa e a gata estiver perdendo peso, é recomendado suprir as necessidades energéticas ou auxiliar na amamentação dos filhotes, oferecendo também um substituto do leite”, detalha a especialista.

    Gata amamentando: leite pode empedrar?

    Quando a gata amamentando não recebe os cuidados necessários, aumenta o risco de alguns problemas durante o processo de amamentação. Um dos mais conhecidos é quando o leite empedra. “Pode ocorrer, especialmente se existe algum problema de excesso de leite e poucos filhotes. O recomendado, inicialmente, e em casos simples, é fazer uma compressa com água morna na tentativa de amolecer o leite. Mas em casos mais graves, buscar atendimento veterinário especializado é recomendado para descartar uma possível infecção ou inflamação das glândulas mamárias e para a instituição do tratamento adequado. Usar fármacos por conta própria para "secar" o leite da gata é contraindicado.”

    Afinal de contas, como saber se a gata tem leite?

    A pergunta que não quer calar é: como saber se a gata tem leite? Mesmo que pareça muito complicado, desvendar esse mistério é mais fácil do que imaginamos. “As mamas da gata ficam aumentadas e é possível observar o leite ao fazer uma discreta pressão na região de mamas e mamilos. No entanto, dependendo do tamanho da ninhada, a quantidade de leite pode ser insuficiente para manter um bom crescimento e ganho de peso aos filhotes. Portanto, além de observar a produção de leite da gata, deve-se atentar também para o crescimento dos filhotes”, conta a profissional.

    Redação: Hyago Bandeira

    Quais são as raças de cachorro braquicefálico? Shih Tzu, Bulldogs, Pug e muito mais

    Próxima matéria

    Quais são as raças de cachorro braquicefálico? Shih Tzu, Bulldogs, Pug e muito mais

    Insuficiência renal em gatos: veterinária tira todas as dúvidas sobre essa doença grave que atinge os felinos!
    Saúde

    Insuficiência renal em gatos: veterinária tira todas as dúvidas sobre essa doença grave que atinge os felinos!

    A insuficiência renal em gatos é uma doença que pode ser muito comum quando falamos de felinos. Sem cura, o problema precisa de acompanhamento constante e cuidados especiais para evitar complicações. Apesar de ser uma doença grave, o gato com problema renal pode ter qualidade de vida. Para tirar as dúvidas sobre a insuficiência renal em gatos, o Patas da Casa conversou com a médica veterinária Izadora Souza, do Rio de Janeiro. Vem conferir!

    Reiki veterinário: como essa terapia holística pode ajudar os cães e gatos?
    Saúde

    Reiki veterinário: como essa terapia holística pode ajudar os cães e gatos?

    O reiki é uma terapia holística muito comum entre os humanos, mas você sabia que o seu pet também pode aproveitar os benefícios desse tratamento? O reiki veterinário é uma técnica de cura pelas mãos que busca alinhar os centros de energia do corpo - chamados de chakras -, promovendo o equilíbrio energético do corpo e melhorando a saúde física, mental e espiritual do animal. Que tal entender como o reiki pode ajudar na hora de cuidar de cachorro e até a melhorar o comportamento do gato? Vem que a gente te explica tudo que você precisa saber sobre o assunto!

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)
    Raças

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)

    O Khao Manee tem um grande potencial para ser um dos grandes queridinhos entre os apaixonados por gatos. Com olhos de cores marcantes e pelo branquinho, o felino desta raça possui uma aparência rara que chama atenção e é uma ótima companhia para qualquer família. De origem tailandesa, esse gatinho é super amigável e ama estar ao lado dos seus humanos - e até mesmo de outros animais. Para conhecer mais a fundo o gato Khao Manee, o Patas da Casa separou as principais informações sobre esse bichano incrível. Dá uma olhada!

    Van Turco: saiba tudo sobre essa raça de gato
    Raças

    Van Turco: saiba tudo sobre essa raça de gato

    Já ouviu falar no gato Turkish Van? Também chamado de Van Turco ou o contrário, Turco Van, o animal desta raça é muito cobiçado e especial aos olhos dos amantes de felinos. Extremamente dócil e cativante, não é muito difícil entender por que as pessoas se apaixonam por esse bichano de pelagem felpuda e macia. Mas afinal, que outras características são típicas desta raça de gato? Como é a personalidade dele? Que cuidados são necessários no dia a dia do gatinho? Para desvendar todas essas questões, preparamos uma matéria com tudo que você precisa saber sobre o Van Turco. Dá só uma olhada!

    Ver Todas >

    Mordida de cachorro: o que fazer ao ser atacado por um cão?
    Saúde animal

    Mordida de cachorro: o que fazer ao ser atacado por um cão?

    Levar uma mordida de cachorro é sempre uma situação inesperada. Seja de um animal desconhecido ou do seu próprio pet, um ataque pode ser muito perigoso. Pela mordida, o cachorro pode transmitir muitas doenças ao homem, sejam infecções mais brandas ou doenças graves, como a raiva. Como não podemos prever que um cão vai nos atacar, é importante estar sempre preparado. 

    Pancreatite canina: como é a recuperação da doença?
    Saúde animal

    Pancreatite canina: como é a recuperação da doença?

    Quando o cachorro desenvolve pancreatite canina, é muito importante começar a tratar desde cedo. A doença é considerada uma das mais comuns que atingem o sistema digestivo do cachorro, além de uma das mais graves. A pancreatite no cachorro acomete o pâncreas e debilita todo o sistema digestivo, trazendo sintomas bem desconfortáveis ao animal. A demora no diagnóstico pode acabar levando o animal a óbito. O cachorro com pancreatite canina precisa iniciar o tratamento o quanto antes para conseguir se recuperar. 

    Dente de gato: como preservar a saúde bucal do seu felino?
    Saúde animal

    Dente de gato: como preservar a saúde bucal do seu felino?

    A pasta e a escova de dente para gatos são os principais aliados para a boa higiene bucal dos felinos. Escovar os dentes do gato evita doenças, previne o mau hálito e preserva os dentinhos. Seja quando o gato troca de dente ou quando já é um bichano idoso, a dentição felina requer cuidados especiais em todas as fases da vida. Saber como escovar os dentes do gato corretamente é o primeiro passo para garantir a higiene bucal, além de uma alimentação balanceada. 

    Giárdia canina: como funciona a vacina contra a doença?
    Saúde animal

    Giárdia canina: como funciona a vacina contra a doença?

    A giárdia canina é uma doença infecciosa causada por um protozoário que pode acometer cães, gatos e seres humanos. Essa zoonose ocorre quando o cachorro ingere cistos do protozoário, que podem estar presentes na água e alimentos. Além disso, como os cachorrinhos são animais que usam a boca para diversas funcionalidades, é possível que o pet colete o parasita lambendo um brinquedo, bebendo água de uma poça ou mastigando algum objeto. Ficar de olho em como prevenir a doença é muito importante, visto que a giárdia em cães é transmitida para outros animais com facilidade. 

    Ver Todas >