Como saber a idade de um cachorro? Não é todo mundo que tem a informação exata de quando um filhote nasceu. Se você adotou o seu amigo peludo, por exemplo, determinar a idade que ele tem pode ser um grande desafio. Felizmente, existem algumas formas de calcular a faixa etária aproximada de um animal de estimação. Você pode buscar sinais de envelhecimento, analisar o aspecto dos olhos e notar alterações de comportamento. Outra maneira interessante de descobrir a idade de um cachorro é avaliar as condições e o desenvolvimento dos dentes. Quer descobrir como? Veja a seguir!

Como saber a idade do cachorro: por que é importante descobrir o tempo de vida de um cão?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mais que uma simples curiosidade, descobrir a idade de um cachorro pode ser muito importante para ajudar você a cuidar da saúde do seu animal. Os filhotes de cachorro têm necessidades diferentes dos cães adolescentes e estes, por sua vez, apresentam particularidades distintas do cachorro adulto ou sênior.

Os estágios de desenvolvimento de um cão avançam rapidamente e, com a velhice, podem surgir problemas e riscos à saúde mais complexos. Por isso, é fundamental reconhecer a fase que o seu pet está para poder oferecer os recursos que ele necessita adequadamente. Identificar a idade do cachorro também ajuda a definir o momento certo para aplicar os protocolos preventivos de saúde canina, como a vacinação e vermifugação.

Como saber a idade do cachorro pelos dentes?

Verificar os dentes de cachorro é uma das maneiras mais comuns e fáceis de descobrir quantos anos o animal tem. Normalmente, todos os dentes de leite de um filhote aparecem entre três e seis semanas de vida. Depois, eles são substituídos pelos permanentes, menos afiados, que surgem entre 12 e 16 semanas (na frente) e entre 16 e 24 semanas (atrás). Há também como saber a idade do cachorro sob outros aspectos do dente, como a quantidade de tártaro. Veja:

1 ano de idade ou menos - Os dentes do seu cão estarão todos limpos e branquinhos. As bordas são bem arredondadas;

Entre 1 e 2 anos - Os dentes incisivos inferiores apresentam um leve desgaste (principalmente os dois centrais). Sem o cuidado correto, um acúmulo razoavelmente leve de tártaro começará a se formar ao redor dos dentes de trás (molares);

Por volta de 3 anos - Com essa idade, todos os seis incisivos da parte de baixo têm a borda mais quadrada devido a um desgaste natural. Esse também é um período em que muitos cachorros apresentam sinais de doença na gengiva, tártaro com coloração amarela/marrom e hálito desagradável;

Entre 3 e 6 anos - Um acúmulo maior de tártaro amarelado poderá ser visto em todos os dentes, incluindo a base dos caninos. Nessa fase, os incisivos superiores também começam a apresentar desgaste;

Entre 6 e 10 anos - O cachorro começa a apresentar sinais de velhice a partir dos 7 anos de vida. Todos os dentes estarão mais desgastados - os caninos, por exemplo, passam a ter uma aparência mais quadrada. O tártaro no dente do cachorro também será mais visível;

Mais de 10 anos - Acúmulo intenso de tártaro, desgaste severo e falta de dentes podem sugerir que um cão está na fase sênior.


Os dentes do cachorro adulto têm a forma mais arredondada e com alguns níveis de desgaste, dependendo da idade do animal
Os dentes do cachorro adulto têm a forma mais arredondada e com alguns níveis de desgaste, dependendo da idade do animal

Como calcular a idade com base no dente de cachorro filhote?

É possível determinar a idade de um filhote de cachorro pelos dentes com muito mais precisão. Os recém-nascidos não têm dentes aparentes. Os incisivos (seis superiores e seis inferiores) são os primeiros a aparecer, com três ou quatro semanas de vida. Depois disso, com quatro ou cinco semanas, surgem os caninos (dois superiores e dois inferiores). Por fim, os cachorrinhos recebem os pré-molares (12 no total) com aproximadamente seis semanas de vida.

Após a formação, o filhote deverá ter um conjunto de 28 dentes de leite. Entre 12 e 16 semanas, os dentes permanentes começam a crescer e empurrar os dentes primários para fora. Durante o desenvolvimento da arcada dentária definitiva, o animal poderá sentir dores e coceiras na gengiva. Para aliviar o desconforto (e evitar sapatos e móveis roídos!), o tutor pode oferecer brinquedos mordedores ao bichinho.

Alguns fatores podem dificultar a análise da idade pelos dentes de cachorro 

Em alguns casos, a técnica de determinar a idade de um cachorro pelos dentes pode não ser tão eficaz. Alguns fatores, como a dieta, hábitos, cuidados dentários e o costume de morder e mastigar brinquedos e ossos, podem influenciar o estado dos dentes. Independentemente do porte e idade, alguns cães podem acumular tártaro ainda jovens, enquanto outros podem ficar muito tempo sem apresentar uma quantidade substancial de placa bacteriana. 

Se você leu as nossas dicas e mesmo assim ainda não conseguiu identificar a idade de um cachorro pelos dentes, procure um veterinário de sua confiança para que ele possa estimar a idade do seu animal de estimação. 

Redação: Guilherme Segal