A giárdia em gatos é uma zoonose de rápida contaminação que pode afetar os bichanos. Essa doença ataca o sistema digestivo do gato e pode atingir também humanos, cachorros e outros animais. Ao contrair a giárdia, gatos passam a ter sintomas como diarreia e vômito, o que causa grande desconforto. Porém, a giárdia em gatos pode ser evitada ao seguir algumas medidas muito fáceis de serem cumpridas no dia a dia. Confira aqui como prevenir a giárdia em gatos de forma a manter seu pet sempre saudável!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A giárdia em gatos é contraída pela ingestão dos cistos do protozoário

A giárdia em gatos é uma doença parasitária causada pelo protozoário Giardia lamblia. Essa zoonose atinge os gatinhos ao ingerirem algo que esteja contaminado. Os cistos da giárdia em gatos são liberados pelas fezes dos animais infectados. Por isso, o contágio ocorre, principalmente, pela ingestão dessas fezes presentes em água e solos contaminados. Porém, os cistos da giárdia em gatos também podem ser encontrados em objetos compartilhados pelos pets e até mesmo no pelo de animais. O parasita se aloja no intestino do felino causando lesões e inflamações. Na giárdia em gatos, sintomas costumam ser diarreia, vômito, perda de peso, desidratação e letargia.

O remédio para giárdia em gatos é o principal tratamento da doença

Felizmente, existe remédio para giárdia em gatos. Antes de tudo, é necessário realizar exames para ter o diagnóstico preciso - já que, na giárdia em gatos, sintomas são parecidos com os de outras doenças gastrointestinais. O exame de fezes pode ser feito para detectar a giárdia em gatos, mas são necessárias ao menos três amostras, pois pode acontecer de o cisto não aparecer em uma delas. Após o diagnóstico, deve-se iniciar o tratamento. O veterinário indicará o remédio para giárdia em gatos ideal, normalmente um antibiótico específico. Não existe um remédio natural para giárdia em gatos, mas o tutor precisa cuidar da higiene do ambiente que o pet vive, desinfetando todas as áreas da casa que podem estar contaminadas. Isso evitará a reinfecção.

giárdia em gatos: gato triste

Para prevenir a giárdia em gatos, é preciso ter cuidado com a higiene durante os passeios

 

A giárdia em gatos é uma doença que causa muito desconforto no animal. Além disso, pode ainda passar para humanos e outros pets, como cachorros. Por isso, é fundamental realizar a prevenção da giárdia. Gatos costumam contrair a doença na rua e, por isso, o tutor precisa de alguns cuidados para não deixar que o animal faça as famosas voltinhas, priorizando sempre a criação indoor. Para evitar a giárdia em gatos, não deixe o felino cheirar as fezes de outros animais. Elas podem estar contaminadas, então impeça que cheguem perto. Também não deixe que seu pet beba água da chuva ou direto do chão. 

Limpeza do ambiente é a melhor prevenção da giárdia em gatos 

Apesar da maioria dos casos de giárdia em gatos acontecer na rua, a contaminação também pode ocorrer em casa. Sempre que o tutor chegar, precisa lavar bem as mãos e deixar os sapatos fora do alcance do gato, pois nele podem estar presentes doenças da rua, como a giárdia. Gatos com seus instintos curiosos podem chegar perto e acabar contraindo. Além disso, a rotina de limpeza da casa é essencial para prevenir a giardíase felina. Os bichanos precisam de um local limpo, principalmente onde se alimentam. 

A vacina contra a giárdia em gatos previne quadros graves da doença

A giárdia em gatos ainda pode ser prevenida com a vacina contra giardíase. A vacina contra a giárdia em gatos não é obrigatória, mas é recomendada para os bichanos que tenham contato com a rua ou convivem com cães que passeiam frequentemente. Ela funciona melhor quando é aplicada ainda no filhote de gato. A vacina contra a giárdia felina precisa de uma dose de reforço anual e ajuda a atenuar os sintomas caso seu pet contraia a doença. 

Redação: Maria Luísa Pimenta