Quem gosta de fazer trilhas sabe o quanto faz bem se conectar com a natureza e respirar ar puro. Mas você já pensou em passear com cachorro de uma forma totalmente diferente do convencional? Sim, isso mesmo: é super possível fazer trilha com cães ! O contato com o natureza é muito positivo para eles - e é claro que, como qualquer aventura, é preciso ter toda uma preparação e cuidados para que tudo ocorra bem. O cãozinho Bento (@lifewithbento), de Curitiba, é um Golden Retriever que faz passeios em trilhas desde os três meses de idade. Entrevistamos seus tutores, o Marcelo De Felice e a Tatiane Brentan, para contar tudo sobre as trilhas com o animal. Ainda reunimos informações sobre tudo que você precisa saber antes de inserir esse programa na vida do seu amigo de quatro patas.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Passeio com cachorro em trilha: como inserir na rotina do cachorro?

Passear com cachorro nas ruas do bairro já é algo que demanda cuidados. É claro que o passeio em trilhas não vai ser diferente! A primeira coisa que se precisa fazer é se certificar que seu cachorro está com a vacinação, vermifugação e antiparasitários em dia. É como contam os tutores do Bento: “Nós inserimos passeios com trilha na rotina do Bento quando ele completou 3 meses e já havia tomado as três doses da vacina. O destino da primeira trilha dele foi uma cachoeira”. Além das vacinas, é importante se certificar se está tudo bem com a saúde geral do animal, por isso mantenha sempre as consultas ao médico veterinário em dia.

Se está tudo certo com a saúde do animal, chegou a hora de fazer o roteiro do passeio. Para onde vocês irão e quanto tempo vai durar? Se atente com a distância da trilha e até mesmo a intensidade. Se você vai fazer trilha com o cachorro pela primeira vez, opte por passeios com a distância menor para começar. À medida que o cãozinho for se acostumando com as aventuras, você pode ir aumentando o nível de dificuldade das trilhas, inclusive adicionando trechos em que precise acampar durante à noite. 

Trilha com cães: respeite os limites do animal durante a adaptação

No início, é normal que os cães tenham mais dificuldades para lidar com os obstáculos do passeio em trilha. Com a prática e os cuidados certos, o cachorro vai entendendo o ritmo da caminhada e até mesmo cria suas próprias estratégias para enfrentar algumas dificuldades. Com o Bento não foi diferente. “A adaptação dele foi muito natural, nunca forçada. Somos adeptos ao incentivo pelo exemplo, então sempre íamos na frente e ele nos seguia, tanto nas trilhas quanto na água", contam os tutores. "Isso foi importante para ele criar confiança em nós, nos ver como líderes e superar os seus medos. Assim foi fácil, rápido e divertido para ele aprender a nadar, pular troncos, pedras e conhecer lugares novos.”

Em paralelo à adaptação nas trilhas, é importante que o tutor faça o adestramento e treinos de obediência com o cãozinho em casa. Isso vai ser essencial para que o animal tenha um bom comportamento durante a caminhada. Comece levando ele na guia, principalmente se o cachorro ainda não está acostumado a andar sempre ao seu lado. Cães são inteligentes e, com o estímulo correto, logo vão entender que não podem sair correndo em disparada. Se houver qualquer tentativa de desobediência da parte dele, corrija com firmeza e tente novamente até ele acertar, sempre recompensando os bons comportamentos. 

Incentive o cachorro a explorar a trilha durante a caminhada e não o force a nada. Passear com o cachorro com medo está longe de ser uma opção! Algumas situações comuns em trilhas, como cruzar rios ou caminhar em lugares estreitos, podem ser mais difíceis para os doguinhos e é importante observar o comportamento do animal. Reconhecer a linguagem corporal canina é uma boa forma de entender como o cachorro está se sentindo em diversas situações. “O Bento fica extremamente feliz durante as trilhas. Quando não conhece o lugar, ele é mais tímido e se mantém perto de nós, mas quando já visitou antes ou vê água no caminho ele fica mais eufórico, às vezes sai correndo na frente mas logo volta e espera por nós”, relembram Tatiana e Marcelo.

 

Passear com cachorro em trilhas requer cuidados especiais, principalmente em dias de muito calorO contato com a natureza faz muito bem para os cachorro. O Bento adora entrar na água!Observe o seu cachorro em todos os momentos do passeio, lembre-se que ele é sua responsabilidade

 

Passear com cachorro em trilha: quais os cuidados essenciais para a aventura?

 

Agora que você já fez o roteiro, está na hora de se preparar para o passeio. A preparação para uma trilha não é diferente de um passeio comum, mas alguns cuidados mais específicos são necessários. Primeiro, não esqueça de levar bastante água, com um recipiente para que ele possa beber, e comida - afinal, a caminhada vai demandar um bom gasto de energia que ele precisa reabastecer depois. Além disso, é preciso mais atenção ainda com mosquitos, pulgas e carrapatos. Nunca leve o seu cãozinho para uma trilha se ele não estiver protegido contra insetos e parasitas. Coleiras antipulgas são ótimas opções e algumas ainda têm ação conta mosquitos, mas também é possível encontrar repelentes de uso veterinário.

Em dias muito quentes, tenha sempre um cuidado redobrado. O cães costumam ser mais sensíveis ao calor, por isso, planeje o passeio em horários e dias mais frescos. Esse cuidado é ainda mais essencial com os cachorros de focinhos achatados, chamados braquicefálicos: esses animais só devem fazer percursos curtos e em dias com a temperatura mais amena. O protetor solar para cachorro também é um produto que pode proteger o seu pet de queimaduras e outras doenças de pele. 

“Nossa preparação para trilha inclui principalmente o planejamento do roteiro e a busca de informações acerca da estrutura ao longo dele. É isso que nos ajuda a saber a quantidade de água adequada para levar para o Bento, os possíveis pontos de perigo, a intensidade da caminhada, a quantidade de comida para ele, qual tipo de guia usar, quais brinquedos ele poderá levar…”, contam os tutores do Bento. No caso de trilhas mais longas, em que é necessário acampar durante à noite, a lista vai ser maior ainda para garantir que o animal ficará o mais confortável possível na hora de descansar.

Fique atento ao comportamento do cachorro durante as trilhas

O comportamento do cachorro vai variar de animal para animal. É claro que nas primeiras experiências você vai ter muitos questionamentos. É importante lembrar que o cachorro é sua responsabilidade. Não deixe de observar o animal em nenhum momento. Nada de se distrair tirando fotos sem ficar atento de onde o cachorro está. Os cães costumam gostar muito de passeios na natureza e as características de seu pet vão ajudar a determinar aquilo que você deve prestar mais atenção. Por exemplo, se o seu cachorro é mais explorador, tenha atenção nos locais que ele vai cheirar ou se embrenhar. Se o animal for mais medroso, fique atento a barulhos e outros estímulos que podem deixá-lo assustado.

Depois de aventuras como essas, é preciso que o cachorro descanse bastante. É recomendado que se dê um bom banho no doguinho no seu retorno e ofereça um ambiente confortável para ele repor as energias. As trilhas fazem muito bem para os cães e provavelmente você vai querer fazer de novo depois da primeira experiência. “Nós reparamos que ele ficou menos medroso, mais autoconfiante, mais brincalhão e mais disposto. Percebemos também que a nossa conexão aumentou muito, ele passou a confiar bastante em nós”, relatam os pais do Bento. 

Redação: Hyago Bandeira