Se você limpa patas de cachorro sempre que ele chega da rua, está no caminho certo. Embora sejam bastante resistentes aos impactos do dia a dia, as patas do cachorro também são sensíveis a fatores externos e, por isso, precisam de alguns cuidados básicos, especialmente depois de andar pela rua. Por isso, uma das melhores formas de garantir que as almofadinhas estarão saudáveis e livres de problemas é sabendo exatamente como limpar pata de cachorro após passeio e que produtos utilizar. Para te ajudar nessa missão, o Patas da Casa preparou uma matéria com tudo o que você precisa saber sobre o assunto para nunca mais errar. Vem com a gente!
Solução limpa-patas ajuda na higiene das almofadinhas
Os cães normalmente chegam da rua com as patinhas sujas, mas você sabia que o acúmulo de sujeira nos coxins pode causar vários problemas inesperados na saúde do animal, como dermatites e infecções? Para evitar que isso aconteça, existem produtos específicos que agem como um higienizador de patas de cachorro. Esses produtos podem ser facilmente encontrados em pet shops, e possuem uma fórmula que limpa patas de cachorro de maneira bem eficiente, removendo todos os resquícios de sujeira das almofadinhas sem agredir a pele do cão (diferente de outros produtos, como álcool e vinagre, que não são indicados para os pets). Na hora de aplicar o produto, é necessário o auxílio de um pano limpo. É só limpar os coxins com movimentos circulares.
Depois do passeio também é possível lavar as patinhas do animal com sabão neutro ou um shampoo para cachorro. Há quem prefira fazer isso jogando água diretamente na região, mas uma outra maneira é colocando água em uma bacia e depois molhando as almofadinhas com auxílio de um pano ou algodão, o que facilita bastante o processo.

Mais Lidas

Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

Quanto tempo vive um gato?
Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia.

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!
Produto para limpar patas de cachorro: o lenço umedecido é uma boa opção
O lenço umedecido ajuda bastante na hora de cuidar da higiene canina (principalmente depois de passear com o cachorro). O produto é capaz de remover toda a sujeira superficial das patas do animal. No entanto, é importante ter em mente que ele não promove uma limpeza mais profunda como as formas mencionadas acima, então não costuma ter um efeito muito satisfatório com sujeiras mais difíceis de tirar. Além disso, é fundamental ter uma atenção especial ao tipo de lenço umedecido que vai ser utilizado: ele deve ser específico para pets para garantir a segurança do doguinho. Os produtos de uso humano geralmente são feitos com materiais que podem agredir a pele do cachorro e não são recomendados.
Após lavar pata de cachorro, não se esqueça de secar bem a região
Depois de lavar as almofadinhas do seu amigo ou de usar um produto limpa-patas, cachorro precisa de um cuidado extra: secar toda a região muito bem. A umidade é uma porta para a proliferação de fungos e bactérias que causam dermatites e outros problemas de pele. Por isso, uma dica é usar uma toalhinha seca para secar bem os coxins. Algumas pessoas também podem optar pelo uso de secador para cachorro, mas é algo que tende a ser um pouco mais trabalhoso e estressante para os animais, então o mais indicado mesmo é secar as patinhas com uma toalha.
Redação: Juliana Melo
