Cuidados

Como limpar ouvido de cachorro? Veja 7 dicas!

A orelha de cachorro também requer cuidado e atenção especial. Aprenda como fazer a limpeza correta!
A orelha de cachorro também requer cuidado e atenção especial. Aprenda como fazer a limpeza correta!

Além do banho e escovação dos dentes, uma rotina de cuidados também inclui a limpeza do ouvido e orelha de cachorro. O ouvido  é uma parte importante do corpo do animal e, caso não seja higienizado com frequência, pode ocasionar diversas doenças e problemas que vão incomodar o seu cãozinho. A audição dos cachorros é muito poderosa e, por isso, alguns cuidados são necessários na parte interna e externa das orelhinhas dos peludos. Nem sempre o cachorro toma banho em pet shop, então é importante que todo tutor saiba como limpar ouvido de cachorro caso precise algum dia. Chega mais e pegue essas dicas dadas por uma veterinária!

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
     Como limpar ouvido de cachorro: o ideal é consultar o veterinário para escolher o produto adequado para fazer a limpeza!
    Como limpar ouvido de cachorro: o ideal é consultar o veterinário para escolher o produto adequado para fazer a limpeza!

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Como limpar ouvido de cachorro? 7 dicas de uma veterinária para fazer a limpeza!

    Conversamos com a veterinária fundadora do Grupo Vet Popular, Caroline Mouco Moretti. Ela nos explicou o passo a passo de como limpar ouvido de cachorro. Sabe aquele dia na semana reservado para dar banho no seu cão? É o ideal para inserir a limpeza da orelha e ouvido. Isso porque a limpeza não deve ser feita diariamente: uma vez por semana já é suficiente! A frequência pode, ainda, ser relativa, já que depende muito da produção de cerúmen (cera de ouvido) em cada animal. Veja 7 dicas:

    Dica 1 - Antes de tudo, separe os materiais necessários para fazer a limpeza: “Você vai precisar de algodão e um ceruminolítico receitado pelo seu veterinário de confiança”, diz Caroline. O ceruminolítico pode ser encontrado em pet shops e consiste em um líquido que remove toda a cera do ouvido do cachorro. O melhor é verificar o tipo e marca indicada pelo médico; 

    Dica 2 - Em seguida, é hora da limpeza de fato: “Embebede um chumaço considerável de algodão com esse removedor e, com o auxílio do dedo, faça a higienização de ambos os ouvidos”. Passe o algodão em toda a extensão da parte de dentro da orelha (aquela área rosadinha mesmo) e também nas dobrinhas; 

    Dica 3 - Deixe para o veterinário a limpeza mais interna: “Lembre-se, introduza apenas até onde o dedo entra sem forçar ou machucar o animal. O uso de pinças ou outros utensílios, é apenas para o veterinário, que saberá aonde chegar sem causar algum machucado. Em casa, somente algodão e dedo!”, recomenda a veterinária. Não esqueça dessa dica importante, tá ok?! Você não precisa usar nada além disso para garantir a limpeza do ouvido do seu cachorro;

    Dica 4 -  Alguns removedores de cerúmen, inclusive, podem ser pingados dentro do ouvido (em seguida, faça aquela massagem que seu cão ama na região) para a limpeza interna, mas é importante falar com o veterinário antes para saber se é necessário ou não;

    Dica 5 - Em hipótese alguma use álcool ou outro produto no ouvido do seu cão. Lembre-se que é uma área sensível, que requer o uso de produtos específicos, como o ceruminolítico, que somente o veterinário pode receitar;

    Dica 6 - Também não é recomendado usar gazes, toalhas e cotonetes, pois podem machucar o animal ou até furar alguma parte do ouvido;

    Dica 7 - Na hora de dar banho no seu animal, coloque um pedaço de algodão em cada ouvido, para evitar que caia água. A água acumulada no ouvido pode gerar incômodo e muitos problemas, como a otite canina.

     

    Orelha de cachorro caída precisa de mais atenção ainda

    A limpeza do ouvido precisa ser um hábito na sua rotina de cuidados com o cachorro, mas cães que possuem orelhas caídas - como o caso da raça Cocker spaniel, Dachshund ou Basset Hound - precisam de uma atenção ainda maior. A posição e formato de suas orelhas cria um abafamento que permite a proliferação de micro-organismos. Já os donos de cães que possuem as orelhas em pé devem tomar cuidado com a entrada de corpos estranhos dentro do ouvido.

    Orelha de cachorro caída precisa ainda mais de atenção! É o caso do Dachshund, esse simpático cachorrinho da foto.
    Orelha de cachorro caída precisa ainda mais de atenção! É o caso do Dachshund, esse simpático cachorrinho da foto.

    Dor de ouvido em cachorro: como identificar e fazer a limpeza adequada?

    Fique atento aos sinais do seu melhor amigo. Sabe quando ele se sacode todo depois de ser molhado? Então, no caso de dor de ouvido, ele vai fazer a mesma coisa, mas com a cabeça. Você perceberá um padrão constante de sacudidas da cabeça que podem até ser acompanhados pela tentativa de coçar o ouvido com a pata. Não deixe seu cachorro fazer isso e o leve ao veterinário, para que o profissional possa avaliar e, se for o caso, recomendar produtos específicos para a limpeza. A dor de ouvido pode ser causada pela entrada de água durante o banho ou presença de algum micro-organismo, como os ácaros, e pode vir acompanhada de manchas vermelhas na parte interna da orelha, coceira e um odor forte.

    Redação: Júlia Cruz

    Roupa de gato é útil para aquecer o bichano nos meses mais frios do ano?

    Próxima matéria

    Roupa de gato é útil para aquecer o bichano nos meses mais frios do ano?

    Como criar uma rotina para o seu cachorro? Dicas de cuidados, higiene, alimentação e passeios
    Cuidados

    Como criar uma rotina para o seu cachorro? Dicas de cuidados, higiene, alimentação e passeios

    Ninguém pode negar: manter uma boa rotina é fundamental para saúde física e mental do ser humano. Mas, além de você, existe outro serzinho que precisa de hábitos diários para garantir um bom funcionamento do seu organismo: o seu cachorro. Ao contrário do que muitos tutores pensam, os cães são animais de rotina e, por isso, mudanças repentinas nos horários podem deixá-los estressados e, até mesmo, depressivos. O horário de passear com cachorro, por exemplo, é um dos que mais impactam o seu bichinho e deve ser o mesmo todos os dias. Para te ajudar nessa e em outras tarefas que envolvem a rotina do seu cãozinho, o Patas da Casa reuniu algumas dicas sobre o assunto. Dá uma olhada!

    Como fazer roupa de cachorro para os dias frios? Veja 3 dicas fáceis para colocar em prática
    Cuidados

    Como fazer roupa de cachorro para os dias frios? Veja 3 dicas fáceis para colocar em prática

    O cachorro sente frio e calor com as mudanças de temperatura. Neste caso, a roupa para cachorro é uma grande aliada para amenizar a situação nos meses mais frios. Mas, antes de ir em busca da peça no pet shop mais próximo, saiba que é possível fazer uma em casa. Com blusas, meias, calças legging e até mesmo moletons que você não usa mais, é possível montar uma roupa de cachorro bonita, barata e personalizada para o seu amigo.

    Como cuidar de cachorro para evitar que ele fique doente? Veja 7 dicas essenciais!
    Saúde

    Como cuidar de cachorro para evitar que ele fique doente? Veja 7 dicas essenciais!

    A possibilidade de um cachorro doente é o pesadelo de todo tutor. Nossos cães são companheiros fiéis que dependem de nós para ter uma vida plena e saudável. Por isso, é importante conhecer os problemas de saúde mais comuns que afetam os bichinhos, seus principais sintomas e métodos de prevenção. Para manter o seu cão sempre feliz e seguro, é fundamental fornecer água e alimentação adequadas, manter uma rotina de exercícios, cuidar da limpeza do ambiente e visitar o veterinário regularmente.

    Dicas para o banho: como escolher o melhor sabonete para cachorro?
    Higiene

    Dicas para o banho: como escolher o melhor sabonete para cachorro?

    O banho é um momento muito importante na rotina dos cães. Quem opta por fazer essa tarefa em casa sabe que é preciso tomar alguns cuidados para deixar o cachorro bem limpinho. Embora o intervalo entre os banhos seja bem maior para eles que para os seres humanos, a higienização correta é muito importante, inclusive para a saúde dos pelos do animal. Por isso, escolher os produtos ideais é fundamental: shampoo, condicionador e o sabonete para cachorro fazem parte dos itens necessários. Para acertar, é importante levar em consideração se o seu cão tem alguma alergia e apostar em produtos que sejam próprios para cachorros. Hoje o Patas da Casa vai te ajudar a escolher o sabonete ideal para o seu amigo. Chega mais!

    Ver Todas >

    Qual a melhor pasta de dente para cachorro? Veterinária tira todas as dúvidas sobre o uso do produto
    Cuidados dos animais

    Qual a melhor pasta de dente para cachorro? Veterinária tira todas as dúvidas sobre o uso do produto

    Escovar os dentes do cachorro faz parte dos cuidados essenciais com os nossos bichinhos. Essa é a melhor forma de prevenir alguns problemas bucais e, para isso, duas ferramentas são indispensáveis: a escova de dente e a pasta de dente para cachorro. Juntas, elas são capazes de preservar a saúde bucal e afastar situações indesejáveis, como o tártaro. Mas o que levar em consideração na hora de escolher o creme dental para cachorro? Qual é o melhor tipo de produto?

    Como cuidar de ferida na pata do gato?
    Cuidados dos animais

    Como cuidar de ferida na pata do gato?

    Os felinos possuem um  instinto caçador aflorado  e, por conta disso, são muito curiosos e exploradores. Isso faz com que eles corram um certo risco em algumas situações e possam ter problemas na região das patinhas que podem causar um machucado em gato. No entanto, é comum que muitos tutores não saibam como agir ao identificar uma ferida na pata do gato doméstico. Para te ajudar com isso, o  Patas da Casa  reuniu informações sobre como cuidar do gato com ferida na pata. Dá só uma olhada!

    Como identificar e como cuidar de um gato surdo?
    Cuidados dos animais

    Como identificar e como cuidar de um gato surdo?

    A audição é fundamental no universo animal, mas nem sempre é fácil identificar um gato surdo, mesmo convivendo com o bichano todos os dias. Os felinos têm uma grande facilidade de adaptação e costumam compensar a falta de audição com os outros sentidos, então a surdez às vezes acaba passando despercebida. Com uma observação mais atenta ao comportamento do gato, porém, já é possível levantar suspeitas. 

    Banho de cachorro: quais produtos e acessórios são essenciais?
    Cuidados dos animais

    Banho de cachorro: quais produtos e acessórios são essenciais?

    A higiene é muito importante para manter a saúde animal. O banho de cachorro pode evitar doenças de pele e proliferação de parasitas. Além desses benefícios, o cãozinho ficará sempre cheiroso e limpinho. Entre as coisas importantes para o ritual do banho, a separação de alguns produtos e acessórios é fundamental para que tudo dê certo. Vale lembrar que é muito importante que sempre sejam usados produtos específicos de uso veterinário, principalmente porque a pele dos cães é mais sensível. 

    Ver Todas >