Os gatos são naturalmente mais preguiçosos e menos ativos que um cachorro, por exemplo. Uma das maiores curiosidades dos bichanos é justamente essa, eles passam cerca de 2/3 da vida dormindo. Apesar de algumas raças serem mais ativas, existem também aquelas raças de gato conhecidas por serem mais preguiçosas. Ser tutor de um gato com essa característica pode ser um desafio. Afinal de contas, todo o gato precisa de exercícios físicos para manter uma boa saúde geral, já que as brincadeiras de gato contribuem também para o bem-estar mental do bichano. Afinal, quais os brinquedos para gatos mais indicados para dar um up na movimentação do animal? Reunimos algumas informações sobre como incentivar as brincadeiras nesses casos.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Brinquedo de gato: incentive o instinto de caça dos felinos

Quem é gateiro sabe que uma das principais características do comportamento do gato é seu instinto caçador. Mesmo domesticados, os felinos continuam expressando essas habilidades, seja caçando insetos ou arranhando objetos para marcar território. Se o seu gato não se movimenta muito, uma boa ideia é investir em brinquedos e brincadeiras para gatos que estimulem a caça. A brincadeira de gato pode servir para ele brincar sozinho ou interagindo com seus tutores.

A varinha para gatos, o laser e os brinquedos de corda são opções que estimulam o desenvolvimento motor e cognitivo dos bichanos. A perseguição pela presa fará com que o animal se exercite cada vez mais para agarrar o brinquedo, sendo uma ótima forma de incentivo para aqueles gatos que não se movimentam muito. É importante que os movimentos sejam sutis, imitando as presas que eles capturariam - caso você se movimente muito e dificulte a “caçada”, o felino pode perder o interesse pela brincadeira. Por isso, sempre se atente para manter os gatos brincando com interesse.

A bolinha com guizo é outra opção de brinquedo de gato que incentiva o instinto caçador do animal. Nesse caso o bichinho poderá brincar sozinho, o que pode ser um bom estímulo ao exercício para os momentos em que o tutor não estiver presente.

brincadeiras para gatos: gato brincando com bolinha

 

Jogos para gatos brincarem: aposte em brincadeiras diferentes

 

Além dos brinquedos para gatos, apostar em atividades diferentes e interativas pode ser um ótimo incentivo para aqueles animais mais quietinhos. Hoje em dia, existem uma variedade de aplicativos com jogos para gatos brincarem. Você pode não acreditar, mas os smartphones e tablets já podem ser usados pelos felinos. A variedade de aplicativos desenvolvidos exclusivamente para eles é imensa. A maioria consiste na captura de presas que aparecem na tela, sendo muitas vezes peixes e insetos. Para que a brincadeira não termine em prejuízo, não se esqueça de proteger bem a tela do aparelho e supervisionar para que o animal não o derrube.

É claro que nem todos os jogos para gatos brincarem precisarão necessariamente de um aparelho eletrônico. Apenas a caneta e o papel podem servir para fazer uma ótima brincadeira de gato. Jogar jogo da velha com o bichano pode ser incrível e ajuda a treinar as habilidades do pet. Basta desenhar o tabuleiro do jogo, colocar um petisco em cada quadro e deixar que o gato escolha a casa aleatoriamente. Vá marcando um X a cada escolha do felino e jogando junto com ele, até que um dos dois vença a brincadeira. Apesar desse tipo de jogo interativo não colocar seu gato em movimento, ele fará muito bem para o animal pois estimula o lado cognitivo e ajuda a estreitar os laços entre pet e tutor.

Gatos brincando pouco: quando o comportamento indica um problema?

Mesmo que a calmaria seja um traço de personalidade comum em muitos felinos, é importante saber quando o comportamento está indicando um problema. Muitas doenças apresentam a apatia como sintoma. Normalmente quando o gato está doente, além da falta de interesse pelas atividades, ele tende a apresentar sinais como: falta de apetite, dor, falta de higiene, comportamento arredio e dificuldade para ir ao banheiro. Caso observe esses sintomas associados e desconfie que seu gatinho está doente, procure um médico veterinário imediatamente. Só ele poderá verificar se seu bichano possui alguma enfermidade ou a apatia é apenas um traço de sua personalidade. Lembre-se que além de investir em brinquedos para gatos, a gatificação da casa é muito importante para que o felino se mantenha em movimento e com bem-estar.

Redação: Hyago Bandeira