A saúde do cachorro, assim como a dos humanos, pode sofrer com vários probleminhas no cotidiano e a dor de estômago é um deles. Os motivos para isso podem ser variados, desde uma alimentação inadequada até algo mais sério, como a gastrite em cães. Por isso, é fundamental ficar atento aos sinais de um cachorro com dor de estômago para buscar ajuda o quanto antes. Para esclarecer as principais dúvidas e orientações sobre o assunto, o Patas da Casa conversou com a médica veterinária Fernanda Serafim , de São Paulo. Veja só o que ela nos contou!

Cachorro com dor de estômago: como identificar esse tipo de situação?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quando nos deparamos com um cachorro sentindo dor, os sinais costumam ser claros de que algo não vai bem com o seu amigo de quatro patas. Conforme Fernanda revela, o cachorro com dor de estômago pode apresentar sintomas como letargia, gemidos, uma postura anormal para proteger o estômago, inchaço abdominal e dificuldade respiratória. Em algumas ocasiões, a dor de estômago é acompanhada de diarreia e vômito. Além do mais, as mudanças no comportamento do cachorro podem incluir sialorreia (salivação excessiva), prostração e falta de apetite.

Também é comum encontrar o cachorro comendo grama ou mato quando sente dor de estômago. “Sobre a ingestão de mato, pode ser por algum desconforto intestinal e, por instinto, quando um animal está com gastrite e/ou cólicas intestinais, ele pode ingerir o mato com o objetivo de “expulsar” aquilo que está lhe fazendo mal”, explica a veterinária, que completa: “Mas nem sempre comer mato é sinal de problemas de saúde, às vezes ele pode comer grama só pelo fato de apreciar o gostinho”.

Vale destacar que várias causas podem estar associadas à dor de estômago, sendo que as principais, segundo a especialista, são: gastrite em cães, vírus que afetam o trato gastrointestinal e obstrução das vias renais e biliares. Portanto, ao identificar os sintomas, recomenda-se procurar a ajuda de um médico veterinário.

“Meu cachorro está com dor, que remédio posso dar?”

Ninguém gosta de ver o seu cãozinho passando mal, mas é preciso ter responsabilidade com a saúde do animal e respeitar as orientações de quem entende do assunto. Por isso, antes de dar qualquer tipo de remédio para dor, cachorro precisa ser examinado por um profissional qualificado. “Qualquer medicamento tem que ser prescrito pelo médico veterinário. Medicar o animal por conta própria poderá causar danos irreversíveis à saúde dele”, ressalta Fernanda. Somente depois de uma rigorosa análise do quadro de saúde do seu pet é que o veterinário poderá indicar o melhor tipo de tratamento para o cão.


Remédio para dor: cachorro precisa ser examinado por veterinário antes de tomar qualquer medicamento
Remédio para dor: cachorro precisa ser examinado por veterinário antes de tomar qualquer medicamento

Cachorro com dores abdominais: o que fazer? Veja algumas dicas!

Se você não sabe como cuidar do seu cãozinho nessa hora, não tem problema. A médica veterinária separou algumas dicas importantes:

• Controle a alimentação. Como o sistema digestivo do animal está irritado, deixe-o descansar por um tempo. Alimentar o cão faz com que o organismo produza sucos digestivos, o que pode piorar qualquer inflamação ou dor.

• Sirva sempre água fresca e limpa. Caso o animal vomite a água, controle o consumo em pequenas quantidades a cada meia hora. Se o cão beber e passar cerca de 2 a 3 horas sem vomitar, libere o acesso à água. Já se o vômito persistir, leve-o ao veterinário.

• Retorne a alimentação gradualmente. Ração e alimentos com baixos níveis de gordura e fácil digestão podem ser adotados: peito de frango, por exemplo, podendo combinar com arroz ou macarrão integral, batata amassada. Mas lembre-se: tudo sem nenhum tipo de tempero! O organismo canino é bem diferente do nosso, e até mesmo o alho e a cebola podem fazer mal para esses animais.

Alimentação do cachorro faz diferença na hora de prevenir a dor de estômago

A melhor forma de evitar que o cachorro fique com dor de estômago é investindo em uma alimentação de qualidade e que atenda a todas as necessidades nutricionais do animal. “Uma dieta adequada para sua idade, raça e estilo de vida é uma das maneiras mais simples de ajudar a evitar transtornos digestivos”, orienta a profissional. Mas, claro, ao notar qualquer alteração significativa no comportamento alimentar do seu cão, a melhor alternativa é visitar um médico veterinário de confiança para saber o que pode estar acontecendo com o seu amigo de quatro patas. “Estes podem ser indicadores de alguns problemas de saúde no seu pet”, conclui.

Redação: Juliana Melo