A orelha do gato é uma estrutura repleta de curiosidades. É por meio dela que os gatos escutam e se comunicam com o mundo ao seu redor. Mesmo com os diferentes formatos e tamanhos, uma coisa é certa: a audição felina é capaz de captar vários sons com grande facilidade. Mas será que é possível diferenciar essa estrutura auditiva de acordo com as raças de gato? A resposta é sim, e para te ajudar nessa missão o Patas da Casa separou um pequeno guia que vai te ajudar a identificar os gatos com orelha pequena, grande, curta, pontuda, arredondada, entre outras. Vamos lá?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Gato com orelha curta e ereta: veja algumas raças que se encaixam nesse padrão

Não é difícil de reconhecer esse tipo de orelha de gato: elas têm um tamanho menorzinho e que não chama muita atenção, mas estão sempre apontadas para cima (eretas). Isso faz com que a maioria dos tutores acredite que o animal está sempre em estado de alerta, mas não é bem assim: é uma característica anatômica do corpo desses felinos. Algumas das raças de gato bem populares apresentam esse tipo de orelha, como o gato Persa, o Himalaio e o Birmanês.

Scottish Fold e British Shorthair são exemplos de gato com orelha pequena e curvada

Aqui é importante fazer uma distinção entre o gato de orelha caída e o gato que tem a orelha naturalmente pequena e mais curvada, o que pode dar um aspecto de que a orelha está para baixo. Raças como o Scottish Fold e o British Shorthair têm essa característica, de forma que a orelha do gato fica em uma posição mais curvada, resultando em uma pequena dobra no topo da cabeça que deixa esses animais com uma aparência muito fofa e meiga. No entanto, não quer dizer que eles tenham a orelha "caída", ela somente apresenta uma curvatura que dá essa impressão. Os gatos só mantêm as orelhas para baixo quando estão se sentindo ameaçados ou com medo de alguma coisa, e isso independe da raça.

Gato com orelha grande e levemente arredondada tem audição mais apurada

Uma raça de gato com orelhas grandes e arredondadas é o Sphynx, o famoso gato sem pelo. Quem já viu o bichano, sabe do que nós estamos falando: as orelhas desses animais chamam bastante atenção por causa do seu tamanho, mas o que poucas pessoas percebem é que as pontinhas delas são levemente arredondadas. Esse tipo de formato é capaz de proporcionar uma audição mais ampla aos felinos, captando sons com ainda mais facilidade. Outras raças de gato com orelhas grandes que podemos destacar é o Savannah e o Korat.

Gato com orelha pontuda e grande não é muito comum

É um pouco mais difícil encontrar gatos com esse tipo de orelha. Algumas pessoas se referem a elas como orelhas pontudas, e outras como orelhas triangulares, mas o fato é que esse é um formato característico de poucas raças de gato, não sendo tão comum. O Ragamuffin e Maine Coon são exemplos que podem ser citados. Geralmente, o gato com orelha pontuda tem essa estrutura em evidência com um tamanho relativamente grande, de forma que as orelhas costumam ser bem separadas e apontam para direções diferentes.

 

A orelha do gato Persa é curtinha e empinada para cima Gato com orelha pequena: o Scottish Fold, por outro lado, tem a estrutura mais curvada O Sphynx é uma raça de gato com orelhas grandes e levemente arredondadas Já a orelha do gato Maine Coon é grande e pontuda no formato de triângulo

 

Veja alguns cuidados importantes com a orelha de gato

 

Não importa qual seja o tipo de orelha do gato, todo tutor deve cuidar muito bem dessa região e monitorá-la com frequência para evitar infecções no ouvido do gato, como a otite felina e outras doenças. Para a limpeza dessa área, o tutor deve investir em produtos específicos para a higiene dos pets. Com isso, é só umedecer um algodão no produto e depois passar por toda a área externa do ouvido do gato, sem invadir muito a região. E atenção: nada de usar cotonetes ou objetos pontiagudos nessas horas, porque isso pode acabar machucando a orelha do animal, que é naturalmente sensível.

Redação: Juliana Melo