Gato

Como garantir que a areia para gato é adequada?

Publicado - 29 Agosto 2023 - 11h00

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Quem tem uma troupe de felinos em casa sabe que a caixa de areia para gatos é indispensável, ainda mais para aqueles que moram em apartamentos. Entretanto, com tantas opções de areia para gato disponíveis nos petshops, escolher a que melhor se encaixa na rotina do tutor e que seja do agrado dos exigentes felinos pode ser uma tarefa desafiadora. Afinal, ninguém quer gastar dinheiro com uma areia de gato que não é adequada para sua realidade, né? Por isso, o Patas da Casa vai te ajudar nessa escolha e te mostrar qual a melhor areia para gatos.

Areia para gatos: como saber se ela é adequada? 

Antes de falar sobre os principais tipos de areia para gatos que estão nas prateleiras, é preciso compreender quais são os critérios que os tutores levam em consideração para definir se o produto é adequado ou não para eles. Será que é a quantidade que vem no pacote ou seria o preço cobrado? 

A areia de gato tem como objetivo manter a higiene da casa, por isso, ela precisa atender alguns requisitos para serem consideradas satisfatórias, seja para os tutores, que limpam o lugar em que o pet vive, ou para os gatinhos, que utilizam esse espaço para fazer suas necessidades. Dentre as principais considerações que garantem que a areia escolhida é a ideal para o banheiro do gato, podemos destacar: 

Imagem Quiz:Você sabe como limpar o ambiente que seu pet vive?

Você sabe como limpar o ambiente que seu pet vive?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

  • Textura da areia - Existe uma infinidade de areias para gatos, com diferentes formatos e consistências, e alguns gatinhos podem ser muito exigentes e sensíveis à textura. Por isso, se o seu gato não faz necessidade na areia, não desista, pois ele pode estar recusando por não ter gostado da textura dos grãos.
  • Controle de odor no ambiente -  Essa é uma característica que a grande maioria dos tutores procuram, principalmente quem não mora em ambientes abertos e faz questão de procurar qual a melhor areia para gatos em apartamento. A areia indicada para quem mora em lugares fechados deve ser aquela que é eficaz no controle do odor.
  • Absorção de umidade - Não tem nada pior do que uma areia para gato que não absorve  o xixi do animal e deixa a caixa de areia úmida e desconfortável para o pet. Por isso, tenha muita atenção a esse aspecto na hora de escolher a areia de gato. 
  • Alergia do animal - Alguns bichanos são sensíveis a fragrâncias e perfumes fortes que estão presentes em areias perfumadas. Por isso, para evitar a alergia em gato, alguns tutores acabam desistindo de investir nesse tipo de areia - e essa é realmente a melhor solução. 

Quais são os principais tipos de areia para gatos disponíveis? 

Cada areia para gato apresenta uma característica particular que pode ou não ser ideal para você. Por isso, antes de pegar qualquer uma que encontrar pela frente, que tal conhecer quais são as qualidades e defeitos de cada uma? Confira as principais areias para gato: 

1) Areia para gato de granulado de argila 

A queridinha dos amantes de gato, o granulado de argila, também conhecida como areia granulante,  normalmente utiliza em sua composição a bentonita e costuma ser mais em conta que as demais. Esse é o modelo de areia mais tradicional e pode ser facilmente encontrado em petshops. 

Mas como ela funciona? Essa areia é formada de pequenos grânulos porosos que, ao entrarem em contato com o xixi de gato, formam torrões de argila, o que facilita - e muito - na hora de higienizar a caixa. Esses grânulos criam uma espécie de “cola” que se aglomera e se expande à medida que fica úmido. O ponto negativo dessa areia é que ela pode grudar nas patas e pelo do gato.

2)  Areia sílica em gel

A areia sílica para gatos utiliza como ingrediente principal o dióxido de silício, um componente químico que possui alta capacidade de absorção e que pode ser encontrado em formato de esferas ou flocos, capaz de absorver todo o xixi do animal. Por esse motivo, costuma ser a favorita dos tutores. 

Além disso, vale dizer que esse tipo de areia para gato tem uma alta durabilidade, é capaz de neutralizar os odores e é muito mais prática para quem tem uma vida corrida, pois a areia silica é bem simples de limpar. Entretanto, o ponto negativo dessa areia é que os componentes são tóxicos para o animal, então nas primeiras semanas depois de colocar a areia para uso, você precisará ficar de olho para ter certeza de que ele não vai ingerir. A qualquer sinal de gato intoxicado, leve-o ao veterinário. 

Caixa de areia para gato posicionada na sala com um gatinho por perto
Caixa de areia para gatos: mantenha-a em um lugar fresco e arejado

3) Areia para gato de granulado de madeira

O granulado de madeira para gatos utilizado nas caixas de areia é a opção mais sustentável do mercado porque é considerado uma areia biodegradável. Feita a partir da reciclagem de madeiras reflorestadas, ela possui uma textura granulada, assim como a de argila, e é uma opção econômica. São ótimas para absorver a urina do gato, podem ser descartadas no vaso sanitário e possuem alta durabilidade. A desvantagem é que alguns gatos não gostam da textura e elas desempenham um papel inferior no controle de odor.

4)  Areia para gato com mineral diatomita

Desenvolvida com granulado 100% natural e de qualidade, essa areia para gato não é tóxica e possui o pH neutro, o que é ótimo para bichanos sensíveis a alergias. A diatomita é um material natural que é rico em sílica, por isso ela também tem uma excelente capacidade de absorver a umidade da caixa de areia para gato e controlar o odor do ambiente. Além disso, vale dizer que essa areia não gruda nas patinhas do bichano. O ponto negativo é que ela costuma ser um pouco mais cara que as demais. 

Quantas caixas de areia para gatos é necessário ter em casa?

Se você é daqueles que têm uma colônia de gatos em casa e não sabe quantas caixas de areia devem ser colocadas no ambiente, calma que vamos ajudar você. A quantidade de caixas vai depender muito do tamanho da casa e de quantos bichanos você tem. Por exemplo, se você tem apenas um gatinho, uma caixa já basta, mas se você mora em um lugar com mais de um nível, o ideal é colocar uma caixa em cada andar da casa. 

Agora, se você tem mais de um bichano, pense em uma caixa para cada um e outra extra, ou seja, se você tem dois gatos, o recomendado é investir em três caixas. Se você não sabe onde colocar a caixa de areia de gato, lembre-se que esse é o banheiro dos felinos, então escolha sempre um lugar tranquilo, que seja arejado e confortável para que ele consiga se movimentar sem problema.  Evite colocar próximo da fonte de água para gatos e do pote de comida, afinal, ninguém deve se alimentar enquanto está no banheiro, não é mesmo?

De quanto em quanto tempo devo limpar a areia para gatos? 

Limpar a caixa de areia para gatos vai depender muito da areia escolhida por você. Por exemplo, a areia sílica para gatos pode ficar por mais de duas semanas sem ser substituída, basta apenas retirar as fezes do seu amigo para mantê-la sempre limpa. Já a areia granulosa pode ficar mais de uma semana na caixa, basta retirar os torrões que se formam com a umidade do xixi do animal. O ideal é sempre ficar de olho e evitar ao máximo o acúmulo de sujeira para que o gatinho se sinta à vontade.

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

8 características do Gato de Pelo Curto Inglês (British Shorthair)

Você conhece o gato de Pelo Curto Inglês? Esse é um felino bastante apreciado por gateiros no geral, principalmente por conta da sua...

Cuidados

Quantos anos vive um gato? 5 perguntas e respostas sobre a idade dos gatos

Uma pergunta que, mais cedo ou mais tarde, todo tutor faz é: quantos anos vive um gato? E a verdade é que se o pet receber todos os ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas