Gato

Como fazer o gato parar de defecar no lugar errado em 5 passos

Publicado - 24 Agosto 2022 - 18h00

Atualizado - 22 Abril 2024 - 11h27

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

Encontrar cocô de gato espalhado pela casa não é a coisa mais agradável do mundo. A caixa de areia para gatos é o objeto ideal para essa finalidade e a maioria dos bichanos se adapta a ela facilmente. Porém, existem alguns motivos que explicam o gato fazendo xixi e cocô no lugar errado, desde falta de higiene até problemas de saúde. Seja qual for a causa, é importante reverter essa situação. Mas o que fazer para o gato não defecar no quintal, no tapete ou em qualquer outro lugar que não seja a caixinha? O Patas da Casa preparou o passo a passo a seguir para te ensinar como fazer o gato parar de defecar no lugar errado de uma vez por todas. Confira!

Passo 1) Entenda qual é o motivo do gato fazendo cocô fora da caixa

cocô de gato: gato fazendo cocô no lugar errado
Para saber o que fazer para o gato não defecar no quintal e fora da caixa, é preciso descobrir a causa do comportamento

O primeiro passo de como fazer o gato parar de defecar no lugar errado é entender o que está levando o pet a ter essa atitude. Na maioria das vezes, o problema é a caixa de areia. Os bichanos são animais naturalmente higiênicos e odeiam ficar em ambientes sujos. Se o banheiro de gato não estiver limpo, o gatinho pode se recusar a utilizá-lo. Isso também acontece quando a caixa de areia para gatos está mal localizada. Ambientes com muita movimentação e próximo do comedouro e bebedouro, por exemplo, fazem com que o animal não se sinta à vontade para fazer suas necessidades.

Além disso, o gato fazendo cocô fora da caixa pode estar demonstrando que não se deu bem com o acessório. Ele pode ser grande ou pequeno demais, muito alto ou baixo, ou então ser de um material que não o agradou. Por fim, o cocô de gato no lugar errado pode ser também um sintoma de certos problemas de saúde. A ansiedade e o estresse em gatos, por exemplo, frequentemente levam a essa atitude. Doenças no sistema urinário, como insuficiência renal, também têm o gato fazendo cocô fora da caixa como sintoma. Se perceber que o motivo do problema é a caixa de areia, basta trocá-la. Já se o gato fazendo cocô no lugar errado também estiver com outros sintomas, leve-o ao veterinário para identificar se há uma doença e tratá-la rapidamente.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Passo 2) Escolha a caixa de areia para gatos mais adequada às suas necessidades

gato ao lado da caixa de areia para gatos
O melhor jeito de como fazer o gato parar de defecar no lugar errado é dando a ele um local adequado

Um dos principais motivos do cocô de gato no lugar errado é a caixa de areia inadequada. Para acabar com esse problema, é importante ter atenção na hora de comprar o acessório. Existem diferentes modelos de caixa de areia para gatos, mas a mais utilizada é a aberta. Bem simples e baixa, o gatinho entra e sai dela com facilidade. Ela pode ter laterais mais baixas ou mais altas, sendo que a versão com laterais altas é a mais indicada para adultos, pois elas evitam que a sujeira caia para fora quando o gato enterra suas fezes. 

A caixa de areia para gatos fechada parece uma caixa de transporte. É um modelo um pouco mais difícil de ser limpo, mas é a melhor opção para os peludos que são mais reservados e não se sentem à vontade para fazer as necessidades perto de muita movimentação. Por fim, temos a caixa de areia para gatos com peneira. Esse acessório ajuda a separar a sujeira da areia limpa, facilitando a higiene. Tenha em mente a personalidade do seu gato e, a partir disso, monte o banheiro de gato mais adequado a ele. 

Passo 3) Escolha o tipo de areia para gatos que funcione melhor para o seu pet

gato olhando pessoa colocando areia para gato na caixa de areia para gatos
A areia presente no banheiro de gato deve ser trocada com frequência

Escolher bem a areia para gatos a ser colocada na caixinha é outro ponto fundamental. Existem diversos modelos de areia e cada pet se adapta melhor a um deles. O granulado de argila é o tipo mais tradicional e barato, mas segura menos o odor. Por isso, deve ser trocado com uma frequência bem maior. Já o granulado de madeira é um tipo biodegradável, além de ser barato e mais fácil de limpar (apesar de precisar ser peneirado todos os dias). A areia sílica para gatos é a mais higiênica, pois absorve o odor do cocô de gato com mais facilidade e dura mais tempo, apesar de ser mais cara. 

Cada uma tem vantagens e desvantagens, então escolha a mais adequada para o seu gatinho. Se você tem pouco tempo para limpar, por exemplo, não vale a pena usar o granulado de argila, pois ele precisa ser trocado com mais frequência. Sem essa troca, teremos o gato fazendo cocô fora da caixa porque ele vai se recusar a usar o acessório sujo. 

Passo 4) Direcione o animal até o banheiro de gato 

gato olhando banheiro de gato
O banheiro de gato deve ser apresentado como um ambiente higiênico e agradável

Depois de comprar a caixa e a areia para gatos, é hora de direcionar o pet até o acessório. É importante que o banheiro de gato fique em um ambiente tranquilo e com pouca movimentação de pessoas. O gato fazendo cocô no lugar errado precisa ser apresentado ao local adequado. O melhor momento para isso é após ele se alimentar, pois é normalmente nessa hora que ele vai querer fazer suas necessidades. Chame a atenção do bichano até a caixa de areia, atraindo-o com um petisco ou brinquedos que ele goste. Parabenize quando o gato subir na caixa de areia e, quando finalmente fizer suas necessidades ali, ofereça o petisco e faça carinho, sempre com palavras de apoio. 

Com esse adestramento positivo, o pet vai passar a ver o banheiro de gato como um lugar agradável. Portanto, sempre que vir que ele está prestes a fazer as necessidades no local errado, direcione-o dessa forma até o local adequado. Uma dica extra é ter mais de uma caixa de areia para gato e colocá-las em diferentes cômodos. Dessa forma, você evita o cocô de gato pela casa, já que ele terá um local próprio para isso em pontos distintos da casa.

Passo 5) Limpe diariamente a caixa para evitar que o cocô de gato se acumule

pessoa limpando caixa de areia para gatos
Tirar o cocô de gato todos os dias é fundamental para manter a higiene da caixa

Não deixe o cocô de gato se acumular na caixa de areia. Gatos não gostam de fazer suas necessidades se não tiverem um local higienizado para isso. Saber como limpar a caixa de areia do gato é fundamental, seja ela aberta ou fechada. Mesmo que você siga todos os passos de como fazer o gato parar de defecar no lugar errado, sem a limpeza frequente do seu banheiro o bichano provavelmente voltará com esse comportamento, já que não se sentirá mais à vontade na caixinha. 

Redação: Maria Luísa Pimenta 

Edição: Mariana Fernandes

 

Cachorro

Tapete higiênico para cachorro ou jornal? Testei os dois e esses são os prós e contras de cada

O tapete higiênico para cachorro e o jornal para pet são as duas opções mais populares entre os tutores para compor o banheiro canin...

Cuidados

5 motivos apontados por experts para não usar a coleira para gato com guizo

A coleira para gato com guizo ainda é muito comum no universo felino. O guizo nada mais é do que uma espécie de sininho pendurado na...

Comportamento

Essas 6 atitudes do seu gato revelam se ele está estressado

Mudanças na rotina, na dieta ou até mesmo a falta de um membro da família podem virar um gatilho que vai deixar o seu gato estressad...

Cuidados

O que os tutores realmente acham da areia sílica para gatos? Eles abrem o jogo sobre os prós e contras

A areia sílica para gatos já foi a queridinha dos gateiros anos atrás, mas de uns tempos para cá, ela vem dividindo opiniões. Com no...

Cachorro

8 motivos para oferecer sachê para cachorro, segundo veterinários – o último é o mais importante, mas poucos tutores sabem

Oferecer sachê para cachorro é uma das melhores escolhas, e não é por menos. Esse tipo de alimento oferece muita praticidade para os...

Cachorro

Tapete higiênico para cachorro ou jornal? Testei os dois e esses são os prós e contras de cada

O tapete higiênico para cachorro e o jornal para pet são as duas opções mais populares entre os tutores para compor o banheiro canin...

Cuidados

5 motivos apontados por experts para não usar a coleira para gato com guizo

A coleira para gato com guizo ainda é muito comum no universo felino. O guizo nada mais é do que uma espécie de sininho pendurado na...

Comportamento

Essas 6 atitudes do seu gato revelam se ele está estressado

Mudanças na rotina, na dieta ou até mesmo a falta de um membro da família podem virar um gatilho que vai deixar o seu gato estressad...

Ver todas
Imagem Quiz:Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?