Brinquedos

Como fazer arranhador para gatos? 3 ideias para você colocar em prática na sua casa

Arranhador de gato é uma alternativa para poupar os móveis das unhas dos gatinhos
Arranhador de gato é uma alternativa para poupar os móveis das unhas dos gatinhos

Todo dono de felino sabe - ou deveria saber - que ter um arranhador para gatos em casa é essencial. Além de proporcionar mais qualidade de vida ao animal, é um item que ajuda a evitar os temidos arranhões em sofás, cadeiras, colchões e poltronas. O arranhador de gato pode ser encontrado facilmente e com variedade de preços, mas ainda assim não costuma ser um objeto barato. A boa notícia é que é possível fazer um em casa gastando pouco e usando a sua criatividade. Por isso, separamos 3 ideias para você aprender como fazer arranhador para gatos!

Arranhador para gatos: o que você precisa considerar antes de fazer um?

A primeira coisa que você precisa considerar antes de fazer seu próprio arranhador para gatos é a idade do seu bichano. Um gatinho filhote, por exemplo, tem as patas e unhas mais frágeis, já que ainda está crescendo, e alguns materiais podem acabar machucando ou prendendo as garras. Se o seu gato for mais ativo, de repente pode pensar em um modelo de arranhador vertical que possibilite a escalada.

Também é importante entender que arranhar as coisas faz parte do comportamento natural dos gatinhos e vai além de aparar as unhas. Por isso, mesmo que o seu gato seja mais quieto e não destrua seus móveis, é importante investir nesse objeto, pelo menos para que ele tenha mais qualidade de vida. Com certeza ele vai ficar feliz com a novidade!

1) Como fazer arranhador de gatos com papelão?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças muito independentes Golden Retriever e Yorkshire são cães que gostam de curtir a companhia dos humanos Border Collie e Jack Russell Terrier são cheios de energia e amam aventura
    O arranhador para gatos de papelão é ecológico, prático e fácil de fazer
    O arranhador para gatos de papelão é ecológico, prático e fácil de fazer

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele
    Comportamento animal

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele

    Se você tem um felino em casa, com certeza já deve ter se questionado como saber se seu gato te ama. Pelo fato dos felinos serem muito reservados, e às vezes independentes, fica mais difícil decifrar o amor de gato - diferente dos cães, que expressam isso de um jeito eufórico e quase exagerado. Os bichanos demonstram afeto pelos humanos de um jeito delicado e único, com atitudes que podem até passar despercebidas.

    Esse é o modelo de arranhador para gatos mais fácil e barato de fazer - provavelmente você até já tem o papelão em casa. Para fazer esse brinquedo, você vai precisar de: 

    • Papelão recortado em tiras; 

    • Cola quente;

    • Uma caixa de papelão inteira (mas pode usar uma caixa de sapatos ou de madeira); 

    • Régua;

    • Estilete;

    Pegue a caixa de papelão, sapatos ou madeira e personalize como preferir. Pode deixar a criatividade rolar, seja cobrindo com um papel contact ou pintando o nome do seu gatinho. Depois de fazer essa base do arranhador, tire as medidas de comprimento e altura com uma régua. Isso vai servir de referência para você recortar o papelão em tiras com a ajuda de um estilete. Depois de recortar o papelão, use a cola quente para colar as tiras na base. É importante que você recorte tiras suficientes para preencher toda a parte de dentro da caixa. Deixe secar e ofereça ao seu gatinho. Você pode colar na parede, apoiar em algum móvel ou até deixar no chão.

    2) Como fazer um arranhador para gatos com sisal

    O arranhador para gatos com sisal é super fácil de fazer e os bichanos adoram!
    O arranhador para gatos com sisal é super fácil de fazer e os bichanos adoram!

    O sisal é uma corda bem fininha (e muito barata) que pode ser arranhada pelos felinos. Com esse material, é possível colocar a criatividade para jogo e explorar muitas possibilidades. Aqui, vamos ensinar um modelo com o formato redondo. Você vai precisar de:

    • Rolo de corda de sisal;

    • Uma base para o arranhador, pode ser uma chapa de MDF ou madeira ou até um papelão grosso recortado;

    • Um “esqueleto” para o arranhador: pode ser um cano de plástico ou PVC, tronco de árvore ou um rolo de papelão mais grosso;

    • Tecido de pelúcia ou veludo;

    • Cola quente;

    • Tesoura ou estilete;

    • Brinquedinhos: penas, ratinhos, bolinhas ou varinhas.

    Para confeccionar esse tipo de arranhador, você precisa ter paciência. Ele dá um pouco mais de trabalho do que o arranhador de papelão, mas vale a pena porque com certeza o seu gatinho vai ficar encantado com o resultado.

    Primeiro, decida como vai ser feita a base do arranhador. Para isso, leve em consideração a idade e o nível de atividade do seu gatinho. Se você for usar madeira, por exemplo, tem que tomar cuidado para cobrir todas as partes do material, já que o gato pode arranhar a madeira e se machucar com farpas. Vale a pena pesquisar com calma sobre a base desse tipo de arranhador para, então, seguir o passo a passo:

    Passo 1: Com a base do arranhador escolhida, é hora de tornar o brinquedo mais aconchegante pro bichano. Você pode fazer a base de sisal, mas que tal inovar e colocar um tecido para o seu gatinho deitar? Pegue a cola quente e comece a colar o pano escolhido na base do arranhador.

    Passo 2: Cole o esqueleto do arranhador na base. Lembre-se que ela deve ser menor que o tamanho da base para que o animal tenha onde deitar. Com a estrutura colada, comece a cobrir a torre com o sisal. Esse processo pode demorar um pouco, mas é importante que você prenda bem o sisal e deixe a corda bem juntinha.

    Passo 3: Coloque alguns brinquedinhos entre as cordinhas de sisal. Você pode prender uma varinha com penas e bolinhas - isso vai estimular o animal a usar o acessório! Cole todo o sisal até cobrir completamente o esqueleto do arranhador. Deixe secar e mostre ao seu gatinho esse presente! 

    3) Arranhador: gato vai amar esse modelo feito com carpete ou velcro

    Já o arranhador de gatos feito com velcro ou carpete pode ser colocado em qualquer lugar
    Já o arranhador de gatos feito com velcro ou carpete pode ser colocado em qualquer lugar

    Esse modelo de arranhador é tão simples de fazer que você não vai precisar de quase nada: apenas uma base para o arranhador, cola quente ou branca e uma placa de carpete ou velcro. A base pode ser feita de madeira ou MDF, mas você também pode usar uma caixa de papelão mais resistente. 

    Depois de escolher a base, cole a placa de carpete ou velcro na estrutura. Deixe secar e está pronto para uso do gato. A vantagem desse tipo de arranhador para gatos é que você pode colocar em qualquer lugar. Uma dica é colocar nas laterais do sofá, um lugar bem comum de receber os arranhões dos felinos. 

    Redação: Júlia Cruz

    Por que o cachorro

    Próxima matéria

    Por que o cachorro "cisca" depois de fazer as necessidades? Entenda esse comportamento canino!

    Cachorro e gato juntos: 8 truques para melhorar a convivência e 30 fotos para você se apaixonar!
    Adestramento

    Cachorro e gato juntos: 8 truques para melhorar a convivência e 30 fotos para você se apaixonar!

    Durante muito tempo, cachorro e gato foram declarados inimigos. Algumas pessoas acreditavam que onde havia um cão não poderia ter um gato e vice-versa. Se antes eles não tinham o hábito de conviver, hoje moram juntos e alguns até são inseparáveis. Mas atenção! Nem sempre os animais se entendem de primeira e o processo de adaptação requer tempo e paciência do tutor para que aprendam a respeitar a presença um do outro. Para você que tem um cãozinho e um gatinho e precisa de ajuda para adaptá-los, separamos oito truques para melhorar a convivência. O adestrador Max Pablo, do Rio de Janeiro, deu algumas dicas e também conversamos com a cat-sitter Nathane Ribeiro, que tem três gatos e já precisou adaptá-los com um cão. Veja o que eles disseram!

    Adoção

    "Quero adotar um gato": tudo o que você precisa saber e fazer antes de levar um felino para casa

    Se você procura um bichinho independente, carinhoso e de personalidade forte, talvez seja o momento certo de adotar um gatinho. Com um jeito próprio de demonstrar todo o seu amor, os felinos têm conquistado cada vez mais o coração das mães e dos pais de pet de plantão. Mas, na hora de decidir isso, é preciso ter em mente que incluir um novo membro à sua família implica uma série de fatores, tanto para o animal quanto para os tutores e, principalmente, para o lugar que será o seu novo lar. Para te ajudar nesse momento, nós separamos um guia completo com tudo que você precisa saber na hora de adotar um gato. Dá uma olhada!

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)
    Raças

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)

    O Khao Manee tem um grande potencial para ser um dos grandes queridinhos entre os apaixonados por gatos. Com olhos de cores marcantes e pelo branquinho, o felino desta raça possui uma aparência rara que chama atenção e é uma ótima companhia para qualquer família. De origem tailandesa, esse gatinho é super amigável e ama estar ao lado dos seus humanos - e até mesmo de outros animais. Para conhecer mais a fundo o gato Khao Manee, o Patas da Casa separou as principais informações sobre esse bichano incrível. Dá uma olhada!

    Arranhador de papelão para gatos: conheça o modelo e veja um passo a passo para fazer em casa
    Brinquedos

    Arranhador de papelão para gatos: conheça o modelo e veja um passo a passo para fazer em casa

    O arranhador para gatos é um item essencial na vida de qualquer gatinho de estimação. Os felinos domésticos seguem os instintos dos seus ancestrais. É por isso que, entre muitos comportamentos o bichinho tem a necessidade de arranhar as suas unhas; não apenas para afiá-las ou se divertir, mas para marcar o seu território. Como os gatos têm glândulas odoríferas presentes nas patinhas, o cheiro impregna a superfície arranhada, indicando seu domínio. A menos que o seu bichano tenha acesso a uma área externa ou você permita que ele circule livremente fora de casa, é interessante fornecer um arranhador a ele.

    Ver Todas >

    Como recolher o cocô de cachorro sem agredir o meio ambiente? Veja opções sustentáveis!
    Comportamento animal

    Como recolher o cocô de cachorro sem agredir o meio ambiente? Veja opções sustentáveis!

    Passear com cachorro na rua é essencial para saúde e o bem-estar do doguinho. Mas o que fazer com o cocô de cachorro? Certamente deixar na rua não é a forma mais educada. Você deve estar se perguntando: existe algum problema com os saquinhos de plástico? A resposta é sim! Acontece que esses materiais demoram muito tempo para se decompor no meio ambiente. Por isso, uma possível solução é buscar opções mais sustentáveis na hora de descartar o cocô de cachorro. 

    Relação entre cachorro e dono: 3 percepções que o animal pode ter sobre o tutor
    Comportamento animal

    Relação entre cachorro e dono: 3 percepções que o animal pode ter sobre o tutor

    Só quem tem cachorro em casa sabe como esses animais podem demonstrar sentimentos inexplicáveis para a nossa compreensão. Alguns cães são tão inteligentes que até parecem humanos. A convivência com os donos e a observação da rotina faz com que eles tenham algumas percepções incríveis, como identificar tristeza e até doenças. A forte ligação de amizade entre o cachorro e seu dono acontece porque os caninos possuem mecanismos cerebrais semelhantes ao dos humanos para processar informações emocionais. 

    Gato marcando território: o que fazer?
    Comportamento animal

    Gato marcando território: o que fazer?

    O comportamento animal é cheio de situações intrigantes. Tanto os cães quanto os gatos, por exemplo, têm o hábito de demarcar território. O problema é que quando se trata dos felinos, isso pode dar certa dor de cabeça para os tutores, pois os arranhões e xixi espalhados pela casa são inevitáveis. Mas afinal, o que leva os gatos a se comportarem dessa forma? O gato castrado marca território, ou isso é uma exclusividade de animais que não passaram pela cirurgia da castração? 

    Cheiro que gato não gosta: conheça alguns odores que os bichanos simplesmente não suportam
    Comportamento animal

    Cheiro que gato não gosta: conheça alguns odores que os bichanos simplesmente não suportam

    Que os felinos são animais com os cinco sentidos muito aguçados não é segredo para ninguém. Assim como a audição, o olfato de gato é extremamente apurado, já que possui cerca de 67 milhões de células olfativas. Este sentido é usado como instrumento de sobrevivência para os bichanos: o olfato do gato ajuda desde os filhotes a encontrarem o leite da mãe até decifrarem outros animais. 

    Ver Todas >