Dar as boas vindas a um doguinho vem acompanhado de uma missão muito importante: pensar nos melhores nomes de cachorro fêmea ou macho. Afinal, precisamos escolher um apelido que combine com o pet. O problema é que são tantas alternativas que é normal ficar meio perdido. Mas sabia que existem várias categorias de nomes para cachorro que podem facilitar essa escolha? Além disso, algumas dicas são muito úteis para definir o melhor nome de cachorro macho ou fêmea. Veja um passo a passo de como tomar essa decisão!

Passo 1: escolha nomes para cachorro curtos para facilitar a memorização


Os nomes de cachorro devem ter poucas sílabas para que o animal compreenda
Os nomes de cachorro devem ter poucas sílabas para que o animal compreenda

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Como muitas pessoas podem suspeitar, o cachorro entende o que a gente fala. É claro que o nível de compreensão deles é bem inferior ao nosso, mas quando há a repetição de palavras, os cães conseguem memorizá-las. Então quando escolhemos um dos nomes para cachorro, é importante tomar alguns cuidados para que o animal consiga assimilar com mais facilidade!

O primeiro passo é evitar apelidos que sejam muito compridos. O ideal é que os nomes de cachorro masculino ou feminino tenham, no máximo, até três sílabas (mas não tem tanto problema se tiver quatro, por exemplo). Se os nomes forem terminados em vogais, é melhor ainda!

Passo 2: os nomes de cachorro não podem ser parecidos com comandos


Nomes para cachorro macho ou fêmea não podem ser parecidos com senta ou deita
Nomes para cachorro macho ou fêmea não podem ser parecidos com senta ou deita

O adestramento de cães faz parte da rotina dos nossos pets. O ensinamento de comandos, além de treinar a obediência desses animais, ajuda a manter a casa em ordem. Mas é bom ter atenção: os comandos não devem soar iguais aos nomes de cachorro (e vice-versa). Caso contrário, isso pode gerar uma confusão na cabeça do animal, que não vai conseguir diferenciar quando está sendo chamado e quando deve obedecer ao comando.

Esse cuidado deve se estender aos nomes de outros membros da família. É importante evitar que os nomes para cachorro (masculino ou feminino) sejam parecidos com o dos moradores da casa.

Passo 3: optar por nomes para cachorro fêmea ou macho populares é uma alternativa


Alguns nomes de cachorro são bem comuns, como Mel (para fêmeas) e Luke (para machos)
Alguns nomes de cachorro são bem comuns, como Mel (para fêmeas) e Luke (para machos)

Os nomes de cachorro podem ser bem variados, mas sempre tem aqueles que fazem mais sucesso e caem no gosto popular. Se você não se importa em ter um cãozinho com um apelido mais comum, não vão faltar opções de nomes para cachorros masculino e feminino. Algumas sugestões para machos são: Luke, Duque, Tobby, Bóris, Bruce e Fred. Já para as fêmeas, as dicas são: Belinha, Lola, Amora, Pandora, Sofia e Mel.

Você também pode optar por um lado mais sofisticado e procurar nomes de cachorro fêmea chique, como Gucci, Channel, Tiffany, Zara, Prada e Vera Wang. Já nome de cachorro de rico macho pode ser Karl, Lorde, Oscar, Trevor e Calvin.

Passo 4: outra ideia é dar nomes para cachorro que refletem as características físicas do pet


Os nomes de cachorro masculino podem fazer referência ao porte ou pelagem do pet
Os nomes de cachorro masculino podem fazer referência ao porte ou pelagem do pet

Muita gente se inspira em características particulares do animal para escolher bons nomes para cachorro - e essa realmente é uma ótima ideia. Cachorros grandes, como um Pitbull ou um Dogue Alemão, merecem um nome de cachorro macho dignos do seu tamanho, como Zeus, Thor, Brutus ou Aslan. Já se for fêmea, Everest, Duquesa ou Ursa são boas opções.

Os nomes para cadelas pequenas, por outro lado, costumam ser mais delicados e sutis, como: Teka, Flor, Filó, Petit, Mila e Pituca. Se estiver em busca de nomes para cachorro masculino pequeno, Mascote, Pulga, Sereno, Pingo e Banzé caem muito bem. A cor das pelagens também servir de inspiração: alguns nomes para cachorro preto incluem Noite, Shadows e Sombra; já para cachorros brancos pode ser Ártico, Flocos ou Pipoca.

Passo 5: os nomes de cachorro também podem homenagear personalidades e personagens famosos


Nomes para cachorro inspirados em filmes e séries fazem sucesso
Nomes para cachorro inspirados em filmes e séries fazem sucesso

Além de nomes para cachorro fêmea e macho mais tradicionais, você pode usar sua criatividade para referenciar personagens e outras personalidades que admira. Alguns cantores nacionais que rendem ótimos apelidos são: Alcione, Pitty, Cazuza, Xamã, Ludmilla; já os internacionais podem ser Rihanna, Madonna, Justin, Taylor, Drake, Axl, dentre outros.

Personagens fictícios também são ótimos, e aqui vale tudo: filmes, séries, desenhos, animes, gibis, quadrinhos, livros, jogos. Os nomes de cachorro podem ser Scooby Doo, Jon Snow, Fiona, Magali, Goku, Naruto, Valente, Loki, Katniss e Chandler. São muitas opções!

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes