Gato

Como ensinar o gato a passear? Veja dicas importantes nesse passo a passo

Publicado - 29 Abril 2022 - 16h45

Atualizado - 18 Maio 2024 - 16h49

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

Passear com gato é uma prática menos comum do que passear com cachorro. Como a maior parte dos bichanos não tem essa necessidade dos cães de sair de casa todo dia, os passeios não costumam fazer parte da rotina. Porém, levar gato para passear tem alguns benefícios. As saídas ajudam a deixar o pet mais ativo, estimula seus instintos de caçador e explorador e ainda evita aquelas saidinhas escondidas que podem ser perigosas ao animal. Mas já que os bichanos não estão acostumados a passeios, como ensinar o gato a passear? Que cuidados devem ser tomados antes e durante as saídas? Devo passear com gato na coleira? Para acabar com todas as dúvidas, confira o passo a passo de como passear com gato a seguir!

Passo 1: Antes de levar gato para passear, o animal precisa ter tomado todas as vacinas

 

Veterinário aplicando vacina em gato dentro de consultório médico
Gato passeando sem vacina corre sérios riscos de contrair doenças graves

 

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Antes de passear com gato, é preciso aplicar todas as vacinas obrigatórias. Um gato passeando sem estar vacinado fica muito exposto a vírus e bactérias causadoras de doenças perigosas para gatos. Como não queremos que o passeio se torne uma porta de entrada para parasitas que deixam o animal doente, só saia com ele após completar o calendário de vacinação e vermifugação. Esses cuidados devem ser tomados independentemente se você vai levar gato para passear ou deixá-lo sempre em casa. 

Passo 2: Compre uma coleira peitoral para gatos

 

Gato usando coleira rosa com peitoral
como-ensinar-gato-a-passear

 

Os bichanos são curiosos e exploradores. O gato passeando pode ter sua curiosidade despertada e ir ao encontro de alguma coisa que o interessou na rua. Assim, pode se perder, machucar ou até ser atropelado. Passear com gato na coleira é uma forma de prevenir esses acidentes. Por isso, compre uma coleira peitoral para gatos. Como os bichanos não são fãs de coleira, podem apresentar dificuldade para se adaptar. O peitoral para gatos costuma trazer melhores resultados e, por isso, na hora de comprar uma coleira, opte por esse modelo.

Passo 3: Acostume o animal a usar o peitoral para gatos em casa

 

Gato com coleira vermelha dentro de casa
Coloque o peitoral no gato e deixe que ele se acostume com o acessório antes de sair de casa

 

A coleira peitoral para gatos fica presa na lombar do pet, garantindo uma maior mobilidade da cabeça e evitando possíveis dores no pescoço. Além disso, é mais difícil que um bichano se desvencilhe do peitoral, já que fica bem preso ao corpo. Antes de passear com gato, coloque a coleira no animal ainda dentro de casa. Assim, ele vai se acostumando em um ambiente onde já se sente confortável. Quando ele estiver usando o acessório, dê petiscos, brinque e faça carinho para que ele associe a algo positivo. Faça isso por alguns dias durante poucos minutos até que ele fique mais à vontade. 

Caso o peitoral para gatos não agrade o pet de jeito nenhum, existe outra saída: a mochila para passear com gato. O modelo permite que o tutor use o acessório como uma mochila mesmo, que normalmente é feita de um material transparente que deixa o gato enxergar do lado de fora. Ela é feita com um tecido acolchoado e tem orifícios que permitem uma boa circulação do ar. A mochila para passear com gato é confortável e prática. É um jeito diferente de sair com o pet, mas que também funciona muito bem.

Passo 4: Leve o bichano com a coleira peitoral para gatos até a porta e deixe que ele saia

 

Gato com coleira vermelha passeando com tutor
Você vai levar gato para passear, mas é ele quem decide a hora em que está pronto para colocar as patinhas para fora

 

Depois de definir o local e colocar a coleira peitoral para gatos, é hora de sair. Mas como passear com gato no primeiro dia? Comece levando-o até a porta de entrada e deixe que ele olhe para o exterior. Mesmo que seu gatinho fique o dia inteiro na janela de casa olhando para a rua, pode ser que ele demore um pouco a sair quando finalmente vir uma porta aberta. Deixe que ele olhe, investigue e permita que sua curiosidade tome conta. Quando ele quiser, vai avançar. Não force nada, deixe que ele siga o próprio ritmo. Assim que ele sair, dê um petisco para gatos para ele associar que o passeio é algo legal.

Passo 5: Escolha um local para passear com gato que seja tranquilo e pouco movimentado

 

Gato usando coleira verde em mato
Na hora de levar gato para passear pela primeira vez, evite locais com muito barulho, pessoas e outros animais

 

Gatos são animais naturalmente mais reservados e sair de casa será uma experiência totalmente nova. Por isso, é normal que estranhem no início. A presença de pessoas ao redor pode ser esquisita para eles mas, acima de tudo, ficar perto de muitos animais desconhecidos pode ser estressante. Por isso, na hora de passear com gato, opte por locais mais tranquilos e com menos movimentação de pessoas e pets. Muitos barulhos incomodam o gato, então vá para lugares em que seja mais difícil ter carro buzinando e pessoas gritando. Além disso, os felinos não são fãs de mudanças. Então uma boa dica é dar preferência a lugares perto de casa. Levar gato para passear na própria rua, por exemplo, é uma opção para iniciar os passeios.

Passo 6: Nos primeiros dias em que levar gato para passear, faça trajetos curtos

 

Gato com coleira vermelha passeando na rua com tutora
O gato passeando não está acostumado com a rua, então não exagere na intensidade nos passeios

 

Gatos não vão sair correndo por aí e ficar super animados iguais os cães ficam quando saem de casa. O gato passeando é mais observador e quieto, então não ache que ele está odiando tudo só porque não está aparentando muita felicidade. Lembre-se que levar gato para passear é uma novidade. Então, nos primeiros dias, faça trajetos curtos para que ele possa ir se acostumando aos poucos. Dê uma voltinha na rua ou no quarteirão e volte para casa. Conforme o bichano for ficando mais à vontade, pode aumentar mais o tempo de passeio.

Passo 7: O gato passeando precisa de supervisão o tempo todo

 

Gato sentado usando coleira roxa
Jamais deixe o gato passeando sem supervisão e esteja sempre alerta aos comportamentos dele

 

É fundamental ficar sempre com os olhos no gato passeando (principalmente nos primeiros dias, já que ele não está acostumado com a rua). Passear com gato na coleira não quer dizer que você não precisa prestar atenção. Aquele ambiente é totalmente novo e qualquer coisa pode assustar o animal, provocando até mesmo uma fuga. Se você não estiver alerta, a guia pode sair das suas mãos com facilidade. Além disso, não force o animal se ele não estiver se sentindo à vontade. Ao menor sinal do gato estressado, volte para casa e tente novamente outro dia, seguindo todas as etapas de como passear com gato.

Redação: Maria Luísa Pimenta 

As 8 raças de cachorro mais briguentas: eles são reativos e precisam de um cuidado maior na socialização e adestramento

Todas as raças de cachorro apresentam características diferentes entre si, tanto físicas quanto comportamentais. Algumas raças de cã...

O que acontece quando separa um filhote de gato da ninhada e da mãe?

É consenso que todo filhote de gato é uma fofura, mas ele também é uma criatura que depende profundamente da mãe e dos irmãos nas pr...

As 10 raças de cachorro que vivem mais tempo: estudo revela os cães com maior expectativa de vida

Afinal, um cachorro vive quantos anos? Por mais que a nossa vontade seja que nossos amigos caninos sejam eternos, essa é uma questão...

8 raças de cachorro que não gostam muito de carinho: eles são mais independentes e não curtem tanto chamego

Enquanto existem raças de cachorro mais carinhosas, como o Golden Retriever, Bulldog e Pug, também existem aquelas raças de cachorro...

10 raças de cachorro para quem mora sozinho: os melhores pets para te fazer companhia

Sempre quis adotar um pet, mas não tem ideia de quais raças de cachorro são as mais indicadas para quem mora sozinho? Calma que vamo...

As 7 raças de cachorro menos independentes: eles têm mais chances de desenvolver ansiedade de separação

A lealdade e o companheirismo são características comuns aos cães, mas algumas raças de cachorro se destacam quando o assunto é o ap...

As 8 raças de cachorro mais briguentas: eles são reativos e precisam de um cuidado maior na socialização e adestramento

Todas as raças de cachorro apresentam características diferentes entre si, tanto físicas quanto comportamentais. Algumas raças de cã...

O que acontece quando separa um filhote de gato da ninhada e da mãe?

É consenso que todo filhote de gato é uma fofura, mas ele também é uma criatura que depende profundamente da mãe e dos irmãos nas pr...

Ver todas